Homologação de Cobrança Bancária
A homologação consiste em uma validação de remessas fictícias, para garantir que os dados enviados serão processados corretamente pelo banco. Este é um processo obrigatório, onde cada banco um possui processos e instruções diferente para que vocês siga e consiga realizar sua homologação. Contudo, alguns pontos podem ser levantados de maneira geral, facilitando o trabalho do usuário:
LOCAL DE COBRANÇA
No local deve estar marcado o campo "Faz remessa bancária" e devem ser indicados os dados bancários na janela seguinte.
DADOS PARA HOMOLOGAÇÃO
Indicamos a criação de previsões através do lançamento múltiplo:
-
Criar no mínimo 20 desdobramentos
-
Utilizar o cadastro da própria em empresa como cliente
-
Informar valores acima de R$ 100,00 para cálculos de juros e multa
HOMOLOGAÇÃO DE BOLETOS
Caso os boletos sejam emitidos pelo SIGER® para cobrança, estes devem ser homologados pelo banco.
Emita boletos e salve em PDF para envio posterior.
HOMOLOGAÇÃO DE REMESSA VIA ARQUIVO
No SIGER® deve ser gerado um arquivo de remessa usando a opção de remessa de homologação no gerenciador de instruções. + Saiba mais
Após a geração do arquivo, este deve ser validado pelo banco. Cada instituição define seu meio de homologação: via e-mail, programa validador ou diretamente pelo portal virtual. Portanto, deve ser visto qual método se aplica ao banco em questão.
Na homologação, serão analisados os arquivos gerados. Caso alguma informação não esteja de acordo, será preciso ajustar no SIGER® e reenviar a remessa até que ela seja confirmada. Com a confirmação, os documentos de previsão gerados para homologação podem ser excluídos e as próximas remessas enviadas serão processadas oficialmente pelo banco.
Estação para transmissão do arquivo: É importante que apenas uma sessão esteja destinada ao acesso dos portais bancários, isso porque os bancos instalam plugins de segurança que podem afetar diretamente o desempenho do SIGER®. Infelizmente não temos como banir a presença destes nas estações, já que são necessários.
Sequencial de arquivo: Para alguns bancos, é feito um controle de arquivos enviados através de um número sequencial. Isso faz com que os arquivos enviados no banco sejam transmitidos na mesma sequência de geração. Caso o banco rejeite o arquivo enviado, deve ser conferida essa informação.
HOMOLOGAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ONLINE
Cada banco tem sua própria comunicação online, sendo esta via web service ou API.
Para isso, desenvolvemos um manual específico de homologação destas aplicações com o SIGER®:
