×

Geração SPED Reinf Múltiplas Empresas

 
A janela de Geração SPED Reinf Múltiplas Empresas é utilizada para gerar o arquivo digital da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Esse arquivo é obrigatório para empresas que realizam retenções de impostos, contribuições previdenciárias e outras informações fiscais não relacionadas à folha de pagamento.
A funcionalidade de geração para múltiplas empresas foi desenvolvida para simplificar o processo de escrituração digital em ambientes com diversos CNPJs. Ideal para grupos empresariais ou escritórios de contabilidade, essa ferramenta permite a gestão centralizada das obrigações fiscais de várias empresas.
Esse recurso pode ser acessado pelo menu LFI 5.9-R do SIGER®.
 
Geração SPED Reinf Múltiplas Empresas
 
1

Período de referência

Neste campo deve ser informado o Mês/Ano, correspondente ao período a ser enviado o Reinf.
 
2

CPF do responsável

Neste campo deve ser informado o CPF da pessoa responsável pela entrega do Reinf.
Caso o CPF não esteja cadastrado no SIGER®, será solicitado o cadastro no momento em que o CPF for informado.
Também é possível indicar o CPF do contador, cadastrado na empresa, pressionando a tecla F5 enquanto o foco estiver neste campo. Da mesma forma, é possível indicar o CPF do titular da empresa, pressionando a tecla F6.
 
3

Ambiente de envio

Neste campo deve ser definido se os arquivos do SPED Reinf serão enviados para o ambiente de Produção (real) ou para Pré-produção (homologação), sendo que a homologação só é permitida quando a opção de testes está ativada.
 
1-Produção
Opção padrão do sistema.
 
2-Pré-produção (homologação)
Para selecionar esta opção no campo, a opção "Permite ambiente de homologação"

deverá estar marcada.
 
4

Forma de geração

Neste campo deve ser indicada a forma de geração do SPED Reinf.
Apenas ficará disponível quando a opção "Permite ambiente de homologação" estiver marcada na janela de configuração do Reinf.
 
1-Geração sem lote
Apenas faz o processamento, não faz a validação via WebService e não envia para o WebService.
 
2-Geração com lote
Apenas gera o arquivo XML, não faz a validação via WebService e não envia para o WebService.
 
3-Geração com validação
Gera o arquivo XML, manda o arquivo gerado para a validação do WebService, retornando o Evento.
 
4-Geração com envio
Envia o arquivo XML para a base de dados do WebService, de acordo com o ambiente de envio selecionado.
 
5

Limpa base de dados

Neste campo deve ser marcada a opção apenas quando for desejada a limpeza da base de dados.
Ao confirmar a geração do SPED Reinf com este campo marcado, será enviado um registro para a base de homologação solicitando a exclusão de todos os dados anteriormente enviados.
Somente utilizando em ambientes pré-produção (Homologação).
 
6

Reabertura R-2000/R-4000

Neste campo deve ser marcada a opção apenas nos casos em que for necessário retificar uma declaração cujo fechamento já tenha sido realizado anteriormente. Após o envio das informações atualizadas, será possível transmitir um novo fechamento.
No caso da geração do SPED Reinf para múltiplas empresas, esses campos permanecem desabilitados, pois a própria rotina de geração realiza a reabertura automaticamente, conforme a necessidade.
 
7

Fechamento R-2000/R-4000

Neste campo deve ser configurada a forma de geração para os eventos de fechamento do SPED Reinf.
 
1-Não Gera
Utilizar quando for enviar mais de uma declaração durante o período.
 
2-Gera
Utilizar quando for enviar a declaração completa de uma única vez.
 
3-Gera somente
Utilizar quando vai gerar somente o registro de fechamento. Geralmente utilizado quando anteriormente já foram enviados os outros registros do período com a opção "1-Não Gera".
 
OBSERVAÇÃO: Se a declaração foi enviada com a opção "1-Não Gera" fechamento, antes do final do período SERÁ NECESSÁRIO enviar o registro do fechamento, escolhendo no campo "Fechamento R-2000/Fechamento R-4000" a opção "3-Gera Somente". Neste momento, será gerado o registro R-2099 e/ou R-4099 e será possível listar o respectivo recibo de entrega.
 
Caso tenha sido configurado, no campo "Seleção de empresas", o processamento para múltiplas empresas e esteja habilitada a geração do fechamento, ao final do processamento será exibido um grid com todos os relatórios gerados.
 
8

Tipo de geração

Neste campo deve ser configurado o tipo de geração utilizada para múltiplas empresas.
 
1-Gera todas sem movimento
Gera Reinf indicando sem movimento para o período para todas as empresas da seleção. Não verifica se existem movimentos lançados para cada sigla de empresa.
 
2-Gera conforme empresa
Gera Reinf com ou sem movimento conforme a existência de eventos a enviar para cada sigla de empresa.
 
9

Filtro de movimentos

Neste campo devem ser configuradas quais as situações de movimentos que devem ser gerados.
 
1-Com ou sem movimento
Gera REINF para todas as empresas independente de haver movimento ou não no período.
 
2-Somente sem movimento
Gera REINF somente para as empresas que não possuem eventos a declarar no período.
 
3-Somente com movimento
Gera REINF somente para as empresas que possuem eventos a declarar no período.
 
10

Empresas com fechamento

Neste campo deve ser configurado o que fazer com as empresas que concluíram o fechamento.
 
1-Processa
Empresas com fechamento concluído serão reprocessadas. Reabre o período e atualiza eventos enviados.
 
2-Ignora
Empresas que já tenham o fechamento concluído não serão processadas, não terão eventos atualizados.
 
11

Gera E-Social sem movimento

Neste campo deve ser configurado se deve gerar tarefa para envio do E-Social sem movimento para empresas sem movimento no Reinf.
 
12

Seleção de empresas

Neste campo deve ser configurada a forma de seleção das empresas que devem ser processadas na rotina do SPED Reinf.
 
1-Empresa única
Apenas será processada a empresa atual em processamento.
 
2-Seleção intercalada
Aceita a seleção intercalada de empresas para que sejam marcadas as empresas que devem ser processadas.
 
3-Seleção padrão
Aceita a seleção padrão do SIGER® de empresas para filtrar as empresas a serem processadas.
 
13

Processa empresas inativas

Neste campo deve ser configurado se deve processar empresas inativas.
 
14

Relatório de conferência

Neste campo deve ser configurada a forma de geração do relatório de conferência com o detalhamento das informações enviadas e movimentos processados para o SPED Reinf.
 
1-Não gera
Não gera o relatório de conferência.
 
2-Relatório detalhado
Gera o relatório com os registros totalizadores dos eventos juntamente com os movimentos vinculados a eles.
 
3-Relatório resumido
Gera o relatório somente com os registros totalizadores.
 
Caso tenha sido configurado, no campo "Seleção de empresas", o processamento para múltiplas empresas e esteja habilitada a geração do relatório de conferência, ao final do processamento será exibido um grid com todos os relatórios gerados.