Essa tela é dividida em duas seções principais que fornecem informações abrangentes sobre os filtros aplicados na seleção atual e seu desempenho de processamento.
Índice de desempenho
Esta área apresenta uma visão geral do desempenho dos filtros através de um "índice" ou um "score" com uma pontuação na escala de 1.000 pontos.
A escala é calculada internamente pelo SIGER® e simboliza a velocidade de processamento dos filtros. Quanto maior o índice de eficiência, menos registros são lidos do banco de dados, reduzindo o tempo com que os resultados são carregados em tela e evitando processamentos excessivos no servidor.
Lento, precisa melhorar
Filtros bons, mas podem melhorar
Processamento rápido
Nenhum registro processado
Uma descrição mais completa fica disponível logo abaixo do indicador do índice.
Boas práticas
Aqui, são listadas oportunidades de melhoria para os filtros visando melhorar a velocidade de processamento da seleção.
Filtrar um campo que é o primeiro em algum índice da tabela do banco de dados impacta significativamente no desempenho;
(Na tabela de Produtos, por exemplo, alguns desses campos são o código do produto, a descrição, a referência do estoque, o fornecedor, etc.)
Filtrar um campo que pertence a algum índice (não necessariamente o primeiro) tem influência média no desempenho;
(Na tabela de Produtos, por exemplo, o subgrupo de produtos é um desses campos)
Filtrar qualquer outro campo gravado no banco de dados ou filtrar campos complementares tem pouca ou nenhuma influência na velocidade de processamento da seleção, mas pode ser útil para a filtragem desejada.
(Na tabela de Produtos, por exemplo, alguns desses campos são referentes às alíquotas fiscais, medidas do produto e opções de fabricação, etc.)
Para cada uma das recomendações, é possível clicar no botão associado "Ver filtros", que exibe quais são os filtros relacionados e que podem impactar no desempenho de uma seleção.
Árvore de filtros
Esta seção da janela mostra uma visualização em árvore com todos os filtros da seleção atual.