A manutenção de metas filhas foi criada com o objetivo de auxiliar na manutenção das metas quando utilizado o parâmetro indicando que deve aceitar o agrupador pai de metas. Nela é possível alterar várias metas de diferentes agrupadores filhos ao mesmo tempo, agilizando a manutenção dos cadastros de metas e facilitando a conferência dos valores previstos.
Essa manutenção está disponível no menu FAT 4.D-H e estará acessível quando utilizar o parâmetro citado.
Ao informar um agrupador pai e selecionar o período das metas que deseja alterar, será carregado o grid conforme ilustrado na imagem abaixo. Neste grid estarão contidas todas as metas dos agrupadores filhos relativas ao agrupador informado. Porém, serão carregadas apenas as metas do período selecionado. Cada linha do grid corresponde a uma meta filha do agrupador e cada uma dessas metas pertence a um agrupador diferente, mas todos são filhos do agrupador em manutenção.
Para melhor exemplificar a forma como são carregadas as metas para o grid podemos usar a imagem abaixo como referência. Na situação ilustrada temos na parte superior da janela o agrupador pai que é referente ao subgrupo de produtos e o período selecionado é 01/03/2022 - 31/03/2022. Ao definir estas informações o grid de metas filhas será carregado com todas as metas daquele mesmo período que estão gravadas nos agrupadores filhos. Os agrupadores filhos, nesse caso, referem-se aos produtos. Foram carregadas então 3 linhas para o grid, sendo cada uma delas referente a meta de um agrupador filho diferente mas no mesmo período que o selecionado para manutenção.
Agrupador pai
ID do agrupador pai do qual deseja-se realizar a manutenção das metas filhas.
Data inicial/final
Período das metas que deseja alterar.
As opções disponíveis na combo-box 'Data inicial' serão de acordo com a periodicidade informada no cadastro do agrupador pai, ou seja, se for um agrupador com doze metas de periodicidade mensal, irá carregar doze opções para a combo-box com intervalo de um mês entre cada opção. A 'Data final' refere-se ao final do período selecionado na combo-box de 'Data inicial'.
Obs.: Para o grid exibido abaixo desses campos serão carregadas apenas as metas filhas do agrupador e que são do período selecionado.
Descrição
Descrição dos agrupadores filhos do agrupador.
Positivação
Coluna referente aos valores previstos para as metas de positivação filhas do agrupador em manutenção.
Quantidade
Coluna referente aos valores previstos para as metas de quantidade filhas do agrupador em manutenção.
Moeda
Moeda a ser utilizada no cálculo do valor da meta.
Podem ser utilizados atalhos para facilitar a carga desse campo:
F6 - Busca o tipo de moeda da lista de preço por cliente. Ao usar o atalho irá carregar o tipo de moeda para a coluna de moeda da meta atual.
F7 - Esse atalho faz a mesma busca do F6 mas nesse caso replica o tipo de moeda para todas as metas do grid.
Obs.: Para busca do tipo de moeda a partir da lista de preço por cliente é necessário informar nos filtros da meta selecionada o produto e também o cliente da lista de preço da qual deseja carregar o campo.
Esse campo será criado apenas se marcado o parâmetro da empresa indicando que deve aceitar o valor unitário. O campo habilitará somente se utilizar meta do tipo quantidade e valor.
Cotação
Permite que seja informada a cotação da moeda selecionada na combo-box 'Moeda'. Quando informado, esse valor será considerado no cálculo de valor da meta, coluna 'Valor'.
Podem ser utilizados atalhos para facilitar a carga desse valor:
F6 - Carrega a cotação atual da moeda. Ao usar o atalho irá carregar a cotação da moeda para a coluna de moeda da meta atual.
F7 - Esse atalho faz a mesma carga do F6 mas nesse caso replica a cotação da moeda para todas as metas do grid.
Obs.: Esse campo será criado apenas se marcado o parâmetro da empresa indicando que deve aceitar o valor unitário. O campo habilitará somente se utilizar meta do tipo quantidade e valor.
Valor unitário
Permite que seja informado o valor unitário do produto da meta. Quando informado, esse valor será considerado no cálculo de valor da meta.
Podem ser utilizados atalhos para facilitar a carga desse campo:
F6 - Busca o valor unitário da lista de preço por cliente. Ao usar o atalho irá carregar o valor unitário para a coluna da meta atual.
F7 - Esse atalho faz a mesma busca do F6 mas nesse caso replica o valor unitário para todas as metas do grid.
Obs.: Para busca do valor unitário a partir da lista de preço por cliente é necessário informar nos filtros da meta selecionada o produto e também o cliente da lista de preço da qual deseja carregar o valor.
Esse campo será criado apenas se marcado o parâmetro da empresa indicando que deve aceitar o valor unitário. O campo habilitará somente se utilizar meta do tipo quantidade e valor.
Percentual de IPI
Permite que seja informado o percentual de IPI que deve ser aplicado ao valor da meta. Quando informado, esse valor será considerado no cálculo de valor da meta.
