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Eventos da folha

 
FPA MENU 1.7, letra "I", incluir utilizado para incluir novos eventos, tais como: horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, desconto de pensão alimentícia, etc. Importante: ao cadastrar novo evento, analisar e configurar corretamente as configurações dos encargos e tributações para o cálculo da folha e para o eSocial.
 
A configuração do evento MENU 1.7 é utilizado para definir o tipo de evento, vencimento, desconto, informativo, bem como se é base para cálculo de dissídio, se o evento será considerado variáveis para o cálculo de férias e 13º salário, assim como a regra de cálculo, se será um fator sobre o salário base, se será um valor fixo, será em horas ou dias.
 
Ao incluir novo evento no campo "Descrição" pode ser usado o atalho da tecla F3 para copiar evento já existente, utilizado para copiar evento semelhante, alterando a penas o campo "Descrição".
 
A seguir o MENU 1.7 com a descrição de cada campo e no final exemplos de alguns eventos.
 
Eventos da folha
1

Código

Código do evento, para incluir novo código, utiliza-se as teclas F4 + ENTER.
2

Descrição

Informar o nome do evento.
3

Natureza da rubrica

Natureza da rubrica é a classificação do tipo evento para eSocial, utiliza a tecla F8 para pesquisar a tabela de rubricas disponibilizada pelo eSocial. IMPORTANTE: deverá sempre classificar o evento de acordo com a tabela do eSocial, e quando não tiver uma específica, precisará informar uma que seja mais próxima do tipo de evento. Exemplo: evento de atestado/faltas justificadas, a natureza da rubrica é S-1050.
4

Tipo de processamento

Tipo de processamento do evento, pode ser valor, horas, dias, quantidades, etc. Exemplo: evento de hora extra, deverá ser horas, eventos de faltas, poderá ser horas ou dias.
5

Fator de multiplicação

Fator de multiplicação do evento, utilizado para calcular o tipo de processamento "X", o fator de multiplicação. Exemplo: evento de hora extra será de acordo com o percentual. Hora extra a 50% o fator deverá ser 1,50.
6

Valor/base

Valor base para cálculo do evento, utilizado por exemplo no cálculo da insalubridade, que é "X" percentual sobre o salário mínimo. Neste exemplo da insalubridade de 20% o tipo de processamento é 10, fator 0,20 e valor base R$1.212,00 (salário mínimo nacional em 2022).
7

Valor mínimo

 Valor mínimo que o evento pode calcular, utilizado para definir o valor mínimo a ser pago no cálculo do evento.
8

Base cálculo IRRF

Selecione a base de cálculo do IRRF, que pode ser base de IRRF Mensal, Férias, 13º ou Participação nos Lucros.
9

Tipo acumulador especial

Tipo de acumulador especial do evento, utilizado para definir o tipo de evento, exemplo, se é uma insalubridade, periculosidade, salário família, pensão, entre outros. Forma do SIGER® identificar o tipo do evento.
10

Tipo

Selecione o tipo de acumulado para o número de dias/horas trabalhadas ou de repouso.
11

Acumula rendimentos RAIS

Acumula valores do evento para RAIS, deverá marcar para todos os rendimentos para ser declarados na RAIS.
12

Acumula horas extras para RAIS

Acumula quantidade de horas extras para RAIS, deverá marcar para todos os eventos de horas extras, para ser declarados na RAIS.
13

Tipo de evento

Tipo do evento, pode ser vencimento, descontou ou informativo.
14

Dias para descontar nas férias

Considera os dias de faltas para descontar nas férias, somente deverá marcar esta flag, se o evento for tipo de processamento "DIAS" e que será acumulado para descontar nas férias, de acordo com a tabela de faltas nas férias.
15

Grupo de eventos

Agrupa vários eventos em um único para listar no recibo de pagamento.
16

Base cálculo insalubridade

Considera o evento em horas/dias para base de insalubridade. Normalmente são configuradas as horas extras para ser paga a insalubridade sobre as extras e as faltas, para descontar da base de cálculo da insalubridade. + Saiba mais
17

Utiliza abono como base para pensão

Considera o valor do abono pecuniário pago nas férias para base do cálculo da pensão alimentícia.
18

Base cálculo INSS

Considera o evento para base de INSS.
19

Acumula dias/horas trabalhadas

Considera o evento em horas/dias dentro das 220 horas mensais. Utilizado nos eventos de faltas e atestados, para dizer que estes eventos fazem parte das 220 horas mensais e que não são valores pagos ou  descontos, acima do salário referente a 220 horas.
20

Valor máximo

Valor máximo do cálculo do evento. Utilizado para definir o valor máximo a ser pago no cálculo do evento.
21

Calcula sem faltas

Calcula evento somente se não tiver faltas na competência, eventos com tipo de processamentos 7 e 8.
22

Calcula reflexo var.s/rep.rem.

