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Manutenção da Ordem de Serviço

 
Manutenção da Ordem de Serviço, menu OSE 2.1-I.
 
Manutenção da Ordem de Serviço
1

Número da ordem

1. Número da ordem
Cada ordem de serviço é única e identificada por um código.
Se no parâmetro da empresa (+Saiba mais) estiver definido que informa código da OS na inclusão: Informe um código único para identificação da OS.
Caso prefira, pressione a tecla F4 para que o SIGER® encontre o próximo código disponível.
Já pela função F7, o SIGER® localiza o próximo código disponível após o último utilizado, dentro do intervalo definido no cadastro do tipo de OS informado. + Saiba mais
Caso contrário, se no parâmetro estiver definido que não informa código da OS na inclusão: O SIGER® automaticamente executará a procura pelo primeiro código disponível.
 
2

Tipo de OS

2. Tipo de OS
Código do Tipo de OS ativo da tabela por empresa. + Saiba mais
A alteração do tipo da OS somente é permitida se a OS não possuir vinculação com requisição de estoque e nenhum dos itens com posição concluído, faturado, entregue ou cancelado.
 
Ao alterar o tipo de uma OS alguns dados da OS e dos materiais e serviços serão recarregados com seus valores padrões:
  • Cliente da OS (apenas se não tem contrato informado);
  • Cobra serviço;
  • Cliente a cobrar serviço (apenas se permite cobrar o serviço de outro cliente);
  • Valor unitário do material (apenas se o material não está retirado);
  • Lista de preços do material (apenas se o material não está retirado);
  • Cobra material (apenas se possui produto, não permite cobrar o material e não cobra o material junto ao serviço e já vinculou o material a algum serviço);
  • Cliente a cobrar material (apenas se permite e cobra de outro cliente e o material não está retirado);
 
Observações:
  • O campo não é exibido se não aceita o tipo de OS. +Saiba mais
  • O botão logo ao lado pode ser utilizado pra substituir o tipo de Ordem de Serviço, desde que não possua vinculação com requisição de estoque, não seja consulta e nenhum dos itens esteja concluído, faturado, entregue ou cancelado.
 
3

Data de Inclusão/encerramento

3. Data de Inclusão/encerramento
O SIGER® carrega automaticamente a data e hora do sistema operacional.
Conforme parametrização da empresa (+Saiba mais), estes campos podem ficar desabilitados. E a data de encerramento não é exibida na inclusão da OS.
 
4

Cliente

4. Cliente
Código do cliente solicitante do serviço.
Irá carregar o cliente do parâmetro de empresa. + Saiba mais
Se utiliza tipo de Ordem de Serviço (+ Saiba mais), e nela possui cliente informado (+ Saiba mais), carregará ele.
O campo não é habilitado se a Ordem de Serviço possuir contrato vinculado, se o cliente for o padrão do tipo da OS ou se possui item concluído ou entregue.
Na alteração do cliente para empresas configuradas com categoria veículos (), na janela abaixo é possível selecionar: apenas trocar o cliente, eliminar todos os itens ou então cancelar a troca do cliente. Confirmando a alteração, é possível recarregar o cliente a cobrar dos materiais e serviços para o novo cliente da OS.
 
5

OS cliente

5. OS cliente
Permite consultar as ordens de serviço cadastradas para o cliente.
 
6

Telefones

6. Telefones
Exibe telefone das seguintes origens (coluna "Origem"):
OS - Telefones informados na OS no botão [Fone p/contato]
CCT - Telefones do contato do cliente informado na OS
CLI - Telefones do cliente da OS
 
7

Número contrato

7. Número contrato
Número do contrato do cliente vinculado à OS.
Não é exibido se não tem o módulo de Gestão de contratos contratado ou ele não integra com o Gestão de Serviços. Também, é desabilitado se  não estiver no modo inclusão.
 
8

Projeto

8. Projeto
Código do projeto vinculado à OS.
Não é exibido se não possui adicional contratado "Gerenciamento de projetos (CÓD. 138)".
 