Podem ser utilizados atalhos para facilitar a carga desse campo:
F6 - Busca o percentual de IPI do cadastro do produto. Ao usar o atalho irá carregar o percentual de IPI para a coluna da meta atual.
F7 - Esse atalho faz a mesma busca do F6 mas nesse caso replica o percentual de IPI para todas as metas do grid.
Obs.: Para a busca do percentual de IPI a partir do produto é necessário informar nos filtros da meta selecionada o produto do qual deseja carregar o valor.
Esse campo será criado apenas se marcado o parâmetro da empresa indicando que deve aceitar o valor unitário. O campo habilitará somente se utilizar meta do tipo quantidade e valor.
Valor
Coluna referente aos valores previstos para as metas de valor filhas do agrupador em manutenção.
Esse campo pode ser informado manualmente ou, então, calculado a partir de outras colunas do grid. As colunas de quantidade, valor unitário, cotação da moeda e percentual de IPI quando informadas irão influenciar na carga do valor dessa coluna.
Ao ser informada a meta de quantidade e o valor unitário do produto, a coluna referente a meta de valor passa a ser calculada automaticamente, multiplicando o quantidade informada pelo valor unitário informado. Sobre esse valor calculado, se informada a cotação da moeda, a cotação também será considerada no cálculo do valor da meta. Ainda, caso seja informado o percentual de IPI do produto, esse percentual também será aplicado no cálculo para chegar ao valor final.
Portanto, o valor da meta pode será calculado da seguinte forma:
((quantidade x valor unitário) x cotação da moeda) * (1 + (100 / percentual de IPI))
Ex.: ((40 x 12) x 5) * ((1 + 100 / 5))
(2400) * (1,05) = 2.520,00
Produtos diferentes
Coluna referente aos valores previstos para as metas de variedade de produtos filhas do agrupador em manutenção.
Consulta
Botão para consulta do agrupador ao qual pertence a meta da linha selecionada. Ao acionar este botão abrirá a janela de manutenção de agrupadores/metas em modo consulta.
Total das metas filhas
Linha para exibição do valor total de todas as metas filhas que estão sendo exibidas naquela coluna.
Meta prevista no agrupador
Linha para exibição do valor previsto no agrupador pai para aquele tipo de meta.
Se a meta prevista no agrupador pai estiver diferente do valor total das metas filhas, ao avançar será exibida uma mensagem indicado a divergência nos valores permitindo continuar mantendo a divergência dos valores ou voltar para a manutenção e ajustar os valores.
Replica período anterior
Esse botão serve como facilitador para copiar os valores informados para as metas nos períodos anteriores para as metas do período que está em manutenção.
Para melhor explicar o comportamento desse botão vejamos as imagens a seguir:
Nessa primeira imagem temos a manutenção das metas filhas do agrupador no período 01/01/2022 - 31/01/2022 (Janeiro), sendo que foram informados os valores para as mesmas e então gravadas as alterações.
Na próxima imagem temos novamente a manutenção de metas filhas do agrupador mas, dessa vez para o período 01/02/2022 - 28/02/2022 (Fevereiro). Percebe-se que as metas desse período estão com os valores bem diferentes em relação as metas do período anterior ilustrado na imagem acima.
Nesse cenário, caso desejar utilizar para as metas do período atual os mesmos valores das metas do período anterior poderia então ser usado o botão <Replica per.anter.>, que irá copiar para as metas do período em manutenção (Fevereiro) os mesmos valores cadastrados nas metas do período anterior (Janeiro).
Na imagem a seguir é possível verificar que após acionar o botão os valores foram replicados para as metas do período atual.
Incluir
Inclui um novo agrupador como filho do agrupador pai em manutenção.
Ao utilizar esse botão será aberta uma janela onde será possível informar a descrição do novo agrupador e os filtros que podem ser aplicados a ele:
Ao avançar na janela o novo agrupador será incluído e carregará para o grid de manutenção das metas filhas a meta do novo agrupador incluído referente ao período que está em manutenção:
Essa inclusão é semelhante ao que ocorre pelo menu FAT 4.D.N, no entanto, como pode ser visto nas imagens acima, não aceita o agrupador pai, a campanha, a periodicidade e nem a data inicial da metas. Esses campos não são aceitos pois ao incluir o agrupador pela manutenção de metas filhas é considerado o agrupador em manutenção como sendo o pai do novo agrupador incluído. Sendo assim, serão carregadas essas informações automaticamente:
Agrupador pai: agrupador em manutenção
Campanha: herdará do agrupador pai
Periodicidade: herdará do agrupador pai
Data inicial das metas: herdará do agrupador pai
Excluir
Esse botão realiza a exclusão do agrupador/metas referente a meta selecionada.
Obs.: Serão excluídas todas as metas dos diferentes períodos contidas no agrupador.
Ex.: Se selecionada a meta do período 01/01/2022 do agrupador "PRODUTO D" e excluí-la, será excluído o agrupador "PRODUTO D" e todas as metas de todos os períodos e não apenas a meta do período que está em manutenção no grid.