×

Evento de Insalubridade

 
MENU 1.7-I, utilizado para cadastrar novo evento. No campo código, pressionar as teclas F4 + ENTER para buscar o primeiro código disponível. Neste exemplo vamos cadastrar o evento de insalubridade, que pela CLT poderá ser grau mínimo 10%, grau médio 20% ou grau máximo 40% sobre o salário mínimo vigente. Existem convenções coletivas que determinam que a Insalubridade seja calculada sobre o mínimo da categoria, neste caso, que muda na configuração do evento é o tipo de processamento. Tipo de processamento 10, será calculado sobre o salário mínimo definido no campo "Valor base" que pode ser o mínimo nacional ou da categoria.
 
Exemplo da configuração do evento de Insalubridade grau médio sobre o salário mínimo nacional do ano 2022.
 
 
Está configuração do evento de Insalubridade, SIGER® fará o cálculo sobre as horas trabalhadas. Neste caso, poderá calcular sobre as horas extras e poderá descontar as horas de faltas e atrasos.
 
Para considerar as horas extras e descontar as horas de faltas no cálculo da insalubridade, será necessário alterar os eventos de horas extras, faltas e atrasos, assim como os atestados, no MENU 1.7-A e marcar a check box "Base cálculo Insalubridade".
 
 
Ao calcular a folha mensal, MENU .2-C, SIGER® grava o total de horas insalubres na ficha financeira e poderá ser consultada no MENU 3.9-C, no botão <Eventos bases> ou no botão <Configuração>, marcando a check box "Exibe eventos bases" na tela principal, e poderá consultar o evento 4539.
 
 
No SIGER®, poderá ser configurado o evento de Insalubridade para calcular somente sobre as horas extra. Desta forma, o funcionário teria dois eventos de insalubridade, sobre o salário e outro sobre as horas extras.
 
Exemplo de como configurar o evento de Insalubridade somente sobre as hora extras.
 
MENU 1.7-I, para cadastrar o novo evento pressione a tecla F4 + Enter para buscar o primeiro código disponível e fazer a configuração do evento, de acordo com a imagem abaixo, tipo de processamento "6-Valores fixos" e selecionar a opção "2-Soma de referência de HE", no campo "Cal.sobre ref.de Horas Extras". O restante da configuração é igual ao evento de Insalubridade sobre o salário mínimo.
 
 
Após cadastrar o novo evento de insalubridade que irá calcular somente sobre as horas extras, deverá vincular no fixo do funcionário, MENU 1.8-A, botão <Eventos fixos>.
 
IMPORTANTE: após configurar o evento de Insalubridade para calcular somente sobre as horas extras, é necessário alterar os eventos de Horas extras, MENU 1.7-A, desmarcar a check box "Base cálculo Insalubridade", para não ocorrer o pagamento em duplicidade e o tipo de acumulador especial precisa estar com "33-Hora extra".