Importação de movimentos contábeis via arquivo SPED ECD
A rotina de importação de movimentos contábeis via arquivo SPED ECD visa facilitar a importação de diferentes informações do arquivo ECD para o SIGER®.
Na importação de plano de contas é possível:
Importar o plano de contas para siglas sem plano cadastrado.
Relacionar as contas do arquivo ECD com o plano de contas em siglas com plano cadastrado.
Buscar o relacionamento com plano existente gravada na vinculação de exercício.
Estas informações serão utilizadas na geração do registro I157 nas ECD geradas com indicação de alteração de plano, cenário bastante comum nos escritório contábeis em casos recebimento de novos clientes no decorrer do ano.
Além da importação do plano de contas a rotina também importa os lançamentos contábeis, sendo uma excelente alternativa para integrações com sistemas de terceiros, visto que a rotina foi desenvolvida para permitir a importação para o SIGER® independente da estrutura do plano de contas utilizada no arquivo SPED ECD que não precisa necessariamente ter o mesmo formato utilizado no SIGER®.
Relação entre arquivo SPED ECD e tabela do SIGER®
Arquivo para importação
Selecionar o arquivo para importação.
Importa plano de contas
1 - Sim, grava as contas no SIGER®
Com está opção será criado o plano de contas no SIGER® com base nas informações do arquivo importado.
2 - Não, apenas vincula as contas
Para utilizar está opção é necessário que a empresa em processamento tenha plano de contas, durante o processo de importação deverá ser feita a vinculação do plano de contas da empresa com o plano de contas do arquivo SPED ECD.
3 - Não, usa a conta do sistema anterior vinculada
Não grava o plano de contas e usa a conta do sistema anterior vinculada para utilizar nos lançamentos contábeis.
Está opção exige a inclusão prévia de vinculação de conta do sistema anterior com a conta do SIGER®. Essa ação servirá para o SIGER® encontrar a conta do SPED ECD vinculada para lançamentos contábeis. Está opção é a indicada para importação de lançamentos contábeis de sistemas de terceiros.
Aceita definição da estrutura de contas
1 - Sim, estrutura do plano de contas
No processo de importação deverá ser feita a definição das estrutura sintética e analítica de contas em relação as informações contantes no plano de contas do arquivo, exemplo abaixo:
Para incluir as contas analíticas no SIGER® com os mesmo códigos do arquivo ECD não deve ser marcado o campo "Gerar código analítico", quando o campo for marcado o sistema irá gerar automaticamente os códigos em ordem numérica crescente.
Exemplo sem marcar campo "Gerar código analítico":
Exemplo com campo "Gerar código analítico" marcado:
2 - Sim, estrutura da conta sintética
Está opção deve ser utilizada para importação de planos de contas com somente um nível para contas analíticas e sintéticas no arquivo ECD.
Exemplo:
Para o exemplo da imagem acima será necessário informar ao SIGER® os níveis/graus a utilizar nas contas sintéticas (exemplo abaixo), as contas analíticas serão criadas automaticamente com os mesmos códigos constantes no arquivo importado.
1 ATIVO
1.1 ATIVO CIRCULANTE
1.1.1 DISPONÍVEL
1.1.1.01 CAIXA
A vinculação da estrutura será construída na janela "Vinculação de contas sintéticas" por meio do botão <F2-Informar conta>, campo "Conta sintética".
Caso alguma conta não deva ser importada para o plano de contas do SIGER® basta desmarcar o campo "Importa a conta do SPED ECD"
3 - Não aceita
Utilizando esta opção será necessário informar manualmente a estrutura das contas sintética e analítica na janela "Vinculação de contas sintéticas" botão
<F2-Informar conta>, campo "Conta sintética".
Importa saldo inicial das contas
Quando o campo for marcado serão importados os saldos iniciais das contas contábeis para as contas do ativo e passivo a partir do registro "J100" e para as contas de resultado quando houver saldo a carga ocorrerá a partir do registro "J150".
Importa movimentação contábil
Quando selecionado a opção "Sim" serão importados os lançamentos contábeis constantes no arquivo SPED ECD importado, caso seleção seja a opção "Não" os lançamentos contábeis não serão importados.
Importa lote de encerramento
Quando marcado serão importados os lançamentos de encerramento contábil (zeramento de contas de resultado), em casos onde exista a intensão de listar demonstrações contábeis como por exemplo o DRE o campo deve estar desmarcado na importação e após a importação deverá ser feito o encerramento contábil na rotina CTB 4.5-E.
Importa lote/lançamentos válidos
- Se marcado, irá importar os lotes/lançamentos válidos, ignorando os movimentos inconsistentes.
- Se desmarcado, irá importar todos os lotes/lançamentos desde que estejam válidos.