Ao registrar um Boleto indicamos ao Banco o Título que deve ser cobrado dos Clientes. As alterações de Títulos referem-se a ajustes que devem ser feitos depois do registro.
O Gerenciador de Instruções Bancárias foi desenvolvido para permitir a geração de remessa de Instruções Bancárias. Será possível fazer pelo ERP o que antes era feito apenas acessando o home banking de cada uma das Contas Bancárias, como o envio de arquivo de remessa com instruções de alteração de vencimento, baixa e protesto de Títulos, concessão de descontos e negativação. As opções de Instruções dependem da disponibilidade do layout de cada Banco.
Este recurso está disponível no menu FIN 2.7-I (Ger.Instruções Bancárias). Ao acessar este menu é carregado o Gerenciador de instruções/lotes bancários, que possui os recursos para criação das Instruções, geração dos Lotes e do arquivo de remessa de Cobrança Bancária. As instruções podem ser criadas manualmente pelo usuário, a partir do botão <Criar instruções>, a automação da inclusão das instruções é configurada no local de cobrança, no botão <Inst.Automát.>.+ Saiba mais
Este é o primeiro passo da rotina, criar as Instruções Bancárias a partir de Documentos Financeiros. Os códigos de movimentos foram disponibilizados conforme o Layout de cada Banco, logo as opções podem ser diferentes a cada Local de Cobrança selecionado, exemplo com as opções disponíveis para o Banco do Brasil.
Ao selecionar o botão será carregada a janela Código do movimento, selecione o código do movimento bancário e tecle <OK>. Na Seleção padrão - Documentos do financeiro filtre os Documentos. Nessa Seleção Padrão orientamos salvar as seleções a fim de facilitar a seleção dos Documentos.+ Saiba mais
Ao Avançar na Seleção padrão, será acessada a janela Documentos para instrução, marque os Documentos para concluir a criação das Instruções. Para facilitar a seleção dos Documentos pode utilizar primeiro Check para marcar todos os itens do Grid, ou se preferir marcar os Documentos individualmente, exemplo na imagem a seguir.
Confirmando a criação das Instruções, o usuário pode identificar no Grid Instruções Bancárias à descrição dos movimentos, observe exemplo com as Instruções criadas para o Banco do Brasil na imagem abaixo. Neste exemplo foram criadas Instruções para "Entrada de título".
Também é possível incluir instruções utilizando o botão <F7-Sel.doctos> na opção Seleção individual, onde após selecionar o tipo de instrução a ser criada, é possível informar documentos individualmente sem necessidade de realizar filtros na seleção padrão.
Acessando a consulta do Documento no menu FIN 2.2-M ou FIN 2.2-C é possível rastrear as Instruções Bancárias do mesmo, no botão <Cobrança/Pagto> selecione a seta para acessar a opção "Instruções bancárias", será exibida a seguinte janela:
Excluir instruções
As Instruções podem ser excluídas através deste botão, selecione as Instruções no Grid Instruções bancárias e clique no botão <Excluir instruções>.
O registro da Instrução excluída permanece vinculada ao Documento, havendo a necessidade pode ser rastreada ou consultada via Gerador de Relatórios.
Gerar lote
Depois de criar as Instruções, o próximo passo é a criação do Lote, que é um agrupador de Instruções. Ao criar um Lote ainda não será feita a geração do arquivo de remessa, este procedimento será feito numa próxima etapa.
Para criar o Lote selecione as Instruções no Grid Instruções bancárias e clique no botão <Gerar lote>. Podem ser selecionadas diferentes Instruções no mesmo Lote, como 01-Entrada de títulos, 02-Pedido de baixa, 04-Concessão de abatimento e 06-Alteração de vencimento. Será carregada a janela Geração lote bancário, os campos dessa janela serão aceitos ou habilitados conforme o Layout do Banco e configurações do Local de Cobrança.
No exemplo com o Banco do Brasil, o campo "Modalidade cobrança" pode ser parametrizado para aceitar a seleção, conforme o parâmetro "Sel.mod.cob.na remessa", contudo orientamos a manter desmarcado este parâmetro, para evitar a alteração da Modalidade ocorrendo em rejeição da remessa de cobrança.
Confirmando a geração do Lote, as Instruções passam para o Grid Lotes bancários, exemplo na imagem a seguir.
Adicionar ao lote
Este botão permite adicionar Instruções a um Lote existente, selecionando o botão <Adicionar ao lote> será carregada a janela Lotes bancários.
Por uma questão de segurança, apenas é permitido adicionar instruções aos lotes que ainda não tiveram arquivos gerados.
Cons.documento
Este botão acessa a consulta do Documento Financeiro a partir da Instrução selecionada no Grid Instruções Bancárias. Essa opção não permite a seleção de múltiplos Documentos.
Alterar Vendor
Este botão permite alterar os Dados da Cobrança Vendor, que são os campos Data da operação, Taxa Vendor banco, Taxa Vendor comprador e Valor IOF financiado. O botão é habilitado somente quando o Local de Cobrança possui as configurações da Operação Vendor. Essas informações podem ser informadas na criação das Instruções, quando necessário é possível alterar neste botão.
