A manutenção de notas de beneficiamento foi totalmente reformulada, passando a permitir a visualização de todos os itens e movimentos da nota. As mudanças foram implementadas nos Módulos Adicionais de Beneficiamento Interno, Beneficiamento de Terceiros e Controle de Remessas/Retornos.
Manutenção consolidada de notas de beneficiamento
Com a remodelagem das tabelas e a criação das seleções padrão, somado à reestruturação da manutenção de notas, foi possível criar a manutenção consolidada de notas de beneficiamento. Para todos os tipos de controle (interno, terceiros e remessa/retorno) está disponível a opção “M-Manutenção Consolidada” que agiliza o gerenciamento das notas e itens de beneficiamento para o usuário.
Vinculação forte entre as entidades
Os registros de beneficiamento passaram a ter uma vinculação forte com o movimento de origem. Tanto o item da nota de beneficiamento quanto o movimento de beneficiamento possuem agora a chave do movimento que originou a operação de beneficiamento, podendo ser um item da nota do Faturamento ou um item do movimento dos Livros.
Listagem de notas de beneficiamento com seleção padrão
Na listagem de notas de beneficiamento, tanto a rotina quanto a janela de seleção foram totalmente reformulados. Todos os campos referentes a filtros da listagem passaram a ser aceitos pelas respectivas seleções padrão de notas, itens e movimentos de beneficiamento.
Relatórios padrão do gerador de relatórios
Mesmo após a reformulação, a rotina de listagem do beneficiamento continua tendo uma certa complexidade, principalmente pelo número de ordenações existentes que influenciam na classificação e layout da listagem.
Para tornar essa rotina mais dinâmica, foram criados relatórios padrão no gerador visando substituir a rotina de listagem atual e eliminar futuras demandas relacionadas principalmente ao layout da listagem.
Reorganização dos parâmetros de empresa
A janela de parâmetros dos controles de beneficiamento e remessa/retorno aceita na empresa do Faturamento, também foi reformulada com o objetivo de facilitar o entendimento sobre a finalidade e aplicação dos parâmetros. Ainda, para auxiliar nesse entendimento, foram removidas as abreviações de literais e melhoradas as linhas de ajuda.
Os campos foram agrupados conforme o controle em que são aplicados. Os parâmetros que são utilizados em mais de um tipo de controle são aceitos no grupo “Parâmetro gerais”.
A maior novidade com relação aos parâmetros foi a criação da opção “99-Configurável” no parâmetro “Controla beneficiamento interno”. Esse parâmetro possui 10 opções que definem o comportamento do sistema com relação ao controle de beneficiamento interno.
Nova janela de relacionamento de notas
Os itens que integram com o beneficiamento, conforme a CFOP e tipo de controle, passaram a ser aceitos em uma nova janela para relacionar as notas de remessa que devem ser retornadas. Essa janela é aceita na emissão da nota fiscal (Módulo de Vendas e Faturamento) e no lançamento do movimento (Módulo de Livros Fiscais), e substitui a antiga janela de relacionamento de notas que era aceita para cada item retornado.
A ideia dessa nova janela é permitir visualizar todos os itens da nota fiscal que serão integrados com o beneficiamento e as respectivas notas de remessa relacionadas para baixa do saldo, semelhante a janela de rateio de lotes do estoque.
Nessa janela foi disponibilizado um recurso para sugerir automaticamente as notas mais antigas para retorno (botão “Sugerir notas”). Essa rotina só existia para o Faturamento mediante configuração, e agora está disponível também no lançamento do movimento dos Livros.
Documentação
As novas rotinas de beneficiamento estão documentadas na ajuda do SIGER® disponível no site da Rech. As imagens de tela e o detalhamento de cada campo auxilia o usuário na manutenção desses registros no sistema, além de servir como fonte de consulta para os técnicos da Rech.
Também estão sendo criadas documentações relacionadas às regras de negócio dos controles de beneficiamento e remessa/retorno, como o detalhamento das operações de envio e recebimento de produtos e materiais. A documentação pode ser consultada nesse link.