×

Agrupadores Pai/Filhos

 
Os agrupadores desempenham um papel importante no cadastro das metas no SIGER® pois é por meio deles que é feito o vínculo entre as metas e a campanha de venda. No entanto, os agrupadores possuem bastante flexibilidade sendo que, quando necessário, podem ser configurados para que fiquem organizados em níveis. Essa configuração é definida no SIGER® como agrupadores pais e filhos.
 
Para permitir configurar os níveis de agrupamento é necessário indicar nos parâmetros da empresa que permite aceitar o agrupador pai na manutenção dos agrupadores. Definindo esse parâmetro, na manutenção de agrupadores/metas passa a habilitar o campo de ID do agrupador pai, o qual permite informar o agrupador ao qual o agrupador em manutenção pertence.
 
Ao informar o ID do agrupador pai alguns campos da manutenção serão carregados automaticamente. Isso ocorre pois estes campos precisam ser iguais entre o agrupador pai e os filhos e também, para evitar que ocorram divergências entre esses campos. Na alteração dos agrupadores, por exemplo, ao informar um agrupador pai que possua a campanha diferente do agrupador filho exibirá uma mensagem alertando a divergência e não permitirá que a alteração do agrupador pai seja realizada.
 
Campos carregados ao informar o ID do agrupador pai:
  • Campanha: herdará do agrupador pai
  • Periodicidade: herdará do agrupador pai
  • Data inicial das metas: herdará do agrupador pai
     
Importante: Não existe um menu específico para a criação do agrupador pai. A criação do agrupador pai deve ser feita pelo menu FAT 4.D-N, deixando, neste caso, o campo "ID do agrupador pai" em branco.
 
 
Exemplo 1: Caso seja necessário criar metas com três níveis, como por exemplo, grupo de produtos, subgrupo de produtos e produtos, pode-se criar 3 agrupadores. O primeiro será referente ao grupo de produtos e não terá agrupador pai. O segundo agrupador será relativo ao subgrupo de produtos e, para manter a hierarquia, deve ser informado como agrupador pai o agrupador do grupo de produtos. Por fim, o último agrupador será o de produtos, o qual terá como agrupador pai o agrupador de subgrupo de produtos.
Desta forma, os níveis de agrupadores ficariam de tal maneira:
 
 
Exemplo 2: No exemplo a seguir pode-se perceber que a quantidade de agrupadores filhos não é limitada a apenas um agrupador, ou seja, cada produto pode ter seu agrupador e então as metas serão definidas separadamente para cada produto. Isso ajuda a manter um controle mais específico nas metas e facilita a organização dos cadastros.
 
 
Porém, adicionando tantos agrupadores filhos para um mesmo agrupador pai pode acabar complicando um pouco a manutenção desses agrupadores filhos pois, se for necessário ajustar a meta de todos os produtos será necessário acessar a alteração de cada agrupador filho separadamente e então alterar os valores. Pensando em facilitar esse trabalho temos o menu de manutenção de metas filhas. + Saiba mais