Filtros
Este botão acessa a Seleção padrão - Locais de cobrança (Tabelas genéricas), sugerimos salvar a seleção filtrando somente os Locais de cobrança configurados para enviar remessa aos Bancos, diminuindo a exibição dos Locais de cobrança desnecessários, visando facilitar a utilização da rotina. + Saiba mais
Configurações
Neste botão estão disponíveis algumas configurações para comportamentos do gerenciador:
Imprime listagem de conferência ao gerar remessa: Se marcado, ao gerar o arquivo de remessa o SIGER® gera automaticamente a Listagem de Conferência do Arquivo de Remessa. Caso desmarcado, o Usuário precisa gerar a Listagem manualmente pelo botão <Relatório remessa>.
Relatório padrão arquivo de remessa: Se informado, será utilizado ao gerar a listagem de conferência do arquivo de remessa. Caso não informado, será utilizado o modelo distribuído pelo SIGER®.
Relatório padrão remessa online: Se informado, será utilizado ao gerar a listagem de conferência da remessa online. Caso não informado, será utilizado o modelo distribuído pelo SIGER®.
Atualiza loc.cobrança ao gerar entrada de título: Ao gerar Instrução de "Entrada de título" grava o Local de Cobrança no Documento Financeiro e atualiza a data de fluxo de caixa. Por exemplo, os Documentos selecionados estão com o Local de Cobrança padrão ou Carteira, quando criar a Instrução para o Banco, o SIGER® atualiza o Local de Cobrança e a Data de fluxo de caixa, caso este parâmetro esteja marcado, orientamos manter este marcado.
Valida boleto em local de cobrança correspondente: Valida se o Local de Cobrança de geração da Instrução Bancária é o mesmo que foi gerado o Boleto de Cobrança para o Documento.
Carrega documentos marcados p/ criar instruções: Carrega o grid de seleção com os documentos marcados ao acessar o botão <Criar instruções>.
Carrega instruções marcadas: No grid principal de instruções do gerenciador, sempre carrega as instruções bancárias marcadas.
Gera arquivo de remessa ao criar o lote: Permite selecionar se deve fazer a geração do arquivo de remessa automaticamente ao clicar no botão <Gerar lote>, sem que seja necessário acessar o botão <Gerar remessa>.
Opções disponíveis:
"1-Sim, sempre": faz a geração sem exibir confirmação
"2-Sim, pergunta": faz a geração exibindo confirmação
"3-Não": não gera automaticamente
Consultar lote
Consultar Instruções que pertencem ao Lote Bancário selecionado.
Desfazer lote
Este botão exclui o Lote Bancário selecionado, deixando as Instruções em aberto. Como o Lote é um agrupador de Instruções é possível excluí-lo. Confirmando a exclusão as Instruções voltam a estarem disponíveis no Grid Instruções bancárias.
Exclusão de Lote com remessa gerada:
- Só será permitido excluir o Lote com maior sequencial de remessa gerado
- O local de cobrança será atualizado, decrementando o sequencial de remessa
Retirar instruções
Por este botão é possível remover determinadas Instruções do Lote Bancário, selecionando o botão é exibida a janela "Instruções bancárias". Selecione a(s) instrução(ões) e clique no botão <OK> para concluir. Depois de confirmar a remoção, a Instrução volta a estarem disponível no Grid Instruções bancárias para ser incluída em um novo lote ou apagada, conforme necessidade.
Arq. Remessa
A geração do Arquivo de Remessa é o último passo dessa rotina. Selecione o(s) Lote(s) no Grid Lotes bancários para gerar o(s) Arquivo(s), será gerado um Arquivo para cada Lote selecionado.
Podem ser selecionados múltiplos Lotes, inclusive com códigos de Instruções diferentes, por exemplo, movimentos de 01-Entrada de títulos, 04-Concessão de abatimento e 06-Alteração de vencimento.
No exemplo a seguir, foram selecionados quatro Lotes Bancários para geração dos Arquivos:
Confirme a geração dos(s) Arquivo(s):
No Grid Lote bancários o usuário identifica facilmente o(s) Arquivo(s) gerado(s), através do campo "Nome do arquivo gerado".
Ao gerar a remessa são atualizados os documentos financeiros com data de geração e banco de remessa.
O local de cobrança também é atualizado, incrementando o sequencial de remessa.
Importante: Ao gerar remessa de homologação, não é feita a atualização do documento e local de cobrança.
Além disso, dependendo do banco existem diferenças no arquivo gerado conforme especificação nos layouts bancários.
Remessa Online
Ao acionar o botão, a comunicação é feita instantaneamente com o retorno imediato.
Por exemplo: ao clicar para enviar a entrada de um título é retornado instantaneamente se o mesmo foi aceito ou rejeitado e qual foi o motivo de ocorrência caso haja rejeição.
Relatório
Neste botão é feita a emissão do Relatório de Remessa ou Listagem de Conferência do Arquivo de Remessa. Este relatório possui várias opções de configuração de impressão, como impressão gráfica, PDF e Planilha XLSX.
Exemplo do relatório em Impressão Gráfica:
Consultar arquivo
Para acessar o Arquivo marque o mesmo no Grid Lotes bancários e selecione o botão <Consultar arquivo>.
Este recurso funcionará se mantiver os Arquivos no Diretório de Remessa, configurado no Local de Cobrança. Se mover o Arquivo do Diretório não tem como rastrear.