9

Contato

9. Contato
Contato no cliente responsável pela OS. Geralmente utilizado quando o cliente for uma empresa e existe uma pessoa encarregada de receber os contatos.
Pela função F4, é possível importar do orçamento dados como condição de pagamento, local de entrega, encarregado comercial, local de cobrança, ordem de compra , etc.
Caso o item do orçamento selecionado possua formulação é possível se importar os insumos da formulação para os materiais da OS.
 
Observação: o campo será importado se todos os registros selecionados possuírem a mesma informação.
 
 
10

Fone p/contato

10. Fone p/contato
Registra telefones para contato específico da OS. Esses telefones serão gravados na Ordem de Serviço.
 
 
11

Atendente

11. Atendente
Código do atendente cadastrado na tabela por empresa de operadores.
Desabilitado se o usuário não tiver permissão para informar outros operadores.
 
12

Vendedor

12. Vendedor
Apenas a exibição do "Vendedor" gravado no cadastro do cliente. + Saiba mais
 
13

Local de cobrança

13. Local de cobrança
Código da tabela de local de cobrança para indicar o destino da cobrança da ordem de serviço. Utilizado na emissão de notas fiscais.
O campo é carregado automaticamente com o padrão do tipo de OS. + Saiba mais
Se o tipo de OS não possuir local de cobrança informado, o campo é carregado com o local de cobrança padrão do cadastro do cliente. + Saiba mais
 
Observação: desabilitado se todos os itens estiverem com posição finalizados (6-Entregue, 7-Orçamento não aprovado ou 9-Cancelado) ou se na empresa estiver configurado que não aceita dados de cobrança.  +Saiba mais
 
14

Posição

14. Posição
Exibe a posição da OS.
Não é exibido se não faz liberação de ordens de serviço. +Saiba mais
 
1-Bloqueada
A Ordem de Serviço está bloqueada.
 
2-Liberada
A Ordem de Serviço está liberada.
 
15

Cond.pagto

15. Cond.pagto
Código da tabela de vencimentos para indicar a forma de pagamento da ordem de serviço. Utilizado na emissão de notas fiscais.
O campo é carregado automaticamente com o padrão do tipo de OS. + Saiba mais
Se o tipo de OS não possuir condição de pagamento informado, o campo é carregado com o vencimento padrão do cadastro do cliente. + Saiba mais
 
16

Depósito em conta

16. Depósito em conta
Indica se o cliente efetuará depósito em conta para pagamento da ordem de serviço. Utilizado na emissão de notas fiscais.
Não é exibido se não aceita dados de cobrança (+Saiba mais) e é desabilitado se não informar os vencimentos.
 
1-Sim, sem registro
Cliente utiliza pagamento através de depósito em conta, sem poder gerar registro bancário.
 
2-Não faz         
Cliente não utiliza pagamento através de depósito em conta.
 
3-Sim, com registro
Cliente utiliza pagamento através de depósito em conta, podendo gerar registro bancário.
 
4-Pix
Cliente utiliza pagamento através de Pix.
 
17

Local de entrega/serviço

17. Local de entrega/serviço
Um cliente pode conter diversos endereços no seu cadastro.
O campo de local de entrega da OS indica onde o item consertado deverá ser entregue OU onde o serviço será prestado (depende da plicação de cada negócio).
 
Observação: o local de entrega só aceita no momento da inclusão da OS (não aceita na alteração), e se estiver configurado na empresa que aceita local de entrega/serviço. +Saiba mais
 
18

Grid de itens com recursos dinâmicos

18. Grid de itens com recursos dinâmicos
Veja mais sobre as ferramentas do Grid Dinâmico utilizado nas manutenções consolidadas.
 
