Geração do Bloco Q da ECF pelo ERP SIGER®

Os Módulos de Contabilidade e Livros Fiscais do ERP SIGER®, a partir da versão 15.30, passaram a emitir o Bloco Q da ECF – Escrituração Contábil Fiscal. O arquivo é uma necessidade das empresas que não possuem a obrigatoriedade da emissão da ECD – Escrituração Contábil Digital, mas são obrigadas a entregar suas movimentações anuais junto ao fisco no ECF e detalhamento de movimentos de entrada/saída através de Livro Caixa.

O Bloco Q refere-se ao Demonstrativo do Livro Caixa de pessoa jurídica, ou seja, registrará toda movimentação do caixa da empresa durante o ano. O bloco será composto por um registro contendo o saldo anterior e um registro para cada movimentação no livro caixa da empresa no ano calendário.

O acesso a funcionalidade está disponível nos Módulos de Contabilidade, no Menu 5.1-D, e de Livros Fiscais, no Menu 5.4-D.

A geração estará disponível para arquivo SPED a partir do ano de referência 2015 e/ou apurações que estiverem utilizando o layout 2 da ECF, permitida para empresas optantes pelo Lucro Presumido/Arbitrado e também para as que são Imune/Isentas de IRPJ.

Alteração do código do ativo imobilizado no SPED Fiscal

Também foi implementada a funcionalidade de Alteração do Código do Ativo Imobilizado no SPED Fiscal. Esta situação é necessária quando a empresa realiza a geração de dados no arquivo SPED usando uma codificação para identificação dos bens e necessita mudar a mesma, informando assim para os órgãos de fiscalização esta operação de mudança de códigos de forma a manter o rastreamento das informações.