Agrupadores de data no Gerador de Relatórios

Agora no Gerador de Relatórios e Gráficos é possível montar relatórios e gráficos usando diversos agrupadores de data, atendendo assim a demanda de diversos clientes.

O que são os agrupadores de data?

São campos facilitadores para exibir algumas formas de representar o conteúdo de uma data. Anteriormente eram disponibilizados somente os agrupadores de período, ano, mês e dia. Agora existem mais 11 agrupadores.

Porque foram criados os agrupadores de data?

Muitos clientes possuem a necessidade de geração de relatórios agrupados por nome do mês, dia da semana, bimestre, semestre, etc. Anteriormente para atender essas demandas, era necessário efetuar uma implementação específica para a data desejada e para o agrupador solicitado. Agora isso não é mais necessário, pois todos os campos de data possuem os agrupadores de forma nativa.

Abaixo temos uma tabela com os 11 novos agrupadores e o texto a ser impresso para cada um, tendo como exemplo a data de 03/12/2019:

AGRUPADOR TEXTO
Dia da semana 3ª feira
Nome do mês Dezembro
Semana do mês 1
Semana do ano 49
Dias de início/fim da semana 02-08
Decêndio do mês 1
Quinzena 1
Bimestre 6
Trimestre 4
Quadrimestre 3
Semestre 2

Para selecionar o agrupador desejado, basta clicar no “+” no campo desejado da data e selecionar o agrupador a ser impresso, conforme imagem abaixo.

Seleção dos agrupadores do campo “Data de entrada” do pedido

Abaixo alguns exemplos de relatórios e gráficos com o uso de agrupadores de data:

Relatório em XLS usando agrupador de dia da semana.

Gráfico do gerador usando agrupador de nome do mês

O recurso de agrupadores também foi disponibilizado no grid dinâmico

A configuração dos agrupadores no grid dinâmico ocorre da mesma forma que no gerador de relatórios. Basta clicar no “+” no campo de data e selecionar o agrupador desejado.

Grid dinâmico usando diversos agrupadores de data.

Por:
João Batista Dazzi Machado
Desenvolvedor