×

Configurando o Sistema para Emissão de Notas de Retorno de Beneficiamento Separadas

 

No módulo de Vendas/Faturamento (FAT)

  • Acessar menu: 1.2-A
     
 
  • Acessar o botão [Dados adicionais]
     
 
  • Acessar o botão [Beneficiamento]
     
 
  • Acessar o botão [Benef. Interno]
     
 
Existem duas parametrizações "chave" para esta funcionalidade rodar:
São elas:
 
 
Detalhamento:
  • "Controla beneficiamento interno": Deve ser escolhida alguma opção que relacione os movimentos via estrutura.
    A rotina foi homologada usando a opção 07-Relaciona movimentos via estrutura
    Porém, existem outras que tem função parecida, são elas: 04, 05, 07, 08, 09, 10. Caso use alguma destas, convém executar testes e validações na rotina antes do uso "oficial" de fato.
     
  • "Faz emissão do retorno do beneficiamento em notas separadas": O padrão do sistema é que esta opção venha desmarcada.
 

Quando devo marcar a mesma?

Cenário 1: Se esta opção indicada acima estiver marcada, o padrão da empresa na preparação de notas (FAT 2.2-P) para retorno do beneficiamento, será sempre emitir separadamente as notas de retorno simbólico dos insumos e cobrança da industrialização.
Cenário 2: Se a opção estiver desmarcada, o padrão da empresa na preparação de notas (FAT 2.2-P) para retorno do beneficiamento será sempre emitir 5.902 e 5.124 em uma única nota fiscal.
 
Nesse caso vale a pena analisar qual será o padrão da empresa.
Ou seja: Serão emitidas mais notas separadas (uma nota para natureza de operação 5.902 e outra para natureza de operação 5.124) ou "conjugadas" (uma única nota para natureza de operação 5.124 e 5.902)
 
E se a empresa tiver as duas circunstâncias?
 
Ou seja: para o cliente “Fulano de tal” o retorno deve ser feito em notas separadas.
Já para o cliente “Ciclano de tal” o retorno de beneficiamento será feito em uma única nota.
 
Nesse caso, também foi disponibilizado um parâmetro no cadastro do cliente.
Assim, é possível configurar para o cadastro do cliente “Fulano de tal” para o retorno do beneficiamento ser emitido em notas separadas.
E, para o cadastro do cliente “Ciclano de tal” pode ser configurado o sistema para a nota de retorno do beneficiamento ser emitida em uma única nota.
 

Onde está esse parâmetro?

Acessar o cadastro de clientes no menu 1.5-A
 
Acessar o botão [Faturamento/OC]
 
 
Botão [Beneficiamento]
 
 
Campo "Faz emissão do retorno em notas separadas"
 
Opções:
0-Conforme a empresa --> Obedece o padrão da empresa.
Ou seja: Utiliza o padrão configurado na empresa (FAT 1.2-A , [Dados Adicionais], [Beneficiamento], [Benef. Interno]) em relação ao campo "Faz emissão do retorno do beneficiamento em notas separadas". Se este campo estiver marcado, o padrão da empresa é emitir retorno do beneficiamento sempre quebrando em duas notas fiscais.  Se estiver desmarcado, o padrão da empresa é emitir retorno do beneficiamento sempre em uma única nota fiscal.
1-Não --> Este cadastro emite retorno do beneficiamento em uma única nota fiscal.
2-Sim --> Este cadastro emite retorno do beneficiamento em notas fiscais separadas.