As remessas bancárias podem ser geradas de forma independente, sem criação de vínculo com os documentos, menus do FIN 2.7 ou através da Manutenção consolidada de borderôs.
Neste tópico será detalhada a geração independente de borderôs, já que parte do processo é replicado à manutenção de borderôs.
ATENÇÃO: É indicado que sejam geradas pela Manutenção consolidada de borderôs, permitindo maior rastreabilidade e histórico de gerações. + Saiba mais
 Pré-requisitos
A remessa bancária de cobrança é gerada pela grande maioria das empresas, já que todas possuem a necessidade de cobrar os seus clientes e a principal forma, atualmente, é através de boletos bancários.
Para agilizar o registro e evitar possíveis erros de cadastros, existe a geração de arquivo para que estes boletos sejam registrados de forma rápida e segura nos seus bancos. A funcionalidade não necessita de adicionais, e está disponível no Financeiro, Faturamento e Automação de Escritórios.
|
 Configurações
O local de cobrança centraliza as configurações para geração de remessas, seja de cobrança ou de pagamento. Para que a empresa geradora do arquivo e o banco tenham certeza de que os dados enviados estão corretos e os documentos sejam processados, é feito o processo de homologação.
|
 Geração do arquivo de remessa
Feita ou pela manutenção consolidada de borderôs (indicado) ou pelo FIN 2.7-G.
É informado o local de cobrança e feita a seleção de documentos. Assim, o SIGER® irá gerar o arquivo para ser enviado ao banco.
|
 Transmissão ao banco
Após a geração do arquivo de remessa, é necessário que este arquivo seja enviado ao banco. Esta etapa é feita manualmente, e depende do banco que a empresa está trabalhando.
|
 Processamento do arquivo de retorno
É a resposta do banco para os documentos enviados. Quando é feita liquidação dos documentos e o controle do que é aceito, protestado, devolvido... Sempre deve-se conferir as ocorrências retornadas.
|
|