Provisão de Férias - COTA MENSAL
A configuração das provisões na integração da folha, poderá ser de 3 formas, por conta mensal, reversão pelo líquido ou reversão pelo bruto. Para configurar a matriz de integração no menu FPA 4.A-I é necessário verificar a configuração do cadastro da empresa, menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>.
Neste exemplo abaixo, será demonstrada a contabilização da provisão por cota mensal referente a FÉRIAS, considerando a competência janeiro/2022.
- Será demonstrado o relatório de provisão e a listagem da integração da folha.
- Menu FPA 4.9-R, relatório de provisão

A contabilização das provisões por cota mensal, deverá ser incluído pelo menu FPA 4.A-I.
D - Despesas com férias
C - Provisão de férias
D - INSS sobre férias
C - Provisão de INSS sobre férias
D - FGTS sobre férias
C - Provisão de FGTS sobre férias
- Menu FPA 4.A-L, listagem da integração da folha, após ser gerado no menu FPA 4-A-G.


- Quando ocorrer pagamento de férias normais ou pagas em rescisão, deve ser feito o lançamento dos pagamentos nas contas de provisão do passivo a débito, referente aos pagamentos, os encargos de INSS e FGTS.

Observação: SOMENTE deverá entornar os valores dos encargos de INSS e FGTS sobre férias pagas em rescisão na conta de provisão na DESPESA no crédito.

