A rotina de integração contábil é acessada pelo menu FIN 3.5 (Integração c/Contabilidade), a integração entre o módulo controle financeiro e contabilidade compreendem os movimentos de entrada e liquidações de clientes e fornecedores, movimentos de caixa/conta corrente vinculados as quitações de documentos e digitados no menu FIN 3.4-I, retenções de notas de serviço e variações monetárias, este último quando contratado o módulo adicional variação cambial/financeiro em outras moedas.
A integração entre os módulos 6-Controle Financeiro e 1-Contabilidade não ocorre de forma on-line, ou seja, precisa executar a rotina de integração para gerar o lote de lançamentos na contabildade.
Cada geração de integração será criado um lote no módulo contabilidade, o lote compreende o agrupamento de lançamentos. Caso seja necessário gerar a integração do período já integrado anteriormente, será necessário excluir o lote manualmente no módulo contabilidade, senão os movimentos serão duplicados.
Havendo inconsistências na integração, seja por diferenças entre os valores de débito e crédito ou falta de configuração dos históricos financeiros, o SIGER® não concluirá a integração, será exibida mensagem de alerta e dependendo da inconsistência, será listado relatório com as mesmas no final do processamento. Para verificar e corrigir as inconsistência orientamos a listar os relatórios auxiliares, relatório de integração no menu
FIN 3.5-R + Saiba mais, listagem diária de integração no menu
FIN 3.5-L + Saiba mais e a auditoria de integração no menu
FIN 3.5-A + Saiba mais.
Obs.: Essa rotina se aplica as empresas que possuem o módulo 1-Contabilidade contratado e as devidas configurações de integração entre os módulos devidamente realizadas.
 Período dos lançamentos
Informar o período (mês/ano) dos lançamentos a serem integrados na contabilidade.
|
 Período p/integração
Selecionar o período a ser integrado, estão disponíveis as opções:
1-Diário
2-Mensal
3-1ª Quinzena
4-2ª Quinzena
5-1º Decêndio
6-2º Decêndio
7-3º Decêndio
|
 Dia
Informar o dia para integrar os lançamentos, este campo será habilitado somente quando selecionada a opção 1-Diário no campo "Período p/integração".
|
 Integra por fato contábil
Se desmarcado, todos os movimentos de cada data do período selecionado serão integrados na contabilidade através de um lançamento. No final da integração, constará na contabilidade um lançamento para cada dia do período com as respectivas movimentações que houveram.
Exemplo dos lançamentos com o campo desmarcado, o lote contábil possui 4 lançamentos, separando por data de lançamento.
Se marcado, cada movimento (entrada, pagamento, variação monetária, etc) será registrado em um lançamento distinto. Essa modalidade reduz a quantidade de partidas de cada lançamento, sendo portanto útil para gerar o SPED contábil mais organizado, em que não ocorrerá alerta nestes lançamentos por excesso de partidas.
Exemplo dos lançamentos com o campo marcado, o lote contábil possui 8 lançamentos, separando cada fato contábil num lançamento distinto.
|
 Descrição do cadastro
Este campo define a listagem da descrição do cadastro (cliente/fornecedor) para os documentos em lançamentos analíticos, estão disponíveis as opções:
0-Nenhum: Não lista a descrição do cadastro 1-Oficiais: Lista a descrição do cadastro para documentos oficiais
2-Outros: Lista a descrição do cadastro para documentos não oficiais
3-Ambos: Lista a descrição do cadastro para documentos oficiais não oficiais
Exemplo da consulta do lote na contabilidade, menu CTB 2.1-C, com a opção de listar a descrição, no histórico contábil não lista a descrição do cadastro.
Exemplo da consulta do lote na contabilidade, menu CTB 2.1-C, com a opção para listar a descrição, no histórico contábil lista a descrição do cadastro.
|
 Lançamentos por documento
Para clientes e fornecedores que foram informadas as contas contábeis nos seus cadastros, botão <Financeiros> e <Dad.Contábeis/Fin>, campo "Conta devedora" quando for cadastro cliente e "Conta credora" quando for cadastro de fornecedor, os lançamentos destas contas:
Se marcado integrará os lançamentos por conta/histórico separados por documento, lançamento a crédito, exemplo na consulta do lote contábil.
