O relatório de integração pode ser utilizado para conciliação contábil prévia, para conferência dos lançamentos contábeis e identificação de inconsistências na integração.
O relatório é emitido no meu FIN 3.5-R (Relatório de Integração), o formato do relatório será definido, conforme a seleção dos campos a seguir.
 Período dos lançamentos
Informar o período (mês/ano) dos lançamentos a serem listados no relatório.
|
 Período p/integração
Selecionar o período a ser listado no relatório, estão disponíveis as opções:
1-Diário
2-Mensal
3-1ª Quinzena
4-2ª Quinzena
5-1º Decêndio
6-2º Decêndio
7-3º Decêndio
|
 Dia
Informar o dia para listar os lançamentos, este campo será habilitado somente quando selecionada a opção 1-Diário no campo "Período p/integração".
|
 Integra por fato contábil
Se desmarcado, todos os movimentos de cada data do período selecionado serão listados através de um lançamento. No final do processamento, listará um lançamento para cada dia do período com as respectivas movimentações que houveram.
Exemplo dos lançamento com o campo desmarcado, será listado lançamento único com várias partidas.
Se marcado, cada movimento (entrada, pagamento, variação monetária, etc) serão listados em lançamentos distintos. Exemplo dos lançamentos com o campo marcado, cada destaque de cor será um lançamento na consulta do lote no módulo contabilidade, conforme demonstrado no relatório de integração.
|
 Descrição do cadastro
Este campo define a listagem da descrição do cadastro (cliente/fornecedor) para os documentos em lançamentos analíticos, estão disponíveis as opções:
0-Nenhum: Não lista a descrição do cadastro 1-Oficiais: Lista a descrição do cadastro para documentos oficiais
2-Outros: Lista a descrição do cadastro para documentos não oficiais
3-Ambos: Lista a descrição do cadastro para documentos oficiais não oficiais
Exemplo relatório de integração destacando a descrição do cadastro do fornecedor no complemento do histórico.
|
 Lançamentos por documento
Para clientes e fornecedores que foram informadas as contas contábeis nos seus cadastros, botão <Financeiros> e <Dad.Contábeis/Fin>, campo "Conta devedora" quando for cadastro cliente e "Conta credora" quando for cadastro de fornecedor, os lançamentos destas contas:
Se marcado fará listagem por conta/histórico separados por documento, lançamento a crédito, exemplo na listagem do relatório de integração, destacando os valores a crédito.
Se desmarcado fará listagem por conta/histórico acumulando os valores dos documentos, lançamento a crédito, exemplo na listagem do relatório de integração, destacando o movimento a crédito com valor de 9.700,00 e os valores de contrapartida de 2.500,00 e 7.200,00.
Obs.: Para integrar neste formato é necessário desmarcar o campo "Integra por fato contábil".
|
 Integra obs. nota por lançamento entrada
Este campo define a listagem das observações da nota do lançamento de entrada, estão disponíveis as opções:
1-Débito: Integra a observação da nota para lançamento de despesa
2-Crédito: Integra a observação da nota para lançamento da contrapartida (conta do fornecedor)
3-Ambos: Integra a observação da nota para lançamento de despesa e para lançamento de contrapartida (conta do fornecedor)
4-Nenhuma: Não integra a observação da nota no lançamento
Exemplo da listagem do relatório com a opção 3-Ambos, destacando a observação da nota fiscal.
Consulta da nota fiscal no financeiro, menu FIN 2.1-C:
|
 Integra obs. nota por lançamento saída
Este campo define a listagem das observações da nota do lançamento de entrada, estão disponíveis as opções:
1-Débito: Integra a observação da nota para lançamento da contrapartida (conta do cliente)
2-Crédito: Integra a observação da nota para lançamento de receita
3-Ambos: Integra a observação da nota para lançamento de receita e para lançamento de contrapartida (conta do cliente)
4-Nenhuma: Não integra a observação da nota no lançamento
Pode-se aplicar o mesmo exemplo utilizado no campo "Integra obs. nota por lançamento entrada".
|
 Integra obs. documento compl.hist
Este campo define a listagem do campo de observações do documento do financeiro, no complemento do histórico contábil, estão disponíveis as opções:
1-Docto.fornecedores: Integra as observações do documento de fornecedor no complemento do histórico contábil
2-Não integra: Não integra observações do documento no complemento do histórico contábil
3-Docto.clientes: Integra as observações do documento de cliente no complemento do histórico contábil
4-Docto.cli/forn: Integra as observações do documento de cliente/fornecedor no complemento do histórico contábil
Exemplo da listagem do relatório destacando a observação do documento.
