Mapa Produtos Químicos PF - Siproquim2
Geração do arquivo de mapa de controle dos produtos químicos controlados pela Polícia Federal no SIGER®.
No dia 14/03/2019, foi publicada a Port. MJSP 240/19 e anexos (DOU nº 50, Seção 1, p. 41-58, de 14 de março de 2019), que estabelece procedimentos para o controle e fiscalização de produtos químicos pela Polícia Federal. As novas regras entraram em vigor no dia 01/09/19, mesma data em que entrou em produção o Siproquim2.
A partir de 01/04/2025, o sistema Siproquim 2 começa a validar dados gerados em arquivo .TXT conforme Manual Técnico Versão 1.1, não sendo mais aceitas informações em formato anterior.
Maiores esclarecimentos pelo Link: Siproquim2 - Polícia Federal
Link de ajuda Siproquim2: Vídeos Tutoriais do Siproquim 2
CADASTRO DA EMPRESA NO Siproquim2
CAPÍTULO I, Art. 2º Para os efeitos desta portaria, consideram-se:
I - Certificado de Registro Cadastral - CRC: é o documento que comprova que a pessoa física ou jurídica está devidamente cadastrada na Polícia Federal;
II - Certificado de Licença de Funcionamento - CLF: é o documento que comprova que a pessoa jurídica está habilitada a exercer atividade não eventual com produtos químicos, assim como, de forma equiparada e em caráter excepcional, a pessoa física que desenvolva atividade na área de produção rural ou pesquisa científica;
III - Autorização Especial - AE: é o documento que comprova que a pessoa física ou jurídica está autorizada a exercer, eventualmente, atividade com produtos químicos; e
IV - Autorização Prévia - AP: é a anuência concedida pela Polícia Federal às operações de importação, exportação ou reexportação de produtos químicos praticadas por pessoa física ou jurídica.
CONFIGURAÇÕES DOS PRODUTOS NO SIGER®
Para a correta geração das informações no arquivo de Mapas Químicos, é necessário configurar corretamente no cadastro de produtos do SIGER® as informações nos produtos controlados pela Polícia Federal.
GERAÇÃO DOS MAPAS NO ERP SIGER®
No módulo de Livros Fiscais, acessar a opção do menu LFI 5.4-M para exportação do arquivo de mapas químicos.
EXECUÇÃO WEBCLIENT
Quando o SIGER® é executado por meio do WebClient, os arquivos gerados pela rotina são automaticamente salvos no diretório padrão "...\cli\arquivos_fiscais", localizado dentro da estrutura de instalação do sistema.
Após a geração, os arquivos são disponibilizados para download diretamente pelo navegador, sendo transferidos para a máquina local do usuário.
Importante: Os arquivos permanecem na pasta "arquivos_fiscais" por até 30 dias. Após esse período, o sistema realiza sua remoção automática, como parte do processo de manutenção e otimização de espaço.
No sistema Siproquim2, importar o arquivo, analisar e conferir todas as informações geradas, podendo fazer algum ajuste manual nas informações direto neste sistema.


