×
Menu

Solução de Problemas

 
Sempre que for acionada a opção de geração do SPED Fiscal com Bloco K, o SIGER® realizará diversos testes sobre a movimentação do período e sobre os cadastros utilizados nestas movimentações, de forma a antecipar as validações que serão realizadas pelo PVA.
Estas críticas serão listadas em um relatório, indicando ao usuário quais movimentos precisam ser regularizados antes de prosseguir com a geração do SPED.
Os dados para rastreamento geralmente incluirão os seguintes campos: OP/Sequência; Produto-insumo; Produto-produzido; Combinação; Local de Estoque; Número do registro de movimento de estoque.
 
Abaixo relacionamos alguns destes testes realizados na geração, além de possíveis soluções para os problemas mais comuns.
Lembre-se que, para qualquer situação abaixo, o movimento só é válido se possuir quantidade e se a sua data está dentro do período que está sendo gerado.
 
P01 – Produto produzido consta na relação de produtos consumidos pela OP
O PVA vai criticar e impedir a validação do arquivo quando encontrar como insumo um item com o código do produto produzido na OP.
O usuário deverá localizar o registro deste consumo e, constatando que o produto está errado, deverá apagar este registro de consumo e inserir um com o produto correto.
Outra hipótese é de que a natureza da OP esteja incorreta, nas situações em que deveria ter sido incluída uma OP de Retrabalho e foi selecionada Normal. Neste caso a única saída possível é reverter todas as movimentações da OP, excluí-la e posteriormente incluir uma nova OP com a natureza correta.
Opcionalmente, para situações onde não for possível ajustar os movimentos de origem, o usuário poderá, por sua conta e risco, utilizar um parâmetro da seleção de geração do arquivo para não enviar o consumo deste produto que gerará erro no PVA.
 
P02 – Produto consumido não consta na formulação
O PVA vai criticar e impedir a validação do arquivo quando encontrar como insumo um item que não esteja na formulação e não seja substituto de algum que esteja na formulação.
O usuário deverá localizar o registro deste consumo, identificar o código do produto e adicioná-lo à formulação do produto. Esta adição pode ocorrer manualmente, através do menu de alteração de formulações (1.7-A) ou, em casos especiais, pode ser utilizada a rotina de geração de formulação a partir das OPs, através do menu 7.1.
Caso entenda que ele não deva ser adicionado em função de ele estar substituindo outro insumo da formulação, então é necessário alterar o seu movimento de estoque e informar a qual insumo da formulação ele está substituindo.
Finalmente, se nenhuma das hipóteses anteriores for aplicável, outra saída possível é classificar o insumo como um dos tipos que não é enviado como consumo no Bloco K (06, 07, 08, 09 ou 99).
Opcionalmente, para situações onde não for possível ajustar os movimentos de origem, o usuário poderá, por sua conta e risco, utilizar um parâmetro da seleção de geração do arquivo para não enviar o consumo deste insumo não previsto na formulação ou automaticamente indica-lo como substituto do primeiro insumo da formulação.
 
P03 – Produção interna sem consumo para OP iniciada no mês que está sendo declarado
Se a OP tem data de início no mês em geração e realmente não teve consumos no período ou, após filtrar os produtos (tipos válidos) não sobrar nenhum para enviar, vai dar erro no PVA. Somente pode ser enviado o registro K230 sem os filhos K235 quando a produção tenha iniciado em período anterior ao que está sendo gerado.
O usuário deverá localizar a OP que gerou esta entrada sem consumo e identificar onde está o erro de movimentação, que pode ser:
A simples falta de movimentos de saída interna para a OP. Deve ser informado algum consumo para a OP.
Retorno/sobra de consumo em quantidade igual ou maior à que foi registrada como saída. A situação deve ser regularizada, aumentando o consumo ou reduzindo o retorno/sobra.
Foi realizada a movimentação de consumo diretamente no estoque mas não foi vinculada com a OP. Será necessário excluir o movimento de estoque e incluí-lo novamente, vinculando com a OP correta.
Existe consumo para a OP mas os produtos consumidos estão classificados com Tipo de Item SPED que não é enviado no bloco K (06, 07, 08, 09 ou 99). Reavaliar a classificação do produto.
A movimentação ocorreu em local de estoque que não tem o mesmo CNPJ completo da empresa que está gerando o SPED. Ajuste o cadastro do local de estoque ou então refaça a movimentação no local adequado.
Outra hipótese possível é o registro da entrada de produção, que pode ter sido realizado no período errado. Neste caso deve ser cancelado o apontamento de produção que gerou a entrada incorreta.
Opcionalmente, para situações onde não for possível ajustar os movimentos de origem, o usuário poderá, por sua conta e risco, utilizar um parâmetro da seleção de geração do arquivo para não enviar esta produção que gerará erro no PVA.
 