Se desmarcado integrará os lançamentos por conta/histórico acumulando os valores dos documentos, lançamento a crédito, exemplo na consulta do lote contábil, menu CTB 2.1-C.
Obs.: Para integrar neste formato é necessário desmarcar o campo "Integra por fato contábil".
|
 Integra obs. nota por lançamento entrada
Este campo define a integração das observações da nota do lançamento de entrada, estão disponíveis as opções:
1-Débito: Integra a observação da nota para lançamento de despesa
2-Crédito: Integra a observação da nota para lançamento da contrapartida (conta do fornecedor)
3-Ambos: Integra a observação da nota para lançamento de despesa e para lançamento de contrapartida (conta do fornecedor)
4-Nenhuma: Não integra a observação da nota no lançamento
Exemplo da integração na consulta do lote contábil, menu CTB 2.1-C.
Consulta da nota fiscal no financeiro, menu FIN 2.1-C:
|
 Integra obs. nota por lançamento saída
Este campo define a integração das observações da nota do lançamento de entrada, estão disponíveis as opções:
1-Débito: Integra a observação da nota para lançamento da contrapartida (conta do cliente)
2-Crédito: Integra a observação da nota para lançamento de receita
3-Ambos: Integra a observação da nota para lançamento de receita e para lançamento de contrapartida (conta do cliente)
4-Nenhuma: Não integra a observação da nota no lançamento
Pode-se aplicar o mesmo exemplo utilizado no campo "Integra obs. nota por lançamento entrada".
|
 Integra obs.documento compl.hist
Este campo define a integração do campo de observações do documento do financeiro, no complemento do histórico contábil, estão disponíveis as opções:
1-Docto.fornecedores: Integra as observações do documento de fornecedor no complemento do histórico contábil
2-Não integra: Não integra observações do documento no complemento do histórico contábil
3-Docto.clientes: Integra as observações do documento de cliente no complemento do histórico contábil
4-Docto.cli/forn: Integra as observações do documento de cliente/fornecedor no complemento do histórico contábil
Consulta do lote contábil no menu CTB 2.1-C.
Consulta do documento no financeiro, menu FIN 2.2-C:
Obs.: Para integrar a observação do documento do financeiro, o mesmo não pode ter origem de nota fiscal e a configuração do momento da contabilização, campo "Momento da contabilização", da espécie de documento do financeiro, deve ser com registro na entrada do documento, ou seja, com as opções "2-Reg.(entrada) e liquidação cfe histórico" ou "4-Reg.(entrada) e liquidação cfe contas".
Exemplo da configuração da espécie de documento do financeiro:
|
 Documento integra obs.compl.hist
Este campo define o tipo de documento que integra as observações no complemento do histórico contábil, este campo é desabilitado se o campo "Integra obs.documento compl.hist" estiver com a opção "2-Não integra". As opções disponíveis são as seguintes:
1-Oficial
2-Outros
3-Ambos
|
 Integra obs.documento conta histórico
Este campo define a integração da observação do documento no complemento do histórico para os lançamentos que utilizam a conta contábil do histórico financeiro.
Esse campo está relacionado diretamente ao campo "Integra obs.documento compl.hist".
No cadastro da tabela por empresa 12-Históricos financeiros, do histórico de entrada de nota fiscal de fornecedor, o campo "Utiliza conta contábil" deve estar configurado com a opção "1-Não utiliza".
|
 Ordem dos lançamentos
Este campo define a ordem que deve ser feita a integração dos lançamentos dentro da data definida no campo "Período dos lançamentos". Estão disponíveis as opções:
1-Movimento
2-Conta
3-Valor
4-Documento
|
 Clientes
Se marcado este campo serão integrados os lançamentos de cadastros de clientes.
|
 Fornecedores
Se marcado este campo serão integrados os lançamentos de cadastros de fornecedores.
|
 Movimentos caixa (digitados)
Se marcado este campo serão integrados os movimentos de caixa/conta corrente digitados no menu FIN 3.4-I. + Saiba mais
Não são considerados para este campo os movimentos no caixa/conta corrente em contrapartida de liquidações de documentos, por exemplo, quando liquidado um documento de cliente ou fornecedor e informado o caixa/conta corrente de pagamento, este movimento será integrado pelo campo "Pagamentos".
|
 Entradas
Se marcado este campo serão integrados os movimentos de entrada de notas e documentos, compreendem, também, como entradas as notas de saída (venda), caso marcado o campo "Clientes".
|
 Pagamentos
Se marcado este campo serão integrados os movimentos de pagamentos de documentos, compreendem, também, como pagamento as liquidações de clientes, caso marcado o campo "Clientes".
|
 Retenções
Se marcado este campo serão integração os movimentos de liquidações e entrada de documentos (a pagar) referente a retenções.
