×
Menu

Bloqueios por Valores Orçados

 

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Atualmente o SIGER® permite, através de um módulo adicional ao Controle Financeiro chamado de "Planejamento Financeiro", cadastrar um Plano de Contas Gerencial, com contas de Receita, Custos e Despesas.
Para cada uma destas contas é possível registrar um orçamento mensal (uma previsão), subdividido por Centros de Custo.
Opcionalmente, pode ser informado o valor total (orçamento) previsto para uma conta, sem distribuir especificamente este valor por Centro de Custo.
A medida em que vão sendo registradas as aquisições e compras, o SIGER® solicita que sejam informadas as Contas Gerenciais e destinados os Centros de Custo, a fim de que fique registrado o "Valor Realizado" destes despesas.
Finalmente, estão disponíveis alguns relatórios e gráficos, baseados no cadastro supracitado, que comparam os valores previstos e realizados (estes últimos, pela data de movimento, vencimento ou pagamento).
 
 

MONITORAMENTO ON-LINE DOS VALORES ORÇADOS

No método tradicional (acima relatado), o gestor terá ciência de que o orçamento foi ultrapassado somente quando analisar os relatórios comparativos, momento já tardio, pois o gasto já foi realizado.
O objetivo principal da função de "Bloqueio por Valores Orçados" é possibilitar que o usuário seja alertado antecipadamente, no momento do registro de uma operação potencialmente geradora de gasto (aprovação de Cotação de Compra, geração de Ordem de Compra, Registro da NF de compra) que o orçamento será "estourado", podendo então decidir (ou buscar uma alçada maior para decisão) se prosseguirá ou não com a operação.
 

BLOQUEIO ELETRÔNICO - FUNCIONAMENTO

Eventualmente as empresas podem estabelecer políticas diferenciadas para confrontação do orçamento, ou mesmo estabelecer que algumas contas de despesa não terão controle orçamentário.
Assim sendo, o ideal seria que pudessem ser cadastradas "regras" ou "políticas" de controle, para que o sistema fosse capaz de realizar este controle, bloqueando as operações potencialmente geradoras de desembolso e sujeitando-as a aprovação prévia, antes que se efetive a compra.
Para que o controle fosse o mais fiel possível à realidade, além das Notas Fiscais realmente lançadas, outros documentos também serão considerados como "realizados" para fins de apuração do saldo de orçamento de cada conta, ou seja, comprometerão o saldo, a saber:
As requisições de compra, mesmo aprovadas, não são consideradas como "realização" do orçamento, pois, neste estágio, apenas constituem uma intenção de compra
É importante ressaltar que, a cada transição de estágio de uma necessidade de compra, o "comprometimento" gerado pelo estágio anterior é substituído. Por exemplo, ao aprovar uma cotação o SIGER® "comprometeu" o orçamento no valor total da mesma. Quando for emitida a Ordem de Compra desta cotação, não ocorrerá uma acumulação de comprometimento, mas sim será substituído aquele que foi gerado a partir da cotação.
 
Alerta ou bloqueio na Inclusão e Aprovação de Requisições de Compra
 
Alerta ou Bloqueio na Inclusão e Aprovação de Cotações de Compra
 
Alerta ou Bloqueio no Registro de Notas de Compra
 
Alerta ou Bloqueio no Registro de Despesas (Caixa)
 

BLOQUEIO PARA ALTERAÇÃO DAS CONTAS/CENTROS SUGERIDOS

Para o perfeito funcionamento do controle exposto no item 3 acima, faz-se necessário impedir que o usuário que efetuará o lançamento da Nota Fiscal altere as contas de despesa e centros de custo que foram previamente informados no processo de compra.
Assim sendo, o SIGER® tem uma opção de configuração que permite apenas a usuários previamente autorizados alterar as contas de despesa e centros de custo.