Para acessar a manutenção da tabela genérica "01-Local de cobrança", acesse o menu "1-Cadastros", "3-Tabelas genéricas" no SIGER®.
No local de cobrança é definido de que forma será feita a cobrança dos documentos emitidos. Nele estão as configurações de todos os dados necessários para a emissão de boleto, geração de remessa e processamento de retorno.
Também pode ser utilizado para identificar títulos que estão protestados/descontados ou que terão pagamento efetuado direto na empresa.
 Código
É a identificação do local de cobrança no SIGER®.
Na criação de novos locais, pode ser usada a função F4 para sugerir codificação livre.
|
 Abreviação
Identificação de texto curto do local de cobrança.
|
 Descrição
Identificação de texto longa, onde podem ser colocados dados específicos, como a agência e conta.
Este dado será utilizado na listagem de relatórios. Por isso, é importante usar uma descrição que seja possível identificar a que cobrança se refere.
|
 Banco
Banco ao qual o local de cobrança pertence.
Em casos de caixas físicos, ou para um local que será usado para destinar documentos que não serão levados à cobrança ou pagamento bancário, pode ser utilizada a opção "Nenhum".
Este campo define o layout de boleto e dos arquivos de remessa/retorno. + Saiba mais
|
 Faz remessa bancária
Indica se permite envio de remessa de cobrança ou pagamento.
Quando marcado, permite a configuração dos demais dados para remessa bancária na tela seguinte.
|
 Comunicação p/remessa
Neste campo será definida a comunicação online ou por arquivo. Estão disponíveis as seguintes opções:
1-Via arquivo: Gera arquivo texto com as instruções bancárias para envio manual, necessário enviar o arquivo no site do banco (home banking).
2-Online: Faz a comunicação com a instituição bancária para envio de instruções.
Quando selecionada a opção "2-Online", na próxima janela é aberto o campo de configuração do ambiente. Neste campo deve ser configurado se a comunicação online está em homologação ou em produção para transmissão de dados.
|
 Emissão de boleto
Indica se a empresa irá imprimir o boleto através do SIGER® para envio aos clientes.
Essa é uma configuração que, antes de qualquer ajuste, deve ser contratada junto ao banco.
Caso o banco emita o boleto, o sistema ainda pode emitir apenas segunda via. Para isso acesse o botão <Config.Boleto>. + Saiba mais
|
 Nº do último boleto emitido
Quando a numeração do boleto é sequencial utiliza este dado para controle.
Ao emitir um boleto o sistema atualiza esse número, o qual não pode ser repetido sob risco de rejeição pela rede bancária.
Caso de incluir um Local de Cobrança de uma carteira em uso, é importante conferir com o banco o número do último boleto emitido.
|
 Percentual mensal de juros
Percentual mensal de juros que será listado no boleto e enviado nas remessas bancárias para cobrança após o vencimento.
|
 Caixa/conta corrente
Caixa/conta corrente que será sugerido em movimentos gerados a partir do local de cobrança, como em retornos bancários.
|
 Dias fluxo de caixa
Quantidade de dias que serão acrescidos ao vencimento para considerar no fluxo. É a previsão de crédito do valor.
|
 Dias de carência
Número de dias de carência para cobrança de juros após o vencimento
|
 Dados Adicionais
Dados adicionais da tabela genérica de Locais de Cobrança. + Saiba mais
|
 Config.Boleto
Nele são configurados dados específicos para a emissão do boleto de cobrança. Para habilitar o botão, o local de cobrança precisa emitir boleto gráfico.
|
 Inst.Automát.
Configurações dos movimentos bancários nas rotinas do SIGER® para gerar as instruções automáticas. + Saiba mais
|
 Inst.Adicionais
Configurações para impressão das instruções adicionais no boleto. É importante observar que alguns bancos exigem dados específicos a serem gravados no corpo do boleto. Esses dados são gravados nesse botão. + Saiba mais
|
 Emissão NF
Configurações para emissão de boletos juntamente com a emissão de Notas Fiscais.
|
 Inativação
Configuração de inativação/bloqueio do local de cobrança. + Saiba mais
|
 Empresas
Relação de empresas (siglas) do SIGER® podem utilizar o local de cobrança.
-
Quando não informado, permite o uso do local de cobrança em todas as empresas.
-
Quando informada uma ou mais empresas, restringe o uso às empresas informadas.
|
 Mov.Fin/Res.
Movto Financeiro: Consulta os documentos que estão com este local de cobrança informado.
Resumo: Aceita a seleção padrão de documentos financeiros para montagem de totais do local de cobrança.
Utilizado para envio de demonstrações financeiras para bancos e outras entidades. Através do botão <Imprimir> pode ser gerado um documento em formato DOCX.
|
|