×

Formulação de Acondicionamento

 

O produto base de acondicionamento tem em sua formulação

(

) todos os itens que serão utilizados para sua produção. Um ponto interessante

Este item pode ser produzido através de uma ordem de produção com tipo 1-Ordem de produção (

) ou através de uma ordem de produção do tipo 4-Ord.produção c/acondicionamento (

).

 

Em sua grande maioria, produtos base de acondicionamento são líquidos e muito utilizados em indústrias químicas. Porém qualquer produto que permita ser envasado/embalado pode ser um produto base de acondicionamento, este produto não precisa ter necessariamente a unidade litro.

Exemplos:

- Produtos de limpeza: Sabão em pó (Controlado em Kg), detergente (Controlado em Litros), água sanitária (Controlado em Litros).

- Produtos de higiene: Creme dental (Controlado em Kg), creme de cabelo (Controlado em Litros).

- Alimentos: Farinhas/farofas (Controlado em Kg), grãos processados (Arroz/feijão/ervilha - Controlado em Kg), água com gás (Controlado em Litros).

- Alimentos para animais: Rações (Controlado em Kg).

 

O produto forma de acondicionamento tem em sua formulação

(

) todos os itens que serão utilizados para seu envase, como por exemplo a embalagem em que será colocado, rótulos, lacres, etc.

 

Um detalhe importante é que na formulação do produto forma de acondicionamento, quando é indicado consumo de embalagem, devemos ficar atentos a quantidade que será consumida. Podemos notar o caso da formulação do produto de código 110, que é uma forma de acondicionamento de 10L. O consumo deve ser 1 embalagem para cada 10 litros. Desta forma para cada 10 litros deve ser consumido 0,1 embalagem, assim o cálculo do consumo ficará correto.

 
 

Um detalhe importante é que na formulação do produto acondicionado deve ter uma operação previamente configurada para ter o tipo de operação (

) como 13-Acondicionamento, conforme imagem abaixo:

Consulta feita a partir do menu 1.4-C, tabela 23:

 

 

Este item pode ser produzido através de uma ordem de produção com tipo 3-Ordem de acondicionamento (

) ou através de uma ordem de produção do tipo 4-Ord.produção c/acondicionamento (

).

 

Em sua grande maioria, produtos forma de acondicionamento são embalagens com quantidades de líquidos e muito utilizados em indústrias químicas. Porém qualquer produto que permita ser envasado/embalado pode se tornar uma forma de acondicionamento, este produto não precisa ter seu cadastro base necessariamente com a unidade litro.

Exemplos:

  • Produtos de limpeza: Sabão em pó (embalagens de 1Kg, 5Kg e 10Kg) , detergente para louça (acondicionado em embalagens de 500 ml e 1 litro), água sanitária (Embalagens de 2 litros e 5 litros).

  • Produtos de higiene: Creme dental (Embalagens de 70g e 90 g), creme de cabelo (recipientes de 200 ml e 500 ml).

  • Alimentos: Farinhas/farofas (Pacotes de 500 g), grãos processados (Arroz/feijão/ervilha - Embalagens de 500g), água com gás (Recipientes de 500 ml e 1 litro).

  • Alimentos para animais: Rações (Embalagens de 10 Kg e 15 Kg).