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Auditoria de Integração FIN x CTB

 
Este relatório tem como a principal função de identificar os movimentos inconsistentes na integração contábil, quando não for possível identificar as inconsistências no relatório de integração.
 
Selecionando a opção "1-Movtos inconsistentes" no campo "Listar", serão listados somente os movimentos que estão inconsistentes no período informado.
 
Auditoria de Integração FIN x CTB
1

Mês/Ano

Informar o período (mês/ano) dos lançamentos a serem listados no relatório.
 
2

Período

Selecionar o período a ser listado no relatório, estão disponíveis as opções:
1-Diário
2-Mensal
3-1ª Quinzena
4-2ª Quinzena
5-1º Decêndio
6-2º Decêndio
7-3º Decêndio
 
3

Dia

Informar o dia para listar os lançamentos, este campo será habilitado somente quando selecionada a opção 1-Diário no campo "Período p/integração".
 
4

Listar

Este campo define as movimentos que serão listados no relatório, estão disponíveis as opções:
1-Movtos inconsistentes: Lista somente os movimentos que possivelmente  estão gerando diferença na integração contábil.
2-Movtos consistentes: Lista somente os movimentos que provavelmente não estão gerando diferença na integração contábil.
3-Todos: Lista todos os movimentos da integração contábil.
 
5

Descrição do cadastro

Este campo define a listagem da descrição do cadastro (cliente/fornecedor) para os documentos em lançamentos analíticos, estão disponíveis as opções:
0-Nenhum: Não lista a descrição do cadastro
1-Oficiais: Lista a descrição do cadastro para documentos oficiais
2-Outros: Lista a descrição do cadastro para documentos não oficiais
3-Ambos: Lista a descrição do cadastro para documentos oficiais não oficiais
 
6

Ordem

Este campo define a ordem que deve ser listados os lançamentos dentro da data definida no campo "Período dos lançamentos". Estão disponíveis as opções:
1-Movimento
2-Conta
3-Valor
4-Documento
 
7

Conciliar movtos s/vinculação

Este campo define o formato do agrupamento dos documentos que não possuem vinculação. Então disponíveis as opções:
1-Não: Não agrupa movimentos que não possuem vinculação gravada.
2-Por documento: Agrupa movimentos sem vinculação pelo número do documento.
3-Por valor: Agrupa movimentos sem vinculação pelo valor.
4-Por documento e valor: Agrupa movimentos sem vinculação pelo número do documento e pelo valor.
 
8

Clientes

Se marcado este campo serão listados os lançamentos de cadastros de clientes.
 
9

Fornecedores

Se marcado este campo serão listados os lançamentos de cadastros de fornecedores.
 
10

Movimentos caixa (digitados)

Se marcado este campo serão listados os movimentos de caixa/conta corrente digitados no menu FIN 3.4-I.
 
Não são considerados para este campo os movimentos no caixa/conta corrente em contrapartida de liquidações de documentos, por exemplo, quando liquidado um documento de cliente ou fornecedor e informado o caixa/conta corrente de pagamento, este movimento será integrado pelo campo "Pagamentos".
 
11

Entradas

Se marcado este campo serão listados os movimentos de entrada de notas e documentos, compreendem, também, como entradas as notas de saída (venda), caso marcado o campo "Clientes".
 
12

Pagamentos

Se marcado este campo serão listados os movimentos de pagamentos de documentos, compreendem, também, como pagamento as liquidações de clientes, caso marcado o campo "Clientes".
 
13

Retenções

Se marcado este campo serão listados os movimentos de liquidações e entrada de documentos (a pagar) referente a retenções.
 
O exemplo prático desses movimentos são as notas fiscais de serviços, que podem ser lançadas nos módulos 4-Livros Fiscais, menu LFI 2.7-M (Registro de Serviços/ISS), 7-Controle de Estoques, menu EST 2.C-M (Entrada de Nota de Serviço) e 8-Controle de Compras, menu COM 3.4-M (Entrada de Nota de Serviço) ou das notas de serviço emitidas no módulo 5-Vendas e Faturamento.
 
Nessas notas, quando existem as retenções dos impostos (ISS, INSS, IRRF, IRPJ, CSLL, PIS e COFINS), ao integrar no financeiro, o SIGER® cria automaticamente os documentos, são estes documentos que serão integrados.
 
14

Variações monetárias

Listar os movimentos gerados a partir do cálculo da variação monetária, menu FIN 7.1-G (Geração da Variação Monet.), caso tenha contratado o módulo adicional do financeiro (Variação Cambial/Financeiro em Outras Moedas).
 
15

Empr.a consolidar

Caso possua mais de uma sigla de empresa no financeiro e essas siglas contabilizam na mesma sigla da contabilidade, é possível listar os lançamentos das siglas no mesmo lote contábil, consolidando as empresa neste botão.
 
 
Exemplo do relatório de auditoria com inconsistências.
 
 
Orientações de como corrigir as inconsistências mais mais recorrentes, utilizando o exemplo do relatório anterior, seguindo as orientações do próprio relatório:
 
Inconsistência: Conta contábil inexistente! Emp: 001 Cli/for: 0051216 Sr: 2 Nota: 000000554 Dt.mov: 16/08/2021
Solução 1: Acessar a alteração do cadastro no menu FIN 1.5-A, informar a conta contábil no botão <Financeiros> e <Dad.Contábeis/Fin.>, como se trata de um fornecedor, informar a conta no campo "Conta credora", caso utilize a conta aberta no plano de contas contábil.
 
 
Solução 2: Acessar alteração da nota fiscal no menu FIN 2.1-A, informar os dados da nota e avançar até a janela "Dados´p/contabilidade" e informar a conta contábil de contrapartida do lançamento, neste exemplo, será conta devedora por se tratar de uma nota fiscal de fornecedor.
 
 
Inconsistência: O histórico financeiro 65-DESC.ANTECIP e o cliente 2141-CLIENTE 010 não possuem conta contábil! Para corrigir esta situação, acesse o menu "1-Cadastros", "4-Tabelas por Empresas", "A-Alteração de Tabelas", informe o código da tabela 12 e inclua conta contábil para o histórico.
Solução: Acessar menu FIN 1.4-A, selecionar tabela 12-Históricos financeiros, selecionar o histórico 65 e informar a conta contábil.
 
 
Inconsistência: Não foi informado rateio de centros de custo! Emp: 001 Cli/for: 0051215 Documento: 000000541 Dt.movto: 05/08/2021 Seq: 00 Esp: 050 Dsd: Parc: 00
Solução: Acessar menu FIN 2.2-A, teclar função "F7-Outros acessos ao documento", informar o código do documento no campo "Nº documento" e avançar até a janela "Dados p/contabilidade" selecionar o botão "Rateio de custos" e informar o rateio.
 
 
Exemplo do relatório depois de corrigidas as inconsistências, sem diferença/inconsistência nos valores a débito e a crédito, neste exemplo foi listado com todos os movimentos, pois não há mais inconsistências.