×

Integração Folha X Contabilidade

 
Menu FPA 4.A (G) Gerar integração (A) Alterar integração (I) Incluir conta na integração (E) Excluir conta da integração (L) listar a integração (T) Integra a folha na contabilidade utilizado para fazer a rotina de gerar, listar, ajustar e importar a integração da folha para o módulo Contabilidade dentro do SIGER®.
 
Primeiro passo para fazer a integração da folha com a contabilidade, quando a empresa existe no módulo da Folha de Pagamento e no módulo Contabilidade, será fazer as devidas configurações desta integração no cadastro da empresa no menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>, campo "Integração Contabilidade".
 

Integração Folha X Contabilidade

1

Integra com contabilidade

Check box marcada indica que será integrada a Folha de Pagamentos com a Contabilidade dentro do SIGER®. Se o módulo contábil for sistema de terceiros, esta fcheck box deverá ficar desmarcada.
 
2

Sigla de integração

Informar a Sigla da empresa cadastrada no módulo Contabilidade que será integrada à Folha de Pagamento. Se no plano de contas no módulo contábil, menu CTB 1.6-M, houver filial dentro da mesma conta, onde serão integradas todas as filiais na mesma conta, é necessário informar a filial onde será feito a integração da folha (p.ex., MATRIZ será 1, filial 1 no módulo FPA será 2 no módulo CTB e assim sucessivamente. Também é possível informar a filial no cadastro do departamento, menu 1.4-M, Tabela 02, para fazer a integração separada. Para isso acontecer precisará marcar a check box "Filial Depto.".
 
3

Contabiliza provisão férias

Selecionar como será feita a contabilização das férias na integração contábil, no SIGER® existem 03 (três) opções.
 
1- Provisão cota mensal: Contabiliza a provisão pelo valor da conta mensal, menu FPA 4.9-R.
2- Provisão e reversão por saldo bruto: Contabiliza a provisão pelo saldo acumulado do mês atual, revertendo o saldo acumulado do mês anterior, menu FPA 4.9-R.
3- Provisão e reversão pelo líquido: Contabiliza a provisão pelo líquido a pagar do mês (passivo total), revertendo o líquido a pagar do mês anterior (acumulado do mês anterior), menu FPA 4.9-R.
 
4

Contabiliza provisão de 13º salário

Selecionar como será feito a contabilização do 13º salário na integração contábil, no SIGER® existem 03 (três) opções.
 
1- Provisão cota mensal: Contabiliza a provisão pelo valor da conta mensal, menu FPA 4.9-L.
2- Provisão e reversão por saldo bruto: Contabiliza a provisão pelo saldo acumulado do mês atual, revertendo o saldo acumulado do mês anterior no menu FPA 4.9-L.
3- Provisão e reversão pelo líquido: Contabiliza a provisão pelo líquido a pagar do mês (passivo total), revertendo o líquido a pagar do mês anterior (acumulado do mês anterior), no menu FPA 4.9-L.
 
5

Debita antecipação 13º sal. no passivo

Check box marcada vai debitar na contabilidade a primeira parcela do 13º salário na conta de provisão no passivo.
 
6

Realiza contabilização centralizada

Check box marcada indica que a contabilização será centralizada da matriz e suas filiais. Check box somente habilita quando as filias estão cadastra dentro da SIGLA da matriz.
 
7

Forma agrupamento de departamentos

Selecionar o tipo de agrupamento na integração da folha para contabilidade, no SIGER® existem 03 (três) opções:
 
1- Grupo contábil: Aceita o grupo contábil na manutenção da matriz de integração, menu FPA 4.A-I, permitindo assim agrupar os departamentos em grupos contábeis, menu 1.4-M.
2- Departamento: Aceita o departamento na manutenção da matriz de integração, permitindo configurar as matrizes por departamento, menu FPA 4.A-I.
3- Departamento/seção: Aceita o departamento e seção na manutenção da matriz de integração, permitindo configurar as matrizes por departamento e seção, menu FPA 4.A-I.
 
8

Deptos/Gr. contábeis em siglas diferentes

Check box marcada, permite fazer a integração de departamentos/grupos contábeis em siglas diferentes na contabilidade. Está configuração não permite cadastrar matriz com departamento zero (Geral).
 
9

Permite rateio de valores

Check box marcada, permite fazer o rateio de valores de um mesmo evento para mais de uma conta.
 
 
 

INCLUSÃO DA MATRIZ DE INTEGRAÇÃO

 
Menu FPA 4.A-I utilizado para incluir a matriz de integração para cada conta contábil, definido-se o tipo de abrangência da conta, que pode ser TODAS, MENSAL, 13º SALÁRIO, ADIANTAMENTO DE SALÁRIO E 13º etc., Grupo contábil / Departamento ou Departamento e seção, se a conta é débito ou crédito e a inclusão dos eventos da folha de pagamento referente a cada conta contábil.
 