P04 – Produção em terceiros sem consumo no período que está sendo declarado
Somente pode ser enviado o registro K250 se for enviado algum filho K255, caso contrário gera erro no PVA.
Lembre-se de que nem todos os insumos geram registro de consumo no Bloco K. Confira em qual classificação contábil está o produto consumido. Os produtos classificados com Tipo de Item SPED 06, 07, 08, 09 e 99 não são declarados. Ajuste se necessário.
O usuário deve localizar o movimento de estoque de entrada do retorno da produção em terceiros e identificar a qual Nota Fiscal está vinculada.
Localizar esta nota no movimento de livros e verificar se seus itens geraram movimento de saída interna no local de terceiros.
Se no item está informado o local de estoque para saída de terceiros e não integrou com estoque, é possível que esteja faltando executar a integração dos livros com o estoque (menu 2.2-I dos Livros Fiscais).
Se isto não resolver, pode ser necessário excluir a nota fiscal e lança-la novamente, observando a informação dos locais de estoque.
Outra hipótese é de que a movimentação tenha ocorrido em local de estoque que não tem o mesmo CNPJ completo da empresa que está gerando o SPED. Ajuste o cadastro do local de estoque ou então refaça a movimentação no local adequado.
Opcionalmente, para situações onde não for possível ajustar os movimentos de origem, o usuário poderá, por sua conta e risco, utilizar um parâmetro da seleção de geração do arquivo para não enviar esta produção que gerará erro no PVA.
 
P05 – Produção ou consumo para produto que não tem insumos na formulação
Se for informado registro de consumo interno ou em terceiros, é necessário que estes itens consumidos estejam na formulação do produto produzido ou então estejam substituindo algum que esteja, caso contrário gera erro no PVA.
É possível que a formulação/estrutura realmente não tenha insumos cadastrados ou então todos os que estão cadastrados sejam de tipo que não é exportado para o bloco K (06, 07, 08, 09 ou 99). Neste caso devem ser cadastrados na formulação os insumos consumidos na produção (menu 1.7-A) ou então ajustado o seu tipo (classificação contábil) para alguma que seja válida. Em casos especiais pode ser utilizada a rotina de geração de formulação a partir das OPs, através do menu 7.1
Opcionalmente, para situações onde não for possível ajustar a formulação, o usuário poderá, por sua conta e risco, utilizar um parâmetro da seleção de geração do arquivo para não enviar esta produção e/ou consumo que gerará erro no PVA.
 
P06 – Insumo com Consumo negativo
Os consumos devem ser enviados líquidos (SI-EI) para o SPED Bloco K, já que o campo não possui sinal.
Mas então como enviar as Entradas Internas de sobra de produção se no mês não teve saídas o suficiente? Isto significa que no período anterior foi enviado um consumo maior do que o real. Conforme pergunta 16.6.1.1 do FAQ do SPED, quando isto ocorrer deve ser Retificada a declaração onde foi informado o consumo maior.
Outra saída é reduzir a quantidade do retorno/sobra até que ele seja menor do que as saídas internas do período ou deletando este movimento de sobra no controle de estoques, realizando o ajuste de quantidade como se fosse ajuste de inventário.
Não há paliativo: se o SIGER® encontrar insumo com consumo negativo ele simplesmente não enviará o respectivo registro K235 e listará uma ocorrência no relatório de inconsistências.
 