Consulta do documento no financeiro, menu FIN 2.2-C:
Obs.: Para listar a observação do documento do financeiro, o mesmo não pode ter origem de nota fiscal e a configuração do momento da contabilização, campo "Momento da contabilização", da espécie de documento do financeiro, deve ser com registro na entrada do documento, ou seja, com as opções "2-Reg.(entrada) e liquidação cfe histórico" ou "4-Reg.(entrada) e liquidação cfe contas".
Exemplo da configuração da espécie de documento do financeiro:
|
 Documento integra obs.compl.hist
Este campo define o tipo de documento que listará as observações no complemento do histórico contábil, este campo é desabilitado se o campo "Integra obs.documento compl.hist" estiver com a opção "2-Não integra". As opções disponíveis são as seguintes:
1-Oficial
2-Outros
3-Ambos
|
 Integra obs.documento conta histórico
Este campo define a listagem da observação do documento no complemento do histórico para os lançamentos que utilizam a conta contábil do histórico financeiro.
Esse campo está relacionado diretamente ao campo "Integra obs.documento compl.hist".
No cadastro da tabela por empresa 12-Históricos financeiros, do histórico de entrada de nota fiscal de fornecedor, o campo "Utiliza conta contábil" deve estar configurado com a opção "1-Não utiliza".
|
 Ordem dos lançamentos
Este campo define a ordem que deve ser listados os lançamentos dentro da data definida no campo "Período dos lançamentos". Estão disponíveis as opções:
1-Movimento
2-Conta
3-Valor
4-Documento
Exemplo da listagem do relatório de integração com a opção 1-Movimento
Exemplo da listagem do relatório de integração com a opção 2-Conta
Exemplo da listagem do relatório de integração com a opção 3-Valor
Exemplo da listagem do relatório de integração com a opção 4-Documento
|
 Listar clientes/fornecedores diversos
Este campo define se lista o relatório identificando clientes e fornecedores sem conta contábil no cadastro, esse recurso pode ser útil na conciliação dos relatórios o diário e/ou razão auxiliar.
Exemplo da relatório listagem do relatório com o campo marcado, será destacados no final do relatório os cadastros diversos, sem conta contábil configurada no mesmo.
|
 Listar rateio por centros de custo
Este campo define a listagem dos rateio de centros de custos dos lançamentos, essa opção está disponível apenas para listagem em planilha XLSX (compatível com Microsoft Excel, OpenOffice e StarOffice). Caso marque este campo não será exibida a janela "SIGER® - Configuração de impressão", será gerada a planilha XLSX diretamente.
Exemplo da emissão do relatório destacando o rateio de centros de custos.
|
 Clientes
Se marcado este campo serão listados os lançamentos de cadastros de clientes.
|
 Fornecedores
Se marcado este campo serão listados os lançamentos de cadastros de fornecedores.
|
 Movimentos caixa (digitados)
Se marcado este campo serão listados os movimentos de caixa/conta corrente digitados no menu FIN 3.4-I. + Saiba mais
Não são considerados para este campo os movimentos no caixa/conta corrente em contrapartida de liquidações de documentos, por exemplo, quando liquidado um documento de cliente ou fornecedor e informado o caixa/conta corrente de pagamento, este movimento será integrado pelo campo "Pagamentos".
|
 Entradas
Se marcado este campo serão listados os movimentos de entrada de notas e documentos, compreendem, também, como entradas as notas de saída (venda), caso marcado o campo "Clientes".
|
 Pagamentos
Se marcado este campo serão listados os movimentos de pagamentos de documentos, compreendem, também, como pagamento as liquidações de clientes, caso marcado o campo "Clientes".
|
 Retenções
Se marcado este campo serão listados os movimentos de liquidações e entrada de documentos (a pagar) referente a retenções.