Recomenda-se sempre incluir a matriz sem usar a abrangência TODAS, pois no futuro, quando for necessário integrar o 13º salário a pagar em um conta diferente da folha mensal, não será possível por causa de TODAS as abrangências. Resumindo, a abrangência, TODAS será uma única matriz para todos os tipos de folha, mensal, 13º, adiantamento e complementar.
 
 
Integração Folha X Contabilidade
1

Filial

Informar a filial que irá cadastrar a matriz de integração.
 
2

Abrangência tipo de folha

Selecionar abrangência do tipo de folha referente a conta que irá cadastrar. Recomenda-se não usar a abrangência zero. Neste caso, se esta incluída a matriz para integrar a folha mensal, a abrangência será 1-Somente mensal/provisões de férias/13º salário/intermitente. No SIGER® a matriz de integração deve ser incluída de acordo com o tipo de folha que será integrada na contabilidade.
 
3

Grupo contábil

Quando a empresa configura, menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>, campo "Forma de agrupamento departamento" que utiliza grupo contábil, vai abrir o campo para informar o grupo contábil de acordo com a conta que esta incluído (p.ex., GRUPO 1 é a ADM, GRUPO 2 é PRODUÇÃO).
 
4

Departamento

Quando a empresa configura, menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>, "Forma de agrupamento departamento" que utiliza Departamento, vai abrir o campo para informar o departamento de acordo com a conta que está incluída (p.ex., DEPARTAMENTO 1 é a ADM, DEPARTAMENTO 2 é PRODUÇÃO). A empresa poderá integrar todos os departamentos na mesma conta. Desta forma, no campo DEPARTAMENTO deverá informar zero que significa "TODOS" ou "GERAL".
 
5

Seção

Quando a empresa configura, menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>, "Forma de agrupamento departamento" que utiliza Departamento/Seção, vai abrir o campo para informar a seção do departamento de acordo com a conta que está incluída (p.ex., DEPARTAMENTO 1 é a ADM e a SEÇÃO 1 é RH, SEÇÃO 2 FISCAL, SEÇÃO 3 FINANCIERO e SEÇÃO 4 CONTABILIDADE).
 
6

Conta contábil

Informar a conta contábil que deseja incluir. Tecla F8 vai abrir o plano de contas da contabilidade para pesquisar a conta que deseja incluir.
 
7

Tipo

Selecionar o tipo de conta, se é debito ou crédito.
 
8

Sequência

Informar sequência da mesma conta, quando necessário. Exemplo: conta salário na despesa é no débito, poderá incluir a mesma conta com a sequência 1 para separar as horas extras. Porém, na integração da folha, as horas extras serão integradas na mesma conta do salário, somente na visualização da matriz irá aparecer separado.
 
9

Utiliza conta funcionário

Check box marcada, indica que será utilizada a conta contábil no cadastro do funcionário, menu FPA 1.8-A, botão <Cálculo e Pagto>, campo "Conta contábil". Configuração usada para integrar o PRO LABORE a pagar em conta diferente da Folha a pagar no passivo.
 
10

Importa matriz

Botão utilizado para importar os dados de conta para outra. Utilizado, por exemplo, para importar a conta salário da despesa do departamento 1 para o departamento 2. ATENÇÃO: quando todas as contas são iguais entre os departamentos, se cadastra um departamento e depois copia-se todas as contas para todos os outros departamentos, pelo menu FPA 4.A-O.
 
11

Tipo de histórico

Selecionar o tipo de histórico que será utilizado nas contas contábeis, na visualização da integração para identificar a conta, menu FPA 4.A-L e na listagem dos relatórios no módulo Contábil. No SIGER® existem 03 (três) tipos.
1- Somente histórico digitado: Digita o histórico contábil referente a conta.
2- Somente histórico contábil: Usa-se a tecla F8 para pesquisar o histórico contábil, se não existe, poderá incluir usando a tecla F5.
3- Histórico contáibl + histórico digitado: Utiliza o histórico contábil e o digitado.
 
12

Histórico

Informar o histórico da conta, forma de identificar a conta na listagem dos relatórios.
 
13

Histórico reversão

Informar o histórico de reversão da conta, forma de identificar a reversão da conta na listagem dos relatórios. Este histórico é obrigatório em todas as contas de provisão.
 
14

Evento

Informar os códigos dos eventos que pertencem a esta conta. Exemplo: conta de salário na despesa, informar os eventos que compõe os salários dos funcionários. Pode ser usada a listagem da folha sintética, menu FPA 4.1-T.
 
15

Tipo

Nesta coluna vai demonstrar o tipo de evento informado, se é desconto, vencimento ou tributo.
 
16

Acumulação

Usado para selecionar se o evento deve ser somado ou subtraído. Exemplo: a conta salário na despesa é no débito e os vencimentos devem ser somados com os descontos, como faltas, atrasos (devendo ser subtraído).
 
17

Modelo lançamento

Permite usar um modelo na inclusão de uma conta nova.