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Busca dados do contribuinte da Sefaz/Receita Federal

 
A busca de dados do contribuinte permite selecionar um serviço de origem e recuperar informações cadastrais a partir de um CNPJ, CPF ou Inscrição Estadual. Esse recurso é um facilitador disponibilizado em algumas manutenções para preencher campos automaticamente, como por exemplo:
  • Manutenção de clientes/fornecedores do menu 1.5-I ()
  • Manutenção de siglas de empresa do menu 1.2-I ()
  • Manutenção de pessoas do menu 9.5-I ().
     

Busca dados do contribuinte da Sefaz/Receita Federal

 

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Tipo de inscrição

Indica a partir de qual tipo de inscrição a consulta será feita.
 
1-CNPJ
Utiliza um número de inscrição de pessoa jurídica.
 
2-CPF
Utiliza um número de inscrição de pessoa física.
 
3-Inscrição Estadual
Utiliza um número de inscrição estadual.
 

2

Inscrição

Neste campo deve ser informado o número de inscrição CNPJ, CPF ou I.E. para realizar a consulta.
 

3

Modo de consulta

O modo de consulta define a partir de qual origem serão obtidos os dados.
 
1-Webservice SeFaz Estadual
Realiza a consulta a um CNPJ, CPF ou I.E. utilizando o WebService da Sefaz estadual e o certificado digital para comunicações de NF-e.
 
2-Site Receita Federal
Realiza a consulta a um CNPJ ou CPF utilizando o site da Receita Federal, que será aceito em tela para confirmar a busca das informações.
 
3-WebService ReceitaWS
Realiza a consulta a um CNPJ utilizando um WebService que também contém dados de cadastros de contribuintes da Receita Federal.
Para clientes do ambiente nuvem ou web, a consulta retornará com dados atualizados, enquanto que demais modalidades de uso podem retornar dados com uma defasagem de até 120 dias (neste caso é exibida uma orientação em tela).
 

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Ajustar cadastro optante do Simples Nacional

Ao utilizar a opção de "Modo de consulta" 1-Webservice SeFaz Estadual este campo é desconsiderado, já que o Sefaz Estadual não retorna informações sobre o enquadramento no Simples Nacional.
Para opção 2-Site Receita Federal, este campo pode ser selecionado para acessar o site de consulta.
Por fim, esta opção é marcada automaticamente ao utilizar a opção de "Modo de consulta" 3-WebService ReceitaWS.
 
Quando marcado e aplicável, será obtida a informação de enquadramento no Simples Nacional, para que seja possível atualizar o campo correspondente da manutenção que está sendo realizada.
Se desmarcado, o enquadramento no Simples Nacional não será consultado nem alterado.

5

UF

Este campo é aceito e obrigatório somente ao utilizar a opção de "Modo de consulta" 1-Webservice SeFaz Estadual.
Nem todas as UF disponibilizam o serviço de consulta, portanto existe uma validação que avisa caso tente realizar a consulta para uma UF que não possui este recurso.
 
6

Aviso

O quadro inferior exibe informações complementares e orientações de acordo com "Modo de consulta" selecionado.