Gerar Apuração de ICMS
Através do menu LFI 2.4-G o SIGER® gera a apurações do ICMS, na apuração são listados os débitos e créditos de ICMS próprio, ICMS ST e ICMS origem/destino EC 87/15.
Iniciando a apuração
Ao acessar a rotina, informe o período de apuração. Caso já tenha sido gerada a primeira apuração, o SIGER® irá preencher automaticamente o período com base na última apuração gerada.
Dados complementares da apuração
Após informar os dados iniciais relativos ao período de apuração, será exibida a tela "Dados complementares da apuração".
Demonstrativo de valores de ICMS apurados
Depois de avançar a tela "Dados complementares da apuração" citada acima será exibida a tela "Geração - Apuração do ICMS no formato do SPED" (exemplificada na imagem abaixo), sendo esta a tela principal da apuração. Nela são apresentados os dados consolidados do período. Para facilitar a conferência as nomenclaturas dos campos seguem as mesmas denominações utilizadas no SPED EFD ICMS/IPI e a apuração está divida em abas separando o tipo de ICMS apurado (E100 - ICMS Próprio, E200 - ICMS ST e E300 - ICMS DIFAL EC 87/15). Além das abas relativas aos registros de apuração de ICMS, a apuração também conta com abas de detalhamento de créditos fiscais (Registro 1200 do EFD ICMS / IPI) e detalhamento de movimentos relativos a restituição, ressarcimento e complemento do ICMS (Registro 1250 do EFD ICMP / IPI). Para mais informações sobre a tela principal da apuração de ICMS .

Finalização
Para finalizar a apuração basta avançar a tela "Geração - Apuração do ICMS no formato do SPED" e então confirmar a operação.