O exemplo prático desses movimentos são as notas fiscais de serviços, que podem ser lançadas nos módulos 4-Livros Fiscais, menu LFI 2.7-M (Registro de Serviços/ISS), 7-Controle de Estoques, menu EST 2.C-M (Entrada de Nota de Serviço) e 8-Controle de Compras, menu COM 3.4-M (Entrada de Nota de Serviço) ou das notas de serviço emitidas no módulo 5-Vendas e Faturamento.
Nessas notas, quando existem as retenções dos impostos (ISS, INSS, IRRF, IRPJ, CSLL, PIS e COFINS), ao integrar no financeiro, o SIGER® cria automaticamente os documentos, são estes documentos que serão integrados.
|
 Variações monetárias
Integrar os movimentos gerados a partir do cálculo da variação monetária, menu FIN 7.1-G (Geração da Variação Monet.), caso tenha contratado o módulo adicional do financeiro (Variação Cambial/Financeiro em Outras Moedas).
|
 Empr.a consolidar
Caso possua mais de uma sigla de empresa no financeiro e essas siglas contabilizam na mesma sigla da contabilidade, é possível integrar os lançamentos das siglas no mesmo lote contábil, consolidando as empresa neste botão.
|
Observações sobre os movimentos a integrar:
A integração dos lançamentos por ser realizada em lotes distintos, facilitando a conciliação contábil, ou nas situações em que o módulo de contabilidade é utilizado somente para exportar os movimentos para o Escritório Contábil, o qual integrará somente as liquidações, como exemplo, neste caso para integrar somente pagamentos (liquidações) de clientes e fornecedores, marcar os seguintes campos:
Outra situação, integrar as liquidações de clientes, fornecedores e movimentos de caixa/conta corrente digitados manualmente no financeiro:
Integrar somente as entradas de notas e documentos de clientes e fornecedores:
Assim sendo é possível fazer a combinação de movimentos a integração, contudo se houver a possibilidade de gerar inconsistência na integração, como lançamentos sem contrapartida, o SIGER® alertará com a mensagem, como essa a seguir, alertando que não foi selecionado o campo de tipo de cadastro (cliente/fornecedor), o que pode ocorrer em diferenças na integração, havendo divergências entre os valores de débito e crédito, o lote não será integrado na contabilidade.

Selecionando todos os campos corretamente, informando os períodos dos lançamentos e para integração, ao avançar na janela "Seleção - Integra entradas e pagamentos de clientes e fornecedores" será exibida a janela "Seleção - Lote de lançamentos", nessa janela é obrigatório que seja informando o número do lote, o lote é o agrupamento de lançamentos que serão integrados, neste campo está disponível a função F6 para sugerir o número automaticamente. O campo "Descrição do lote" é opcional, contudo informando a descrição do lote ficará mais fácil a identificação do mesmo no módulo contábil.
Neste exemplo serão integrados todos os movimentos a integrar, então a descrição do lote será "INTEGRA FINANCEIRO AGOSTO/2021", se estiver integrando somente entradas ou liquidações, pode ser utilizada a descrição "INTEGRA ENTRADAS AGOSTO/2021" ou "INTEGRA PAGAMENTOS AGOSTO/2021".
Ao avançar seja gerado o lote no módulo contábil. Caso ocorra alguma inconsistência entre os valores de débito e crédito, será exibida mensagem de alerta.
Para demonstrar o lote no módulo contábil, acessar o menu CTB 2.1-C e teclar F8, será exibida a pequisa de lotes.
Para identificar os movimentos inconsistentes orientamos a utilizar o relatório de auditoria de integração.
+ Saiba mais