Selecione a regra para o calculo do reflexo variável sobre o repouso remunerado de horas extras, comissões, adicional noturno, etc.
23

Dec. da referência

Número de decimais para referência do evento. Será usado na impressão dos recibos de pagamento.
24

Base cálculo FGTS

Considera o evento na base de cálculo do FGTS.
25

Base cálculo salário-família

Considera o evento na base de cálculo do salário família.
26

Acumula var.p/férias/13º salário

Considera o evento no cálculo das variáveis para férias e 13º salário.
27

Cal.sobre ref.de Horas Extras

Calcula o evento sobre a referência das horas extras.
28

Incidência tributária

Botão para configurar as incidências de INSS, IRRF, FGTS para o eSocial. utiliza-se a tecla F8 para pesquisar o código de cada incidência, definida pelo eSocial.
29

Adiciona ao salário base

Adiciona o evento de comissão e repouso de comissão como salário base para calcular valor hora.
30

Eventos a deduzir

Configura o evento para deduzir do cálculo.
31

Adic. tempo serviço

Botão utilizado para fazer a configuração do evento de adicional por tempo de serviço, como quinquênio, anuênio, biênio. + Saiba mais
 
32

Som/subt.evento

Botão utilizado para configurar os eventos que deve ser somado ou subtraído da base de cálculo. Exemplo: quando a pensão alimentícia não deve calcular sobre 1/3 de férias.
33

Evento Adicional

Considera o fator de multiplicação deste evento com o fator do evento origem para obter novo fator de multiplicação.
34

Professores

Botão para configurar os eventos para compor salário base de professor.
35

Adicional fixo para adiantamento de 13º

Configura o evento de adicional fixo para calcular no adiantamento de 13º salário.
36

Permite importar no ponto

Configura se o evento pode ser importado do ponto.
37

Calcula somente nas férias

Configurado o evento para calcular somente nas férias, utilizado para calcular um bônus nas férias.
38

Variáveis p/maternidade

Configurado o evento para calcular média nas variáveis para maternidade.
39

Exposição a agente nocivo

Configura o evento com o grau de exposição a agente nocivo, para o cálculo do acréscimo do RAT, utilizado para aposentadoria especial.
40

Grupo eventos p/fins rescisórios

Configura o evento para listar no grupo rescisório, na impressão do recibo de rescisão. Cada evento tem um grupo fixo na rescisão, e quando não tiver, precisa informar o grupo geral para vencimento código 46 e para desconto código 167. Utiliza-se a tecla F8 para pesquisar a tabela de grupos rescisórios, definidos pelo MTE.
41

Meses a processar

Botão utilizado para configurar o evento, referente a regra de de quando deverá ocorrer, como somente na admissão, somente no aniversário de empresa, ou x meses.
42

Calcula pensão alimentícia

Configura o evento de pensão alimentícia, para descontar no cálculo mensal, férias e 13º salário.
43

Código HomologNet

Código de rubrica para o Homolognet. Verificar código na tabela de rubricas no layout do arquivo de importação.
44

Meses para médias

Informa o número de meses a ser utilizado para fazer a média.
45

Regras tributárias

Botão utilizado para configurar no evento se é ou não base para cálculo de INSS, RAT e TERCEIROS, quando existir algum processo para isentar a empresa da contribuição. Exemplo: empresa tem o processo para não descontar o INSS patronal sobre 1/3 de férias, evento padrão do SIGER® 201.+ Saiba mais
46

Proporcionalização

Botão para definir as regras para o evento ser calculado proporcional.
47

Abater referência do salário base

Considera a referência do evento para descontar do salário base.
48

Inativação

Configura o evento com data de inativação.
49

Adicional para adiantamento mensal

Considera o evento para o cálculo do adiantamento mensal.
50

Base PIS empresa

Considera o evento na base de cálculo do PIS Empresa.
51

Calcula durante afastamentos

Configura o evento para ser calculado durante afastamento do funcionário.
52

Base de dissídio

Considera o evento para apuração de dissídio no cálculo das diferenças salariais e rescisão complementar. + Saiba mais
 
- Exemplos de como configurar eventos de horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade e periculosidade, pensão alimentícia, entre outros MENU 1.7-I.
 
- Evento de Pensão alimentícia + Saiba mais
- Evento Hora extra + Saiba mais
- Evento Hora extra Noturna + Saiba mais
- Evento Adicional noturno + Saiba mais
- Evento de Faltas/Atrasos + Saiba mais
- Evento de Atestado + Saiba mais
- Evento de insalubridade + Saiba mais
- Evento de Periculosidade + Saiba mais
- Evento Ad. tempo de serviço+ Saiba mais