P07 – Consumo registrado após a data de conclusão da produção
O PVA obriga que o consumo ocorra entre as datas de início e conclusão da produção.
A rotina de apontamento de produção nunca gera movimento de consumo após a data de encerramento da OP, portanto, se existe movimento de estoque após esta data ele deve ter sido realizado manualmente.
O usuário deve localizar o movimento de estoque, excluí-lo e incluí-lo novamente com uma data que esteja dentro do intervalo de produção da OP.
Opcionalmente, para situações onde não for possível ajustar a formulação, o usuário poderá, por sua conta e risco, utilizar um parâmetro da seleção de geração do arquivo para não enviar este consumo que gerará erro no PVA.
 
P08 – Não está enviando os registros de produção interna e consumo de um determinado produto
Confira em qual classificação contábil está o produto produzido. Lembre-se que somente são enviados registros de produção (e seus consumos) para produtos com Tipo de Item SPED 03 – Produto em Processo ou 04 – Produto Acabado. Corrija a classificação se necessário.
Confira se o produto produzido não está com a configuração Movimenta estoque definida para '4-Produto em elaboração'. Se estiver, corrija.
Consulte estes movimentos de estoque e confira se eles estão vinculados à uma OP ou Lote/Programa do PCP (botão Vinculação). Se não estiverem eles não serão enviados no Bloco K.
Outra hipótese é de que a movimentação tenha ocorrido em local de estoque que não tem o mesmo CNPJ completo da empresa que está gerando o SPED. Ajuste o cadastro do local de estoque ou então refaça a movimentação no local adequado.
 
P09 – Não está enviando os registros de produção em terceiros de um determinado produto
Confira em qual classificação contábil está o produto produzido. Lembre-se que somente são enviados registros de produção (e seus consumos) para produtos com Tipo de Item SPED 03 – Produto em Processo ou 04 – Produto Acabado. Corrija a classificação se necessário.
Confira se o produto produzido não está com a configuração Movimenta estoque definida para '4-Produto em elaboração'. Se estiver, corrija.
Os movimentos de entrada da produção em terceiros e/ou consumo em terceiros podem não ter sido gravados com a correta variação de movimento, que deve estar definida na empresa do estoque.
Outra hipótese é de que a movimentação tenha ocorrido em local de estoque que não tem o mesmo CNPJ completo da empresa que está gerando o SPED. Ajuste o cadastro do local de estoque ou então refaça a movimentação no local adequado.
 
P10 – Não está gerando os registros separados conforme as combinações do produto
Primeiramente é necessário certificar-se de que o produto possui alguma combinação cadastrada, pelo menu 1.7-C.
Havendo, verificar no cadastro do produto se o mesmo está configurado para controlar Estoque por Combinação (ver seção Configuração>produto desta ajuda). Se não estiver, então todas as movimentações de estoque foram realizadas para o produto principal e, neste caso, não há como gerar o Bloco K segregando por combinação.
O produto e o saldo de estoque podem ser ajustados para que nas próximas declarações ocorra a segregação.
Se não é possível alterar a configuração do produto (não dá acesso ao campo), então significa que não está habilitado o sistema de Controle de Estoque por Combinação. Contate o seu GDC para contratação.
 
P11 – Alguns insumos consumidos na OP não estão sendo enviados para o Bloco K
Lembre-se de que nem todos os insumos geram registro de consumo no Bloco K. Confira em qual classificação contábil está o produto consumido. Os produtos classificados com Tipo de Item SPED 06, 07, 08, 09 e 99 não são declarados.
Se o problema não é a classificação do item consumido, verifique as outras hipóteses relacionadas no P03.
 
P12 – Alguns insumos da minha formulação não estão sendo enviados para o registro 0210
Lembre-se de que nem todos os insumos são declarados no registro 0210. Confira em qual classificação contábil está o produto consumido. Os produtos classificados com Tipo de Item SPED 06, 07, 08, 09 e 99 não são declarados.
Também não são declarados aqueles insumos cuja responsabilidade pela aquisição é do terceiro. Revise o cadastro da formulação (menu 1.7-A) e confira nos dados adicionais do item da formulação. Ajuste se necessário.
Insumos que não movimentam estoque (configuração do produto-insumo) não são declarados no registro 0210, ainda que estejam informados na formulação.
 
