Emissão de DANFE com Pix e liquidação imediata no SIGER® para Banco do Brasil

Visando otimizar o processo de faturamento e tornar a conciliação financeira mais ágil e precisa, uma nova funcionalidade foi desenvolvida – mais um passo importante da Rech rumo à automação dos processos.

A novidade integra a emissão de Notas Fiscais com o registro automático de cobrança via Pix — tudo em tempo real, com geração de QR Code no DANFE e liquidação imediata do título no SIGER® assim que o pagamento é efetuado.

Essa evolução elimina etapas manuais, como o envio de arquivos de remessa e o processamento de retorno bancário, trazendo ganhos diretos para as áreas de Faturamento e Financeiro.

Essa entrega só foi possível graças ao trabalho colaborativo entre os times WEB, FAT e CFI. O Time WEB, representado pelo Voltz, implementando o gateway de integração com API SIGER®. O time FAT, viabilizando a emissão da nota fiscal com impressão do QR code diretamente no DANFE. E o time CFI, coordenando o projeto, preparando a API SIGER® para essa nova função e adaptando o sistema para o registro do título com geração de QR code e a liquidação do mesmo após requisição à API.

Como funciona?

O que é esse Gateway de integração com a API SIGER®?

O novo gateway de integração é o serviço responsável por receber as notificações de pagamento enviadas pelo banco e direcioná-las ao respectivo cliente da API SIGER®. O novo endpoint, por sua vez, processa essa requisição e realiza a liquidação automática e imediata do documento no sistema. Essa estrutura abre caminho para integrações futuras com outros serviços e instituições financeiras, permitindo que diferentes meios de pagamento também possam, no futuro, efetuar a liquidação instantânea de documentos no SIGER®.

Mas qual a diferença para o QR Code Pix no boleto?

Ao usar a nova funcionalidade não é necessário emitir um boleto: o pagamento pode ser feito diretamente com a leitura do QR Code gerado no próprio DANFE. Ou seja, assim eliminam-se as taxas bancárias de registro de boleto. Além disso, não é preciso processar arquivos de retorno no dia seguinte, pois a confirmação do pagamento acontece de forma imediata: o banco avisa diretamente o SIGER® assim que o valor é recebido.

Como configurar?

1. Vencimentos

Na tabela genérica 05-Vencimentos, que se aplicará às vendas quando realizadas com tipo de condição “À vista” ou “Apresentação”, marcar a check-box “Imprime QR Code Pix no DANFE”:

2. Local de cobrança

Na tabela genérica 01-Local de cobrança, acesse o botão “Config.Pix”, marque o campo “Gera cobranças Pix”, e preencha os campos de configuração para comunicação com a API bancária (credenciais fornecidas pelo banco):

Inicialmente, estas configurações estão disponíveis apenas para locais de cobrança do Banco do Brasil.

Notificação via WhatsApp

Além da liquidação automática, é possível configurar nos parâmetros da empresa, uma notificação via WhatsApp ao transportador responsável pela carga informada na Nota Fiscal. Essa mensagem é disparada automaticamente no momento em que o pagamento é efetivado no SIGER®, informando que a NF foi paga via Pix. Isso garante mais agilidade e visibilidade no processo logístico, especialmente em operações em que a liberação da carga depende da confirmação do recebimento.

Para configurar, basta marcar o campo WhatsApp do Transportador, na janela de Destinatários para WhatsApp da Notificação de pagamento online:

É necessário que o transportador da carga tenha número de telefone informado no cadastro.

Demonstração

Após parametrizações e configurações, será possível emitir notas com o novo recurso.

Na prévia do DANFE, será gerado um QR Code de prévia:

Já na NF-e autorizada, será gerado o QR Code oficial retornado pelo banco:

Benefícios

  • A emissão da Nota Fiscal já gera automaticamente o título integrado ao banco, eliminando a necessidade de registro de boleto (que geralmente geram despesas bancárias).
  • Não é necessário o envio de remessa ou retorno bancário. Todas as operações de comunicação são feitas de forma online via API bancária.
  • A liquidação do título passa a ser imediata (assim que o pagamento é efetuado pelo cliente), trazendo mais agilidade, precisão e menos trabalho na conciliação.
  • A integração direta entre sistema e banco reduz etapas manuais, minimiza erros e torna o processo mais eficiente e moderno.

Disponibilidade

A implementação estará disponível a partir da versão 25.10 do SIGER® e, no momento, apenas para o Banco do Brasil, banco piloto do Projeto 1502. Estamos trabalhando para expandir essa opção para outros bancos em breve, garantindo maior flexibilidade para todos os usuários do SIGER®.