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Remessa por Talão de Produção

 
A Compra do Serviço Externo se inicia no sistema com a inclusão da remessa do serviço externo. Para incluir remessas, acesse a opção I-Incluir remessa no menu 5.2 do módulo Gestão Industrial ou no menu 6.2 do módulo de Controle de Compras
 
Remessa por Talão de Produção
1

Código da remessa

Cada remessa do serviço externo é única e identificada por um código. É aceito conforme a configuração do parâmetro "Aceita código da remessa" (+Saiba mais). Se aceito, é possível teclar F4 para que o SIGER® encontre o próximo código disponível.
 
2

Data/hora inclusão

Data e hora da inclusão da remessa. Este campo sempre é preenchido automaticamente com a data e hora do sistema operacional.
 
3

Situação

Exibe a atual situação da remessa.
 
1-Em aberto
A remessa está em aberto. Nesta situação, novos talões podem ser adicionados à remessa e os existentes podem ser alterados ou excluídos (exceto os que já geraram requisição de compra).
 
2-Em aberto com pré-nota
Foi gerada a pré-nota do faturamento para envio dos insumos ao fornecedor. Nesta situação a remessa não pode mais ser alterada.
 
3-Parcialmente remetida
Parte dos insumos já foram remetidos ao fornecedor, enquanto outra parte ainda aguarda o envio.
 
4-Remetida
O processo de envio da remessa foi efetivado com todos os insumos remetidos.
 
5-Parcialmente retornada
Parte dos talões da remessa já foram produzidos pelo fornecedor e foram retornados, enquanto outra parte dos talões ainda aguarda retorno.
 
6-Retornada
Todos os talões da remessa foram produzidos pelo fornecedor e retornados.
 
7-Cancelada
Os talões da remessa foram cancelados e não podem mais ser retornados.
 
4

Fornecedor

É o beneficiador que irá executar os serviços relacionados nos talões do serviço externo. O preço dos serviços é sugerido conforme as listas de preço deste fornecedor (). Se não informado, carregará o fornecedor conforme configuração de parâmetro (da lista de preço padrão, da última remessa etc).
Teclando "F7-Fornecedores com lista de preço", irá abrir um browser somente com fornecedores que possuem alguma lista de preço de serviço externo cadastrada.
Teclando "F10-Fornecedores com lista de preço p/serviço", irá abrir um grid dinâmico somente com os fornecedores que possuem alguma lista de preço de serviço externo para o produto serviço dos talões inseridos na remessa.
 
5

NF volumes

Nota fiscal de remessa dos volumes enviados ao fornecedor, nos quais os insumos da remessa foram armazenados.
 
6

Enviada por

Meio de envio da remessa do serviço externo, podendo ser "Nota fiscal" ou "Romaneio".
 
7

Ordem de compra

Código da ordem de compra gerada para a aquisição dos serviços dos talões.
 
8

Data/hora remessa

Exibe a data e hora em que a remessa foi enviada ao fornecedor, através da emissão da nota fiscal ou emissão do romaneio.
Se configurado para fazer vários envios por remessa (+Saiba mais), a data/hora da remessa será a data/hora do último envio.
 
9

NF insumos

Nota fiscal de remessa dos insumos ao fornecedor. É exibido apenas se a empresa não fizer vários envios por remessa. +Saiba mais
 
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Envios

Consulta os envios da remessa. É exibido apenas se a empresa faz vários envios por remessa. +Saiba mais
 
11

Código de barras

É possível informar ou fazer a leitura do código de barras do talão de produção da OP para incluir o talão nos talões da remessa do serviço externo. O campo aceita os seguintes formatos de código de barras:
 
22 dígitos
1234567123412345671234
01-07: Número da ordem de produção
08-11: Sequência da ordem de produção
12-18: Número do talão de produção
19-22: Código do centro de custo
 
20 dígitos
12345671212345671234
01-07: Número da ordem de produção
08-09: Sequência da ordem de produção
10-16: Número do talão de produção
17-20: Código do centro de custo
 
12

F2-Seleção OP

Aceita a seleção padrão de ordens de produção para processar os talões que possuem operação externa com saldo a produzir. Após o processamento será aceita uma seleção das operações externas a serem incluídas na remessa. Os talões selecionados serão incluídos na remessa, assim como os insumos necessários à produção da operação externa.
Desabilitado se não é permitido alterar os talões, está no modo consulta ou está no modo exclusão.
 