P13 – Produtos com saldo em estoque não estão sendo declarados no Bloco K
Lembre-se de que nem todos os produtos são declarados no registro K200. Confira em qual classificação contábil está o produto consumido. Os produtos classificados com Tipo de Item SPED 07, 08, 09 e 99 não são declarados.
Confira se o produto não está com a configuração Movimenta estoque definida para '4-Produto em elaboração'. Ajuste o cadastro, se necessário.
Outra hipótese é de que estes itens estejam em local de estoque que não tem o mesmo CNPJ completo da empresa que está gerando o SPED. Ajuste o cadastro do local de estoque ou então transfira o saldo para o local adequado.
 
P14 – Estoque de terceiros está sendo declarado como se fosse próprio
Confira a configuração do Local de Estoque no SIGER® (menu 1.4-A, tabela 01). Logo no início da janela existe uma configuração para indicação de posse/propriedade. Selecione a opção 3-De terceiros.
No final da janela informe o código e o CNPJ do proprietário.
 
P15 – Estoque em poder de terceiros está sendo declarado como se fosse próprio
Confira a configuração do Local de Estoque no SIGER® (menu 1.4-A, tabela 01). Logo no início da janela existe uma configuração para indicação de posse/propriedade. Selecione a opção 2-Em terceiros.
No final da janela informe o código e o CNPJ do possuidor.
 
P16 – Não foi gerado registro K220 para um movimento de recodificação de produto no estoque
Lembre-se de que nem todos os produtos são declarados no registro K220. Confira em qual classificação contábil está o produto movimentado. Os produtos classificados com Tipo de Item SPED 06, 07, 08, 09 e 99 não são declarados.
Confira se o produto produzido não está com a configuração Movimenta estoque definida para '4-Produto em elaboração'. Se estiver, corrija.
Consulte estes movimentos de estoque e confira se eles estão vinculados à uma Entrada por transferência (botão Origem). Se não estiverem eles não serão enviados no Bloco K. Apague os movimentos e inclua novamente, assegurando-se que ao avançar da saída seja selecionada a opção entrada, para manter o vínculo.
Se estiverem vinculados, verifique se o código do produto da saída é diferente do produto da entrada. Se forem iguais não houve uma reclassificação (considerar também a combinação).
Outra hipótese é de que a movimentação tenha ocorrido em local de estoque que não tem o mesmo CNPJ completo da empresa que está gerando o SPED. Se realmente for uma transferência interna, ajuste o cadastro do local de estoque ou então refaça a movimentação no local adequado.
 
P17 – Não foi gerado registro K220 para um movimento reclassificação de produto refugado em uma OP
Lembre-se de que nem todos os produtos são declarados no registro K220. Confira em qual classificação contábil está o produto movimentado. Os produtos classificados com Tipo de Item SPED 06, 07, 08, 09 e 99 não são declarados.
Confira se o produto produzido não está com a configuração Movimenta estoque definida para '4-Produto em elaboração'. Se estiver, corrija.
Os movimentos de saída para reclassificação e entrada do reclassificado não estão vinculados à uma OP, provavelmente tendo sido incluídos manualmente. Será necessário apagar estes movimentos e realizar o apontamento de produção com refugo reclassificado no sistema de Gestão Industrial.
Os movimentos de saída para reclassificação e entrada do reclassificado podem não ter sido gravados com a correta variação de movimento, que deve estar definida na empresa do estoque.
Existe o movimento de saída para reclassificação mas não existe a entrada do reclassificado, ou vice-versa.
 
P18 – Os registros de produção interna estão com a data inicial e final do mês nos campos início e conclusão da produção, respectivamente
Quando a movimentação é feita manualmente no estoque, quer seja pelo menu 2.1-I ou 2.1-M e não está instalado o sistema de Gestão Industrial ou PCP para Calçados, o SIGER® automaticamente declara que a OP iniciou no primeiro dia do mês e foi concluída no último dia do mês, já que não existe uma OP de onde ele possa ler as referidas datas.
Complementando a afirmação anterior, ainda que estejam instalados os sistemas de produção, caso o SIGER® não encontre nestes sistemas a OP que foi referenciada no movimento de estoque ele também enviará o primeiro e último dia do mês.