A ferramenta de importação e conciliação com extrato bancário está disponível tanto no módulo de Controle Financeiro quanto na Contabilidade.
Para importação e conciliação do extrato o banco precisa disponibilizar o extrato em formato OFX.
Configurações
Inicialmente, deve ser definido se o extrato será utilizado através do módulo de Contabilidade (usando lançamentos contábeis) ou do Controle Financeiro (usando movimentos de caixa/conta corrente).
Também será necessário vincular os históricos textuais do extrato aos históricos do SIGER® para importação de arquivos, além de indicar quais são as configurações para possibilitar a criação dos lançamentos faltantes no SIGER®.
Importação do extrato
Para importação de movimentos bancários é feito o processamento do arquivo disponibilizado pelos bancos no formato OFX (Open Financial Exchange).
Ao processar o arquivo são importados os movimentos de extrato com as entradas e saídas. Estes registros são usados para conciliação posterior.
Tanto os movimentos importados quanto os digitados permitem manutenção.
Conciliação
Consiste na comparação dos lançamentos do SIGER® com os dados digitados/importados do extrato. Quando encontrado algum movimento com dados equivalentes, permitirá a conciliação automática.
Criação de movimentos
Se houver uma entrada ou saída no extrato bancário que ainda não foi lançada no SIGER®, a criação do movimento de caixa/conta corrente poderá ser feita automaticamente de acordo com a matriz de caixa/conta corrente informada no extrato.