O exemplo prático desses movimentos são as notas fiscais de serviços, que podem ser lançadas nos módulos 4-Livros Fiscais, menu LFI 2.7-M (Registro de Serviços/ISS), 7-Controle de Estoques, menu EST 2.C-M (Entrada de Nota de Serviço) e 8-Controle de Compras, menu COM 3.4-M (Entrada de Nota de Serviço) ou das notas de serviço emitidas no módulo 5-Vendas e Faturamento.
Nessas notas, quando existem as retenções dos impostos (ISS, INSS, IRRF, IRPJ, CSLL, PIS e COFINS), ao integrar no financeiro, o SIGER® cria automaticamente os documentos, são estes documentos que serão integrados.
|
 Variações monetárias
Listar os movimentos gerados a partir do cálculo da variação monetária, menu FIN 7.1-G (Geração da Variação Monet.), caso tenha contratado o módulo adicional do financeiro (Variação Cambial/Financeiro em Outras Moedas).
|
 Empr.a consolidar
Caso possua mais de uma sigla de empresa no financeiro e essas siglas contabilizam na mesma sigla da contabilidade, é possível listar os lançamentos das siglas no mesmo lote contábil, consolidando as empresa neste botão.
|
Ocorrências de inconsistências no relatório de integração
Ao processar o relatório de integração e havendo inconsistência no período selecionado, o SIGER® exibirá mensagem de atenção, informando da primeira inconsistência localizada, exemplo da mensagem a seguir.
Ao selecionar o botão <OK> o SIGER® exibe a mensagem de questionamento se continua exibindo as mensagens, orientamos a selecionar a opção "Não", pois no final do processamento serão listadas as inconsistências no final do relatório, não havendo a necessidade de exibir a mensagem em tela a cada inconsistência localizada.
Exemplo do relatório de integração com inconsistências, destacando os erros no final do relatório. Neste exemplo ocorrências duas inconsistências diferentes, uma relativa ao movimento de nota e outra a documento.
As inconsistências podem ter relação aos movimentos de notas e CFOP (naturezas de operação), documentos, configuração do histórico financeiro e movimentos de caixa/conta corrente.
As inconsistências relacionadas às notas e CFOP, normalmente, ocorrem por falta de configuração da conta contábil de contrapartida no cadastro da CFOP
+ Saiba mais, pois os movimentos de notas são oriundos da integração entre módulos, como vendas e faturamento (notas de saída), livros fiscais, controle de compras e estoques (notas de entrada e serviços). Nestes casos a correção deve ser realizada na alteração de notas no menu FIN 2.1-A ou na origem do movimento, posteriormente verificar a origem da inconsistência e corrigi-la também, para evitar futuras inconsistências.
As inconsistências relacionadas aos documentos do financeiro, ocorrem por não ter informado as contas contábeis no momento da inclusão do mesmo, para correção deve acessar a alteração de documentos no menu FIN 2.2-A ou M.
As inconsistências relacionadas aos históricos financeiros, normalmente, ocorrem por falta da informação da conta contábil no cadastro do histórico financeiro, esse tipo de inconsistência o SIGER® indica na mensagem como proceder com a correção, acessar a alteração da tabela por empresa no menu FIN 1.4-A, tabela 12-Históricos financeiros, como no exemplo anterior, "O histórico financeiro 65-DESC.ANTECIP e o cliente 2141-CLIENTE 010 não possuem conta contábil! Para corrigir esta situação, acesse o menu "1-Cadastros", "4-Tabelas por Empresas", "A-Alteração de Tabelas", informe o código da tabela 12 e inclua conta contábil para o histórico".
As inconsistências relacionadas aos movimentos de caixa/conta corrente, normalmente, ocorrem por falta do movimento de contrapartida, para correção deve ser excluído o movimento acessando o menu
FIN 3.4-E e incluir o movimento corretamente. Nessa situação o SIGER® não identifica a inconsistência no relatório de integração, apenas informa que há diferença entre o débito e crédito, assim orientamos a emitir o relatório de auditoria de integração com os movimentos inconsistentes.
+ Saiba mais