Acesso SQL em Visões de Dados do Gerador de Relatórios

Agora será possível acessar via SQL, Visões de Dados que antes estavam disponíveis somente para listagem no Gerador de Relatórios.

Uma Visão de Dados, ou Tabela Virtual, é uma tabela populada pelo SIGER® somente em memória, a partir de uma ou mais tabelas físicas, para fornecer informações que podem ser listadas pelo Gerador de Relatórios ou até mesmo em um Grid Dinâmico.

Algumas destas Tabelas Virtuais são muito importantes e conhecidas nos seus respectivos módulos, como a 460-Itens da Venda447-Pedidos e Notas do Faturamento, 506-Itens de Compra Consolidados, entre outras.

Uma necessidade frequente tem surgido nos clientes, que desejam acessar essas mesmas informações através de views SQL. As aplicações vão desde simples consulta, usar como fonte de dados para o Power BI e até mesmo fornecer informações processadas para integração com terceiros. Mas, diferentemente das tabelas normais que ficam gravadas fisicamente no banco de dados, as tabelas virtuais existem somente em memória durante o processamento para exibição das informações dentro no SIGER®.

Foi disponibilizado no SIGER® uma rotina para Materialização das Tabelas Virtuais no banco SQL. Esta nova rotina está disponível no menu 9.2-V de todos os módulos e permitirá configurar quais tabelas serão materializadas, filtrar quais registros serão exportados e também agendar tarefa para atualizar as informações periodicamente.

O acesso a este menu está condicionado à contratação do adicional de views do SIGER® e o cliente deve estar utilizando o banco de dados MariaDB. Essas tabelas especiais terão um prefixo “tvm” para diferenciar das demais tabelas do SIGER®. A materialização criará fisicamente a tabela no banco de dados SQL, permitindo que sejam utilizadas em views do SIGER® assim como já fazemos com as demais tabelas, utilizando usuário de acesso consulta.

É importante ressaltar que essas informações são oriundas de múltiplas tabelas do SIGER® e não estarão atualizadas online igual em uma view baseada em tabelas físicas do SIGER®As tabelas com prefixo “tvm” somente terão seus dados atualizados periodicamente quando a respectiva tarefa agendada for executada.