×

Simples

 
Neste tópico serão abordadas as configurações aplicadas ao Simples Nacional.
 
Simples
1

Redução do ICMS

 
2

Código de acesso ao DAS

 
3

Usa certificado digital DAS

 
4

Código do processo da suspensão

 
5

Desconta ICMS Substituto da Receita do SN

Este campo define se desconta o ICMS Substituto destacado para apuração da receita bruta anual e mensal do Simples Nacional.
 
6

Permite manutenção valores site DAS

Este campo define se permite realizar a manutenção diretamente dos valores no site do DAS.
 
Informação: DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
 
7

Apura ICMS/ISS separado do Simples

Este campo define se deve apurar o ICMS e/ou ISS em separado da apuração do SIMPLES (apuração híbrida) recolhendo os mesmos diretamente para Estado e Município.
Deve ser marcado para empresas que excederam a receita bruta limite para ICMS e/ou ISS, mas continuam enquadrada no Simples Nacional para os demais impostos federais.
 
8

Período início de vigência apur.separada

Informe neste campo o período em que a empresa iniciou a fazer a apuração de ICMS/ISS em separado da apuração do Simples Nacional.
Este campo será habilitado quando marcado o campo "Apura ICMS/ISS separado do Simples".
 
9

Calcula ICMS industrialização

Este campo define se calcula o ICMS para industrialização, se desmarcado não irá calcular o ICMS correspondente as receitas das CFOPs 5.124, 5.125, 6.124 e 6.125 na apuração do Simples Nacional, marcado calcula o ICMS.
 
10

Calcula IPI industrialização

Este campo define se calcula o IPI para industrialização, se desmarcado não irá calcular o IPI correspondente as receitas das CFOPs 5.124, 5.125, 6.124 e 6.125 na apuração do Simples Nacional, marcado calcula IPI.
 
11

Calcula partilha

Este campo define se calcula Partilha de ICMS (EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 87, DE 16 DE ABRIL DE 2015) nas notas fiscais de operações interestaduais envolvendo não contribuintes.
 
12

Calcula ICMS sobre despesas acessórias

Este campo define se calcula ICMS sobre despesas acessórias na importação de NF-e/NCF-e, se desmarcado o valor destas despesas destacado no arquivo XML será transformado em despesas financeiras para não tributar ICMS sobre as mesmas.
 
13

Possui produtos com isenção de ICMS

Este campo define se a empresa comercializa produtos com isenção de ICMS no Anexo I da apuração do Simples Nacional, se marcado identifica os itens com isenção de ICMS pela CSOSN da venda e não somente a faixa de enquadramento pelo total do faturamento.
 
14

Considera CPP do Simples no valor da Folha

 
15

Envia dados de PIS/COFINS informado

Se marcado envia os dados de PIS/COFINS conforme informado no pedido/nota, e se desmarcado envia as tags relativas a CST 99 no XML da nota.
 
16

Valor total da folha para cálculo do fator r

Este campo define se o valor total de vencimentos da folha de salários a considerar para cálculo do Fator R no Simples Nacional.
 
Informação: Fator R = massa salarial / receita bruta
Para calcular o Fator R, é preciso somar a folha de pagamento dos últimos 12 meses, e dividir pela receita bruta desse período.
 
17

Carrega folha no mês de início da empresa

Campo define se deve carregar o valor da folha de salários no mês do período de início das atividades da empresa junto a Receita Federal para a apuração do Simples Nacional, quando o período apurado for o mesmo de início das atividades da empresa.
 
18

Regime de Apuração Trib.pelo Simples Nacional

Define o conteúdo da tag  regApTribSN enviada no XML. Este campo é criado somente quando for padrão nacional.
 
1 - Federais e municipal pelo Simples Nacional
Regime de apuração dos tributos federais e municipal pelo SN (Default).
 
2 - Fed.SN e ISSQN conforme legis.mun.do tributo
Regime de apuração dos tributos federais pelo SN e o ISSQN pela NFS-e conforme respectiva legislação municipal do tributo.
 
3 - Conforme legis.federal e munic.de cada trib.
Regime de apuração dos tributos federais e municipal pela NFS-e conforme respectivas legislações federal e municipal de cada tributo.
 
19

Período inicial p/considerar CPP na Folha