Provisão de Férias - REVERSÃO PELO LÍQUIDO
A configuração das provisões na integração da folha, poderá ser de 3 formas, por conta mensal, reversão pelo líquido ou reversão pelo bruto. Para configurar a matriz de integração no menu FPA 4.A-I é necessário verificar a configuração do cadastro da empresa, menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>.
Neste exemplo abaixo, será demonstrado a contabilização da provisão de férias REVERSÃO PELO LÍQUIDO, considerando a competência janeiro/2022.
Neste método será contabilizado por sistema de reversão de lançamentos. Contudo o saldo considerado será sempre pelo valor líquido, ou seja, valor das provisões atuais menos o valor pago no mês.
Ex:
Lançamento reversão
D - Provisão de Férias
C - Despesas com Férias
» Valor aqui representado pela coluna "Acum.Ant"
Lançamento da contabilização atual
D - Despesas com Férias
C - Provisão de Férias
» Valor aqui representado pela coluna "Pass.Total", ou seja, para o mês atual irá considerar o valor bruto das provisões já descontado os valores pagos no mês.
Nesta contabilização os valores já provisionados e pagos por ocasião de gozo ou rescisão não serão baixados das contas de provisão, mas sim, contabilizados direto nas contas de despesas.
- Será demonstrado o relatório de provisão e a listagem da integração da folha, referente a janeiro/2022.
- Menu FPA 4.9-R, relatório de provisão.

- Menu FPA 4.A-L, listagem da integração da folha, após ser gerado no menu FPA 4-A-G.


Observação: Todos os pagamentos de férias que ocorrem na folha mensal e na rescisão, serão debitados direto na despesa, Despesa com férias, Despesa com FGTS e Despesa com INSS.



