O repositório DF-e foi desenvolvido para aprimorar o processo para obter os XMLs das notas fiscais, eliminando o trabalho manual de consulta e download através de WebService. O adicional tem como principal objetivo automatizar as comunicações e fornecer uma base de arquivos centralizada para a empresa, facilitando a gestão dos documentos fiscais e reduzindo a necessidade de interação do usuário.
Com o repositório DF-e, a comunicação é automatizada por meio do certificado digital e da consulta sequencial utilizando os códigos de NSU, evitando o controle manual que é possível fazer através do menu LFI 2.1-I, ao acionar o atalho F7 e o botão [Baixar XMLs do WebService]. Também permite ao sistema baixar e armazenar XMLs e suas manifestações uma única vez. Os documentos ficam disponíveis para consulta e importação diretamente no SIGER®, eliminando a repetição de solicitações e centralizando o armazenamento.
Ativando o repositório
Este adicional deve ser contratado junto ao Gerente de Contas responsável pela empresa. Após isso, a configuração inicial fica disponível no SIGER® através das configurações da empresa, onde é possível ativar o uso do repositório e vincular um certificado digital, além de definir um token exclusivo para a comunicação. Dentre outros sistemas de bloqueio e segurança da informação, esse token garante que somente a empresa específica habilitada tenha acesso aos documentos que serão obtidos.
Para ativar o repositório, basta configurar as opções disponíveis no menu LFI 1.2-A, botão [Lançamento NF], botão [Importação NF-e/CT-e] e botão [Repositório DF-e Rech].

Após a configuração, já começam a ocorrer as consultas e obtenção dos XML.
Impactando de forma positiva as rotinas de comunicação
A automação do repositório DF-e transforma o gerenciamento de XMLs fiscais em um processo mais ágil e simples. O tempo e o esforço para solicitar e consultar documentos são reduzidos consideravelmente.
Os arquivos de DF-e que são baixados pelas rotinas do repositório ficam armazenados, podendo ser consultados sempre que se fizer necessário, sem a necessidade de realizar novas requisições ao WebService que muitas vezes estabelece restrições.
Os XMLs podem ser consultados e importados pela tela de lançamento do módulo de Livros Fiscais:

Os XML disponíveis serão buscados automaticamente ao acessar a tela. Porém, se necessário, podem ser feitas consultas com filtros diversos acionando o botão indicado, que acessa uma tela de manutenção consolidada. Serão listados os registros disponíveis dentro do filtro definido, permitindo baixar esses arquivos para a pasta local através do botão [Download].

Ainda nessa manutenção consolidada, pode ser realizada uma busca por documentos através do botão [Consulta]. Essa opção permite localizar documentos disponíveis no repositório por data de emissão, data da atualização das informações ou por chave de acesso.

Benefícios que o repositório DF-e traz para as rotinas de comunicação do SIGER®
- Armazenamento centralizado: oferece um espaço seguro e acessível para todos os documentos fiscais.
- Facilidade de uso: a importação e consulta de XMLs são realizadas rapidamente através das teclas F6 ou F7 no lançamento dos movimentos fiscais.
- Maior eficiência: a automação e o armazenamento centralizado tornam todo o processo mais rápido e menos sujeito a erros.
Considerações finais
Com a versão inicial do projeto concluída, abre-se a possibilidade de novas atualizações para o repositório DF-e, com foco em adicionar funcionalidades e melhorias que atendam às necessidades futuras das empresas e aprimorem ainda mais a gestão de documentos fiscais.