13

F3-Informa OP/Lote

Ao clicar no botão, é aceita a janela () para informar a ordem de produção, talão e centro de custo, ou o lote de produção. Se não informar o número do talão, todos os talões da OP serão processados. Se não informar centro de custo, todos os centros do talão serão processados.
A partir dos dados informados, serão processadas as operações externas dos talões de produção que possuem saldo a produzir. A seleção de operações será aceita permitindo eleger quais deverão ser incluídas na remessa.
Desabilitado se não é permitido alterar os talões, está no modo consulta ou está no modo exclusão.
 
14

F4-Informa insumo

Através de uma seleção intercalada de produtos, permite a importação de talões de produção para a remessa. Isso é feito a partir de uma relação dos insumos das ordens de produção que possuem saldo a remeter ao serviço externo. Esse caso é aplicável quando é sabido qual o material que deve ser remetido ao fornecedor, e se quer saber quais os talões de produção necessitam de produção externa.
Desabilitado se não é permitido alterar os talões, está no modo consulta ou está no modo exclusão.
 
15

F11-Talões da OP

Aceita a seleção padrão de talões da ordens de produção para processar os que possuem operação externa com saldo a produzir. Após o processamento será aceita uma seleção das operações externas a serem incluídas na remessa. Os talões selecionados serão incluídos na remessa, assim como os insumos necessários à produção da operação externa.
Desabilitado se não é permitido alterar os talões, está no modo consulta ou está no modo exclusão.
 
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Hist.lib.bloq.

Exibe o histórico de liberação de bloqueios.
Habilitado se está no modo consulta e a remessa possui retorno.
 
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Alterar

Permite alterar os dados do talão do serviço externo selecionado no grid.
Desabilitado se não é permitido alterar os talões, está no modo consulta ou está no modo exclusão.
 
 
Situação do talão
Exibe a situação atual do talão da remessa do serviço externo, opções:
 
1-Não remetido
O talão ainda não foi enviado ao serviço externo, ou seja, a remessa do talão está com situação inferior à 3-Remetida. 
 
2-Comprado
Nesta situação já foi gerada a requisição de compra do serviço externo do talão. 
 
3-Remetido
O talão pertence a remessa que já foi remetida ao beneficiador. Nesta situação, o talão pode ter algum retorno parcial da quantidade necessária. 
 
4-Parcialmente retornado
Parte da quantidade remetida ao beneficiador foi produzida e retornada.
 
5-Retornado
Toda a quantidade remetida ao beneficiador foi produzida e retornada. Ou ainda, existe um ou mais retornos parciais e o saldo a retornar foi cancelado.  
 
6-Cancelado
A quantidade a retornar do talão foi cancelada, ou seja, o talão não poderá mais ser retornado.
 
Ordem de produção
Exibe o número e sequência da ordem de produção do talão do serviço externo
 
Número do talão
Exibe o número do talão de produção do talão do serviço externo
 
Centro de custo
Exibe o centro de custo do talão do serviço externo
 
Operação
Exibe a operação a ser produzida do talão do serviço externo
 
Produto serviço
É o serviço que será comprado do fornecedor. É possível informar o código de produto ou de um serviço neste campo. Tecle F8 para exibir a pesquisa do cadastro de produtos ou F7 para exibir a pesquisa de serviços.
Este produto/serviço será utilizado para a geração da requisição de compra e da ordem de compra.
 
Data/hora necessidade
Data e hora da necessidade do serviço. Esta data será utilizada como data de necessidade da requisição de compra. O SIGER® faz a sugestão dessa data conforme a configuração do parâmetro "Data de necessidade do serviço", nos parâmetros por empresa. A permissão de alteração da data de necessidade pode ser configurada através do parâmetro "Altera data de necessidade".
 
Observação: Caso a data de necessidade for anterior à data de inclusão da remessa, o SIGER® irá sugerir como necessidade a data/hora de inclusão.
 
