×
Menu

Remessa de Cobrança

 
As remessas bancárias podem ser geradas de forma independente, sem criação de vínculo com os documentos, menus do FIN 2.7 ou através da Manutenção consolidada de borderôs.
Neste tópico será detalhada a geração independente de borderôs, já que parte do processo é replicado à manutenção de borderôs.
 
ATENÇÃO: É indicado que sejam geradas pela Manutenção consolidada de borderôs, permitindo maior rastreabilidade e histórico de gerações. + Saiba mais
 
Remessa de Cobrança
1

Pré-requisitos

A remessa bancária de cobrança é gerada pela grande maioria das empresas, já que todas possuem a necessidade de cobrar os seus clientes e a principal forma, atualmente, é através de boletos bancários.
Para agilizar o registro e evitar possíveis erros de cadastros, existe a geração de arquivo para que estes boletos sejam registrados de forma rápida e segura nos seus bancos. A funcionalidade não necessita de adicionais, e está disponível no Financeiro, Faturamento e Automação de Escritórios.
 
2

Configurações

O local de cobrança centraliza as configurações para geração de remessas, seja de cobrança ou de pagamento. Para que a empresa geradora do arquivo e o banco tenham certeza de que os dados enviados estão corretos e os documentos sejam processados, é feito o processo de homologação.
 
3

Geração do arquivo de remessa

Feita ou pela manutenção consolidada de borderôs (indicado) ou pelo FIN 2.7-G.
É informado o local de cobrança e feita a seleção de documentos. Assim, o SIGER® irá gerar o arquivo para ser enviado ao banco.
 
4

Transmissão ao banco

Após a geração do arquivo de remessa, é necessário que este arquivo seja enviado ao banco. Esta etapa é feita manualmente, e depende do banco que a empresa está trabalhando.
 
5

Processamento do arquivo de retorno

É  a resposta do banco para os documentos enviados. Quando é feita liquidação dos documentos e o controle do que é aceito, protestado, devolvido... Sempre deve-se conferir as ocorrências retornadas.