Gera Sigla Situação Especial
Seguem as configurações/rotinas no SIGER®, para gerar as declarações, conforme exigência do fisco.
1º Criar sigla nova no Menu 1.2-I, esta sigla deverá ter as mesmas configurações da sigla que teve a sistuação especial, porque ela será utilizada para gerar a segunda parte das declarações, ou seja, as declarações após a ocorrência da situação especial. Na inclusão da empresa, no campo "Razão social" pode ser utilizada a opção "F3-Importa dados de outra empresa" para importar os dados da empresa original. A primeira declaração poderá ser gerada na sigla da empresa.
2º No módulo CTB, Menu 5.5-G, informar a sigla nova que foi criada no campo "Sigla da empresa", a data da situação especial no campo "Data da situação especial" e histórico contábil a ser utilizado na implantação do saldo das contas no campo "Hist. implantação saldo", conforme janela abaixo.

Essa rotina irá fazer automaticamente as seguintes rotinas:
-
Encerramento do exercício na sigla da empresa, na data da situação especial;
-
Criará o plano de contas, exatamente igual ao da empresa, na nova sigla;
-
Implantará o saldo de abertura, com os valores na data da situação especial, na sigla nova;
-
Copiará todos os lançamentos e lotes, já existentes, na sigla da empresa, após a data da situação especial;
Se a empresa já realizou a rotina de geração da Sigla de Situação Especial, e após isso incluiu novos lançamentos na sigla da empresa, poderá rodar a rotina do menu CTB 5.5-A, ao executar essa rotina, o SIGER® irá recriar as informações da sigla nova, segundo os novos dados da sigla da empresa.
3º Fazer as apurações de IRPJ e CSLL, na sigla nova, segundo a tributação da empresa.
4º Gerar as declarações, ECD CTB 5.1-S, e ECF CTB 5.1-D, da segunda parte, ou seja, após a situação especial ter ocorrido.
