Envio automático do Pedido interno via e-mail
O recurso de envio automático de pedidos permite que o sistema realize o disparo das informações de forma programada, sem a necessidade de intervenção manual. Através de uma tarefa agendada, o sistema identifica periodicamente os pedidos que atendem aos critérios definidos.
Essa funcionalidade proporciona mais agilidade e consistência no processo de transmissão dos pedidos. Além disso, permite configurar horários específicos para a execução automática da tarefa, adequando-se à rotina operacional de cada empresa.
Resumo:
Através de uma tarefa agendada, chama o envio de e-mail do pedido interno pelo menu FAT 3.6-P.
Basicamente, a rotina consiste em enviar via tarefa agendada diariamente (ou conforme a necessidade do cliente), todos os pedidos que entraram novos no SIGER®, ou que foram alterados por qualquer usuário após a data/hora do último envio de e-mail.
Por exemplo: a tarefa rodou pela última vez ontem à noite, às 19:00.
Automaticamente, todos os pedidos novos ou que foram alterados após às 19:00 de ontem, serão enviados pela tarefa em sua próxima execução.
--> Importante: o envio automático de pedidos é compatível apenas com modelo de impressão em RFP.
Principais configurações:
Menu FAT 1.2-A > [Dados p/pedido] > [Modelo Doctos] > marcar a flag "Padrão reemitir pedido interno".
Menu FAT 1.2-A > [Geral] > [E-mail/WhatsApp] > [Pedido interno] > "Configurar quem deverá receber o e-mail com o pedido interno", podendo selecionar quais que recebem o envio direto, cópia ou cópia oculta:

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Endereço do cliente
Envia o pedido para o e-mail cadastrado na janela dos "Dados complementares" do Cliente.
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Contatos marcados para receber
Envia o e-mail para os endereços cadastrados no Botão "Contatos" do cadastro cliente, necessita estar configurado na Manutenção do contato > janela Envio de e-mail.
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Usuários marcados para receber
Envia e-mail para usuários do SIGER® que foram marcados para receber cópia do pedido interno.
Pode ser configurado no menu FAT 9.D-M .
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Outros:
Envia para outros destinatários.
Considera endereços informados na Janela "Outros e-mails".
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Representantes do pedido
Envia e-mail para Representante, Vendedor e Preposto.
Considera e-mail informado no cadastro dos mesmos > FAT 1.4-C > "Tabela 11 - Representantes".
<Botão> "Cfg. Adic.E-mail":
<Botão> Assunto: permite configurar e personalizar o texto que será exibido no assunto do e-mail enviado.
<Botão> Corpo: permite configurar e personalizar o texto que será exibido no corpo do e-mail enviado.
Menu FAT 3.6-P > a flag "Reemitir" deve estar marcada, respeitando o parâmetro configurado no FAT 1.2-A > [Dados p/pedido] > [Modelo Doctos].
No caso de configuração inicial, o campo "Data e-mail" deve estar zerado, após o primeiro envio, será exibido neste campo a data/hora do último envio.
Ao avançar, será possível salvar uma seleção padrão para que os envios sejam efetuados.
Não recomendamos filtrar por data de entrada ou faturamento, pois se algum pedido mais antigo for alterado, e a sua data não estiver dentro do período que foi ajustado na seleção padrão, esse pedido não será enviado.
A seleção padrão permite indicar diversas situações, podendo desconsiderar dos envios os pedidos bloqueados ou cancelados, enviando para o cliente, apenas os pedidos que de fato estão liberados.
O filtro pode ser feito por CFOP (por exemplo), para que somente os pedidos de venda sejam enviados.
Após salvar o filtro, podemos configurar a tarefa no agendador de tarefas no menu 9.B-M.
Configurando a tarefa:
--> Importante: caso sua empresa ainda não tenha o agendador de tarefas configurado no SIGER, favor entrar em contato com o Suporte, que lhe auxiliarão nessa configuração.
No menu 9.B-M, devemos incluir uma tarefa agendada, onde serão preenchidos os seguintes campos:
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Descrição: nome da tarefa agendada > Exemplo: Envio automático de pedidos;
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Módulo/menu: 536P (5 do módulo Vendas e Faturamento e 3.6-P do menu);
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Sigla empresa: preencher com a sigla da empresa que irá enviar os pedidos via e-mail;
--> Importante: se o SIGER® possuir mais siglas e elas também terão seus pedidos enviados via e-mail, precisamos criar uma tarefa separada para cada sigla com as mesmas configurações, porém alterando a sigla da empresa.
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Flag de função: PEI;
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Incluir o nome do usuário e a senha do usuário que o SIGER® vai utilizar para rodar a tarefa e realizar os envios;
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Configurar um disparador conforme sua necessidade;Exemplo: execução com recorrência diária, sempre às 19:00.
--> Importante: caso outras siglas realizem o envio dos pedidos, sugerimos que os disparadores das tarefas não sejam incluídos todos com o mesmo horário de início, pois pode congestionar o servidor de envio e-mails. Exemplo: a sigla ABC dispara às 19:00, e a sigla DEF dispara às 19:30.
Com isso, após a primeira execução da tarefa, será gravado no FAT 3.6-P a data e o horário do envio do e-mail, e a cada nova execução da tarefa, o SIGER® vai respeitar esse horário/data para enviar os novos pedidos ou os que foram alterados após o horário do último envio.



