×

Apuração de Metas:

Como fazer e como desfazer    

 
Para poder verificar os valores/quantidades realizados é necessário executar a apuração das metas. Essa rotina está disponível no menu FAT 4.D-P.
 

Apuração de metas

A apuração será realizada considerando os filtros de vendas definidos nas metas. Além disso, as empresas a serem consideradas para processar as vendas na apuração serão de acordo com o que foi definido na campanha de vendas. O valor realizado da meta é obtido por meio dos valores/quantidades faturados das vendas processadas. Porém, caso queira considerar como realizado os valores/quantidades não faturados das vendas, pode-se marcar um parâmetro da empresa para isso.
As metas possuem 3 status possíveis de apuração, sendo eles:
  • Não apurado - Indica que não foi executada a rotina de apuração para a meta.
  • Parcial - Indica que a  meta já foi apurada mas seu período de vigência ainda não está encerrado.
Por exemplo, uma meta que encerra seu período de vigência em 31/01/2022 pode ser apurada no dia 25/01/2022 e então ficará com o status de apuração parcial pois seus valores ainda podem sofrer alterações até o dia final de vigência.
  • Final - Indica que a meta já foi apurada e o seu período de vigência já foi encerrado.
    Se necessário desfazer a apuração parcial ou final de alguma meta pode ser utilizado o menu 4.D-Z para Desfazer a Apuração de Metas.
 

Criação automática de metas

Na tela do menu FAT 4.D-P é possível marcar o parâmetro para criar automaticamente metas, habilitando para configuração diversos parâmetros para a criação automática de metas de venda. É possível a criação automática tanto de metas de produto quanto de cliente.

 
 
O parâmetro Confirma inclusão de registros permite configurar se deve ser exibida uma janela de conferência para visualizar as metas que serão criadas ou se todas as metas serão criadas diretamente.
Já o parâmetro Criação automática por linha de comando define se será possível criar automaticamente metas quando a rotina for chamada por linha de comando. Caso desmarcada, não serão criadas metas quando a rotina for chamada por linha de comando.
É possível selecionar individualmente se deverão ser criadas automaticamente metas de cliente ou produto, e cada tipo de meta tem um botão de Filtros Padrões, que abrirá uma janela de seleção padrão onde será possível definir quais tipos de clientes/produtos serão considerados na criação.
 

Desfazer a Apuração de Metas

Caso tenha realizado a apuração das metas mas necessite revertê-la, pode-se utilizar o menu FAT 4.D-Z para Desfazer a apuração das metas. Desfazer a apuração consiste em retornar o status da meta para "Não apurado", zerando o valor realizado e a data/hora de apuração. Ao entrar no menu será aceita a seleção padrão de metas possibilitando filtrar aquelas que devem ser desfeitas.
Tanto a rotina de apuração quanto a rotina para desfazer a apuração podem ser facilmente acessadas através da manutenção consolidada de metas, por meio dos botões indicados na imagem abaixo. A consulta de status, da data de apuração, dos valores previstos e realizados e demais informações das metas, também podem ser feitas pelo grid da manutenção consolidada, no menu FAT 4.D-G.
 
 

Conferência de valores

Se necessário acompanhar de forma mais detalhada o andamento das metas há a possibilidade de usar o modelo de impressão de metas para listagem ou, utilizar o relatório de metas diárias.
Há também na manutenção consolidada de metas de vendas o botão <Grid Realizado>, que possibilita conferir as vendas que foram processadas para compor os valores/quantidades realizados.
 
 
Ao acionar o botão, exibirá um grid com as vendas processadas para as metas, possibilitando conferir os valores de foma fácil e rápida diretamente pela manutenção consolidada.