19

Incluir

19. Incluir
Permite incluir novo item na ordem de serviço.
 
20

Alterar

20. Alterar
Permite alterar o item em destaque da lista de itens da ordem de serviço.
 
21

Consultar

21. Consultar
Permite consultar o item em destaque da lista de itens da ordem de serviço.
 
22

Excluir

22. Excluir
Permite excluir o item em destaque da lista de itens da ordem de serviço.
 
23

Problema

23. Problema
Acessa a janela de problemas do item da OS indicados pelo cliente. Nesta janela permite informar códigos da tabela de não conformidades do produto e observações para cada código informado.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita descrição do problema. +Saiba mais
 
24

Diagnóstico

24. Diagnóstico
Acessa a janela de diagnósticos dos problemas do item da OS. Nesta janela permite informar códigos da tabela de causas de não conformidades e observações para cada código informado.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita descrição do diagnóstico. +Saiba mais
 
25

Mater./Serv.

25. Mater./Serv.
Acessa a janela com a lista de materiais e serviços previstos na execução da OS. Através desta janela pode-se incluir, alterar ou excluir itens das OS que não foram ainda concluídas.
 
26

Deslocamentos

26. Deslocamentos
Acessa a janela com a lista de deslocamentos realizados na execução da OS. Através desta janela pode-se incluir, alterar ou excluir deslocamentos feitos dos itens das OS que não foram ainda concluídas.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita dados de deslocamento. +Saiba mais
 
27

Acessórios

27. Acessórios
Acessa a janela de digitação de observações para informar os acessórios que o item da OS possui. Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita acessórios. +Saiba mais
 
28

Consumíveis

28. Consumíveis
Acessa a janela de digitação de observações para informar os consumíveis que o item da OS possui. Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita consumíveis. +Saiba mais
 
29

Observ.item

29. Observ.item
Acessa a janela de digitação de observações para informar as observações adicionais que o item da OS possui. Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita observação interna. +Saiba mais
 
30

Cobertura

30. Cobertura
Caso o item for coberto por seguro, através deste botão é acessada a janela com os dados do seguro.
Caso o item for coberto por garantia, através deste botão é acessada a janela com os dados da garantia.
 
31

Coleta

31. Coleta
Acessa a janela dos dados da coleta do item da OS.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita dados de coleta. +Saiba mais
 
32

Contato

32. Contato
Acessa a janela dos dados do contato com o cliente da OS.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita dados de contato. +Saiba mais
 
33

Nota

33. Nota
Acessa uma janela de consulta com as NF vinculadas aos materiais e serviços da OS.
Somente existirão dados a consultar nesta janela caso a OS já esteja fechada e com as NF geradas.
 
34

Mov.materiais

34. Mov.materiais
Acessa uma janela de consulta com os movimentos de estoque dos materiais.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que faz integração com o Estoque. +Saiba mais
 
35

Req.Materiais

35. Req.Materiais
Consulta as requisições de estoque dos materiais do item da OS. Irá usar a manutenção consolidada de requisições de estoque.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que integra os materiais da OS através de requisição de estoque. +Saiba mais
 
36

Especificações

36. Especificações
Especificações para o tipo de OS.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita especificações genéricas para o item da OS. +Saiba mais
 
37

Agenda

37. Agenda
Abre agenda dos usuários vinculados à OS.
 
38

Anexos

38. Anexos
Anexos que estão vinculados à OS.
 
39

Imagens

39. Imagens
Imagens que estão vinculados à OS.
 
40

Totais da OS

40. Totais da OS
Acessa a janela de consulta consolidada de todos os valores da OS computados até o momento. + Saiba mais
 
41

Hist.lib.bloq.

41. Hist.lib.bloq.
Cada bloqueio que é liberado na OS, geralmente por um usuário supervisor, gera um registro com os dados da liberação.
Nesta janela é possível consultar em ordem cronológica todos os registros de liberação de bloqueios de todos os itens da OS.
 
42

Observações

42. Observações
Acessa a janela com as observações gerais da Ordem de Serviço.
Este botão somente é habilitado se estiver configurado na empresa que aceita observações da OS. +Saiba mais
 
43

Obs.Nota

43. Obs.Nota
Observações para a nota gerada a partir desta OS.
 
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Histórico

44. Histórico
Exibe o histórico de alterações da OS.