Neste tópico serão tratados os pontos mais relevantes da janela de Itens dos movimentos de livros fiscais.
Natureza de operação
Informar a natureza de operação (CFOP) do item, estarão disponíveis os código de operação conforme informados na tela de Inclusão de movimentos campo CFOP. Quando a origem do lançamento for de importação o campo será preenchido automaticamente, podendo ser alterado para algum dos códigos informados no campo CFOP da tela inicial do lançamento se necessário.
Ordem de compra/item
Caso a nota fiscal tenha ordem de compra, informar o número da OC e número de item da OC. Este campo é preenchido automaticamente quando no XML da nota fiscal informado constarem os dados da OC do SIGER® nas tags <xPED> e <nItemPED>.
Dica de pesquisa/seleção de OC:
Função F3-OC de fornecedores com mesmo CNPJ base
Função F4-OCs do fornecedor
Função F9-Seleciona item da OC
Função F10-Todas OCs em aberto (disponível apenas se o parâmetro de sistema "Permite entrada com outro fornecedor" for diferente de "2-Não").
Produto
Quando o documento fiscal estiver sendo incluído por digitação e não existir OC a vincular ao item, no campo deverá ser informado o código de produto, para lançamentos via importação ou quando for vinculada OC e item de OC o campo será preenchido automaticamente podendo ser alterado se necessário.
Dica: Para pesquisar o código de produto podem ser utilizadas as funções F6, F8 ou F12.
Dados originais
Ao clicar no botão [Dados originais] será exibida a janela abaixo na qual constam as informações original constantes no XML importado. Este recuso somente está disponível para documentos escriturados com origem de importação de XMLs.
Unidade do fornecedor
Informar a unidade de medida conforme constar no documento fiscal.
Qtd.NF Forn
Informar a quantidade de mercadorias/produtos conforme documento fiscal. A quantidade inserida neste campo em notas de entradas é utilizada para o cálculo do fator de conversão de unidades de medidas (quando houver).
Quantidade
Quantidade com aplicação de fator de conversão (quando houver).
Valor unitário
Valor unitário do item escriturado.
Valor total
Valor total do item escriturado.
Impostos do item
Os campos listados na imagem abaixo são responsáveis por receber as informações dos impostos do item escriturado, é de extrema importância que as informações inseridas nos campos sejam feitas corretamente, pois irá impactar nas apurações dos impostos.