Quantidade a remeter
É a quantidade do talão de produção (ou da formulação/estrutura) que deve ser remetida ao fornecedor do serviço externo. Essa quantidade é sugerida pelo SIGER® conforme o cálculo abaixo: 
 
Quantidade a remeter = Q1 - Q2
 
Sendo: 
  • Q1: Quantidade produzida no centro de custo referencial anterior ao centro de custo do talão que está sendo remetido. Se não houver quantidade produzida no centro de custo anterior ou estiver remetendo o primeiro centro de custo do talão, será considerada a quantidade do talão de produção no cálculo. 
  • Q2: Quantidade do talão de produção vinculada a outras remessas do serviço externo, no caso de remessas parciais. 
 
Observações:
  • Se a quantidade produzida no centro de custo a remeter for igual ou maior do que a quantidade produzida no centro de custo anterior, o talão de produção não poderá ser remetido. 
  • Caso mais de uma operação externa do mesmo talão de produção seja enviada na mesma remessa, é obrigatório informar a mesma quantidade a remeter em todas as operações. 
  • Se o parâmetro da empresa "Permite alterar quantidade da remessa" indicar que limita na quantidade produzida no centro de custo anterior, e não houver quantidade produzida no centro de custo referencial anterior, o talão de produção não poderá ser selecionado para remessa. 
 
Qtd.a remeter 2ª unidade
É a quantidade a ser remetida ao fornecedor do serviço externo, na segunda unidade de medida do produto pronto. Este campo é aceito conforme o parâmetro da empresa "Remessa/retorno na 2ª unidade". É possível definir a quantidade na segunda unidade quando a segunda unidade de medida do produto pronto é igual a unidade do serviço. 
Observação: Quando definir quantidade a remeter na segunda unidade, esta será aplicada no cálculo do valor do serviço.  
 
Fator de conversão
Exibe o fator de conversão da operação do talão do serviço externo.
 
Valor unitário
Valor para produção do serviço externo pelo fornecedor, referente à quantidade que está sendo remetida. O SIGER® sugere automaticamente este valor com base nas listas de preço do serviço para o fornecedor, considerando o produto a ser produzido. Este campo está disponível para alteração conforme a configuração do sistema, parâmetro "Altera preço do serviço" na empresa. 
Como o SIGER® busca o preço do serviço: 
  • Localiza a lista de preço do fornecedor, serviço, produto pronto e combinação (quando utiliza combinação). 
  • Se não encontrar, localiza a lista de preço do fornecedor, serviço e produto pronto. 
  • Se não encontrar, localiza a lista de preço do fornecedor e serviço. 
A qualquer momento é possível buscar o valor da lista preço utilizando a função "F2-Busca valor do serviço", disponível no campo de "Valor total do serviço". Ao acionar a função, o SIGER® faz a busca do valor e já multiplica pela quantidade a remeter, resultando no custo previsto total do serviço. 
 
Valor total do serviço
Valor total previsto do produto ou serviço adquirido do fornecedor.
Calculado a partir da quantidade a remeter, valor unitário e fator de conversão do talão.
 
Valor dos insumos aplicados
Valor dos insumos utilizados na mão de obra do serviço.
Calculado a partir de todos os insumos aplicados da formulação com aquisição "4-Pelo terceiro, fornecido à empresa" quando marcado o parâmetro "Incrementa o valor dos insumos cobrado".  +Saiba mais
 
 
 
18

Remover

Permite eliminar um ou todos os talões da remessa. Ao remover um talão da remessa, os insumos necessários à produção deste talão também serão removidos da remessa.
Desabilitado se não é permitido alterar os talões, está no modo consulta ou está no modo exclusão.
 
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Requisição

Consulta a requisição de compra vinculada ao talão do serviço externo selecionado no grid.
 
20

Retornos

Consulta todos os retornos do talão do serviço externo selecionado no grid.
Desabilitado se a remessa ainda não foi remetida.
 
21

Remessas

Consulta as remessas do talão de produção, vinculado ao talão do serviço externo selecionado no grid. Válido quando são feitas várias remessas parciais do mesmo talão de produção.
 
22

Ord.Produção

Consulta a ordem de produção vinculada ao talão do serviço externo selecionado no grid.
 
23

Totais

Consulta as quantidades e valores remetidos e retornados da remessa do serviço externo.
Habilitado se está no modo consulta.
 
24

Total de talões

Exibe o número de talões da remessa.
 
