Onde são indicados os documentos que serão pagos - Duplicatas Mercantis e de Serviço ou Outros documentos (com excessão de Adiantamentos e Devoluções).
Documentos compensados (F3)
Documentos que serão compensados com os pagos, que não são adiantamentos ou devoluções.
O mais comum é quando um cliente da empresa também é fornecedor e os documentos serão compensados.
Adiantamentos compensados (F4)
Adiantamentos que serão compensados com os documentos recebidos.
Devoluções compensadas (F5)
Devoluções que serão compensadas com os documentos recebidos.
TOTAL
Valor total do acerto. É a soma dos documentos informados no bloco de documentos, acima.
Recebimentos (F6)
Movimentações extra de caixa - recebimentos.
Pagamentos
Movimentações extra de caixa - pagamentos.
Adiantamento recebido/concedido (F9)
Inclusão de adiantamentos para acerto financeiro.
Esse adiantamento é usado se, no fechamento dos documentos informados, os valores geram diferença. E essa diferença deve permanecer no sistema como um adiantamento. Ou, ainda, se houver movimento de caixa de valor superior aos documentos e, esse saldo, será mantido para uso futuro.
Entrada de adiantamento bloqueado
Inclusão de adiantamento bloqueados para o acerto financeiro.
Assim como os adiantamentos recebidos/concedidos, os adiantamentos bloqueados também são utilizados para o fechamento dos totais do acerto financeiro. Ao gravar o acerto, é efetuada a entrada dos adiantamentos que estavam bloqueados e estes ficam disponíveis para compensação futura.
Caixa/conta corrente recebimento
Realiza a totalização das movimentações de caixa para acerto financeiro referente ao tipo de recebimento.
Caixa/conta corrente pagamento
Realiza a totalização das movimentações de caixa para acerto financeiro referente ao tipo de pagamento.
Diferença
Diferença total entre documentos recebidos e valores compensados.
Se a diferença não estiver zerada, não pode ser concluído acerto.
Agendamentos (F11)
Para acertos de pagamento.
Caixa/conta corrente (F10)
Movimentações de caixa para acerto financeiro.
Observações
Texto adicional para o acerto.
Hist.lib.bloqueios
Exibe o histórico de registros de liberações de bloqueios.
Desp.bancárias
Exibe um grid com as despesas bancárias vinculadas ao acerto financeiro em manutenção. Ao selecionar um registro do grid, é possível visualizar o documento financeiro que deu origem à despesa.
Obs.: Este botão só é exibido na consulta do acerto, quando houver despesas vinculadas.
Atualizar
Quando há uma diferença de fechamento detectada, o botão "Atualizar" entra em cena como uma ferramenta essencial. Ao clicar nesse botão, o sistema irá automatizar o processo de ajuste, efetuando as correções necessárias nos valores de caixa para refletir as alterações realizadas no acerto financeiro. No caso de mais de um movimento de caixa informado no acerto "F10 - Caixa/conta corrente", um grid será aberto para selecionar o movimento de caixa que terá seu valor atualizado.