ERP SIGER® - Sistemas de Gestão ERP BI RH Mobile - www.rech.com.br - Rech Informática Ltda, 2019
Ícones de www.flaticon.com
Requisições
Requisição
Cada requisição de compra é única e identificada por um código. Tecle F4 para que o SIGER® encontre o próximo código disponível.
Destino compra
Neste campo o requisitante deve indicar qual o destino que será dado ao item requisitado. O SIGER® sugere automaticamente o padrão definido na configuração do cadastro da empresa. As opções são as seguintes:
1-Consumo: Esta opção presume que os impostos não serão creditados por ocasião da compra.
2-Industrialização: Esta opção presume que os impostos poderão ser creditados por ocasião da compra, pois o item será utilizado no processo de fabricação.
3-Revenda: Esta opção presume que os impostos poderão ser creditados por ocasião da compra, pois o item será revendido pela empresa.
4-Revenda a consumidor: Os impostos são creditados na compra.
Faz saída automática
Este campo indica que, ao se registrar a Nota Fiscal de entrada da compra, o SIGER® deve realizar seqüencialmente os movimentos de estoque de Entrada por Compra e Saída Interna do item comprado.
Local de entrada
Caso tenha sido indicado para realizar aentrada automática, então você deve informar o local de estoque (almoxarifado) de onde deseja que o material requisitado seja movimentado.
Centro de custo
Deve ser informado o Centro de Custo de onde partiu a necessidade (provavelmente é o mesmo que irá consumir o item).
Requisitante
Informe o código da pessoa que está realizando a requisição de estoque. Se no cadastro do usuário estiver configurado que não permite informar outro, o SIGER® irá carregar automaticamente o código de requisitante vinculado ao usuário corrente e não permitirá a alteração.
Todos os registros de requisições de compra e ordens de compra anteriores são atualizados com o novo código do requisitante de compra.
Inclusão
O SIGER® carrega automaticamente a data e hora do sistema operacional e não permite sua alteração, exceto se tiver sido configurado para tal.
Finalidade
Trata-se do motivo, da razão que levou o requisitante a requisitar o material. Pode ser selecionado um código da tabela de finalidades e/ou pressionado o botão <Finalidade> para que abra uma janela onde pode ser digitado texto livremente, justificando o pedido.
O texto desta janela pode ser ajustado individualmente em cada item da requisição, se for necessário.
Produto
Informe o código do produto que está sendo requisitado. Será exibida sua descrição e unidade de medida. Observe que a possibilidade de alteração da descrição e da unidade de medida estão condicionadas à configuração do parâmetro (se permite ou não esta alteração) e à configuração da empresa que indica qual é o código do produto genérico para compras.
Na parte inferior da janela existe uma área (quadro) onde são exibidas outras informações sobre o produto selecionado.
No caso do produto possuir gabarito de configuração e o sistema estar configurado para controlar estoque por configuração/combinação do produto informado, após informado o código do mesmo será exibida a janela padrão para que seja informada a configuração do mesmo.
Quantidade e Grade
Informe a quantidade requisitada. Não será verificada, neste momento, existência de saldo disponível em estoque.
Quando o produto for controlado por tamanho, o botão <#> existente ao lado da quantidade será exibido, para que possa ser informada a distribuição da grade.
Centro de Custo
Deve ser informado o Centro de Custo de onde partiu a necessidade (provavelmente é o mesmo que irá consumir o item).
Data/Hora necessidade
Para que o departamento de compras possa planejar as entregas, assim como os demais setores da empresa, é interessante que ele saiba os prazos que tem para atender a cada requisição. Assim sendo, informe a data e hora para a qual necessita o material requisitado.
Histórico atendimento
Demonstra os atendimentos do item.
Histórico aprovação
Demonstra os atendimentos do item.
Observação
Texto adicional do item.
Dados Adicionais
Dados adicionais e específicos do item. + Saiba mais
Hist.lib.bloq.
Exibir as liberações de bloqueios.
Req.em aberto
Exibir as requisições em aberto.
Últimas cotações
Exibir as últimas cotações.
Se o sistema não estiver configurado para efetuar a "Aprovação de Requisições de compra", a mesma ficará imediatamente disponível para que o departamento de compras dê inicio ao seu processo.
Caso contrário, o SIGER® irá calcular o valor teórico da requisição (utilizando o valor unitário de referência cadastrado no parâmetro) e irá comparar com as faixas de bloqueio configuradas no grupos/sub-grupo ou no próprio produto. Ainda, o SIGER® irá verificar nestas configurações se o produto necessita aprovação técnica antes que o compras inicie o processo.
Se houver necessidade de alguma aprovação, a requisição ficará pendente (status de Aguarda Aprovação) e não aparecerá na lista de atendimentos do depto.de compras, mas sim na lista de requisições pendentes dos aprovadores.
Além dos testes acima relacionados, se a empresa efetua o "Bloqueio por Valores Orçados", o SIGER® somará o valor teórico do item da requisição ao valor já realizado para a conta de despesa e centro de custo informados, alertando o usuário caso o valor orçado tenha sido extrapolado.