25

Total qtd. remessa

Exibe o total de quantidade da remessa (soma da quantidade dos talões da remessa).
 
26

Total valor serviços

Exibe o total do valor dos serviços (soma do valor do serviço dos talões da remessa).
 
27

Insumos

Ao clicar no botão é aceita a janela para manutenção dos insumos da remessa.
Os insumos são carregados conforme os filtros definidos nos parâmetro da empresa , quando a remessa é feita a partir dos talões de produção da OP.
 
 
Botão [F2-Incluir]
Através deste botão é possível incluir um insumo a ser remetido ao fornecedor, caso algum material seja necessário à produção externa e não seja insumo de nenhum talão de produção. 
 
Botão [F3-Alterar]
Ao acionar o botão, exibe a janela de manutenção do item permitindo a alteração do local de estoque de saída e da quantidade a remeter. No modo de alteração, será exibido nesta janela um campo com a quantidade necessária do item, calculada conforme a quantidade a remeter dos talões que utilizam o material. 
Observação: a quantidade a remeter é sempre calculada conforme a necessidade das operações externas dos talões da remessa. 
 
Botão [F5-Excluir]
Remove o item selecionado da remessa do serviço externo. 
 
Botão [F7-Observ.]
Permite a digitação de observações para o item da remessa. Essas informações serão utilizadas na emissão da nota fiscal de remessa, sendo listadas junto ao material remetido. 
Observação: a quantidade de caracteres aceitos é a mesma definida para as observações do item do pedido do Faturamento. 
 
Botão [F9-Tipo Rem.]
Permite definir o tipo de remessa/envio do item selecionado, opções:
 
1-Remessa normal
Item enviado por remessa normal, pela própria empresa. Gera nota fiscal para remessa do insumo.
--> Retorno será com CFOP de retorno simbólico, geralmente 5/6.901
 
2-Remessa triangular
Item enviado ao fornecedor por remessa triangular. Não gera nota fiscal para remessa do insumo.
--> Retorno será com CFOP de retorno simbólico de operação triangular, geralmente 5/6.925
 
3-Remessa manual
Item enviado por remessa normal ou triangular. A nota fiscal de remessa deve ser gerada manualmente.
 
4-Remessa parcial
Item enviado parcialmente por remessa normal ou triangular. Gera nota fiscal para a remessa parcial.
 
Observação: a linha do grid é colorida conforme o tipo de remessa do item.
 
 
Botão [F6-Talões]
Exibe janela com os talões do serviço externo que utilizam o item selecionado. Ao lado de cada talão é exibida a quantidade necessária do material para a execução do serviço externo do talão. 
 
Botão [NF ben/rem.]
Exibe janela de pesquisa com as notas de remessa do beneficiamento do produto do item selecionado para o fornecedor. São listadas somente as notas de remessa que possuem saldo a retornar. 
 
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Volumes

Ao clicar no botão é aceita janela para manutenção dos volumes da remessa. +Saiba mais
Habilitado se a remessa for "normal", e não "triangular", "manual" ou "parcial".
 
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Obs.Remessa

Observações da remessa.
 
30

Obs.Retorno

Observações do retorno.
Habilitado se está no modo consulta.
 
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Enviar remessa

Este botão permite o envio rápido da remessa que está em manutenção. Ao acioná-lo, todos os dados da remessa são salvos e a rotina de envio da remessa será acionada. Através da rotina de envio é possível gerar os documentos de compra dos serviços e documento de remessa. +Saiba mais
Desabilitado está no modo consulta ou exclusão.
 
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Tipo Rem.Insumos

Define o tipo de remessa a ser realizada pelos insumos.
Desabilitado está no modo consulta ou exclusão.
 
0-Aceita no insumo
Aceita o tipo de remessa no item do insumo.
 
1-Remessa normal
Itens enviados por remessa normal, pela própria empresa. Gera pedido/NF para remessa do insumo.
 
2-Remessa triangular
Itens enviados ao fornecedor por remessa triangular. Não gera pedido/NF para remessa do insumo.
 
3-Remessa manual
Itens enviados por remessa normal ou triangular. O pedido/NF de remessa deve ser gerado manualmente.
 
4-Remessa parcial
Itens enviados parcialmente por remessa normal e triangular. Gera pedido/NF para a remessa parcial.