×

Plano Mestre de Produção

 
O SIGER® possui um adicional que permite a realização de agrupamentos de Ordens de Produção, que facilita a organização da empresa na questão produtiva.
Ou seja:
1.     O PMP (Plano Mestre de Produção) objetiva agrupar a produção planejada para uma fábrica durante um determinado período (semana ou mês, por exemplo). Através do PMP as indústrias podem se antecipar ao próximo ciclo de produção, comprando os insumos necessários e alocando os recursos necessários. É uma visão macro do que precisará ser produzido
2.     O sistema agrupará diversas Ordens de Produção para que estas sejam produzidas de uma mesma maneira.
3.     A empresa pode, por exemplo, querer agrupar todas as OPs que possuem data de entrega em um período comum ou todas as OPs de uma determinada linha de produtos
 

PRÉ-REQUISITOS:

 
1.     Como se trata de um adicional, o mesmo deve ser contratado. Contate a Rech informática e solicite maiores informações.
2.     Para correto funcionamento, a empresa deve possuir as formulações cadastradas corretamente para que assim gere as Ordens de Produção de maneira correta.
 

CONFIGURAÇÕES:

 
As configurações de aceitação/criação do plano podem ser modificadas no menu GIN 1.2-A, botão [Plano de Produção] (somente habilitado caso tenha sido contratado o adicional). + Saiba mais
 
Abaixo breve detalhamento sobre cada configuração:
 
·     Atualiza posição do plano de produção automaticamente na alteração: Caso a check box esteja marcada, ao efetuar alguma alteração dentro de um plano de produção, vai atualizar a posição deste plano. Do contrário deve-se alterar manualmente a posição do plano.
·     Aceitação do código: Modelo que será adotado para a inclusão do código do PMP. Caso selecionado sequencial, o sistema irá informar sempre um código automaticamente de maneira que cada código venha sempre após o último gerado. Caso seja selecionado manual, o usuário vai poder informar o código que desejar na criação do PMP.
·     Geração da referência: Parâmetro sinaliza de que maneira será gerada a referência do PMP. Caso seja marcado a opção Digitação, o usuário que irá informar a referência do plano. Caso seja selecionado a opção Automática, o sistema irá criar um código onde vai iniciar com os dois primeiros dígitos sendo o ano da criação, os dois próximos o mês da criação e os próximos números sendo um sequencial de até sete dígitos.
·     Tipo de acesso ao Plano: Ao efetuar a consulta ou alteração de algum PMP e pressionar F6 para procurar mais detalhadamente o cursor vai inicializar no campo selecionado nesse parâmetro.
·     Inicialização da data de entrega do PMP: Parâmetro define qual vai ser a data de entrega do PMP quando o mesmo for gerado através da importação de pedidos. É possível definir se vai pegar a menor data de entrega das OPs que estão dentro do plano, a maior data de entrega das OPs do plano ou não inicializar a data de entrega a partir das OPs.
·     Gera PMP na importação de pedidos: Parâmetro indica se ao importar um pedido para geração de OP, irá criar um PMP ou se não irá.
·     Utiliza fábrica no PMP: Parâmetro diz se vai ser possível carregar ou até mesmo informar a fábrica no PMP.
·     Inicializa fábrica no PMP: Parâmetro somente é habilitado caso o parâmetro acima esteja como Sim e indica que vai buscar o cadastro da fábrica cadastrada no grupo de produtos e caso não encontre nenhuma no mesmo vai verificar a linha de produtos da OP. Caso já tenha sido informada uma fábrica ele não irá substituir a fábrica informada.
·     Aceita complemento no plano: Parâmetro indica se aceita o campo de "Complemento do plano" (texto com até 30 caracteres) na manutenção do plano mestre de produção.
·     Aceita grupo de produção: Parâmetro indica se aceita o campo de "Grupo de produção do plano" (texto com até 30 caracteres) na manutenção do plano mestre de produção.
 
·     Gera remessa para o PMP após sua criação: Parâmetro utilizado para envio de remessa de terceiros baseado no relatório que vai ser gerado.
·     Botão [Rel. Agrup. OP]: Campo onde vai ser informado o código do relatório do gerador de relatórios que vai ser utilizado para geração de PMP. Disponível no menu GIN 2.1-M - [PMP rel. agrup]. + Saiba mais
 
Além destes parâmetros, também existem opções para bloqueios/testes do PMP: + Saiba mais
 
·     OPs além do limite de quantidade do plano: Ao habilitar o parâmetro, no PMP permite que seja informado uma quantidade e as OPs que forem incluídas não podem passar da quantidade definida no plano.
·     OPs além do limite de peso do plano: Ao habilitar o parâmetro, no PMP permite que seja informado um peso e as OPs que forem incluídas não podem passar do peso definido no plano.
·     Data de entrega OP posterior à data do plano: Não permite incluir OPs que tenham a data de entrega posterior a data de entrega do PMP.
·     Inclusão de OPs no plano se posição do plano for >= a: Não permite incluir OPs em planos com posição determinada no parâmetro.
·     Inclusão de OPs no plano se posição da OP for >= a: Não permite incluir nenhuma OP em algum plano se a mesma estiver com a posição determinada.
·     Inclusão de OP sem reserva total no plano: Não permite incluir uma OP que não foi reservada completamente em um PMP.
·     Apontamento de OP sem plano: Não permite efetuar apontamentos de produção de OP se a mesma não estiver vinculada em um PMP.
·     Emissão de OP sem plano: Não permite que OPs sejam emitidas se não estiverem vinculadas em um plano PMP.