×

Retorno por Nota Fiscal

 
Ao concluir a produção externa, o fornecedor do serviço deve retornar o produto produzido à empresa, além dos documentos fiscais de retorno simbólico dos materiais utilizados e cobrança da mão de obra. Esta movimentação caracteriza o retorno do serviço externo, que assim como o envio da remessa, pode ser por nota fiscal ou por romaneio.
 
Quando a remessa é enviada por nota fiscal, o retorno deve também ser feito por nota fiscal. O Retorno do serviço externo pode ser realizado:
 
  • Na opção N-Retorno por Nota Fiscal no menu 5.3 do módulo Gestão Industrial.
  • Na opção N-Retorno por Nota Fiscal no menu 6.3 do módulo Controle de Compras.
     
Ao acessar uma das opções acima, a seguinte janela será aceita:
 
 
Retorno por Nota Fiscal
1

Data/hora retorno

Data e hora do movimento para geração dos movimentos fiscais, referentes ao retorno dos materiais e cobrança da mão de obra.
 
2

Chave acesso NF-e

Permite a digitação da chave de acesso da nota fiscal eletrônica.
Funções disponíveis:
"F4-Leitura do código de barras", para ler o código de barras do DANFE.
 
 
"F6-Importar NF-e via site", para importar dados da NF-e via site.
 
 
"F7-Importar NF-e via XML", para importar dados da NF-e via arquivo XML.
 
 
3

Fornecedor

Código do fornecedor que está sendo retornado o serviço externo.
Tecle "F8-Pesquisa" para exibir a pesquisa de fornecedores ou "F7-Talões não retornados" para consultar os talões do serviço externos que ainda não foram retornados para o fornecedor informado.
 
4

Data de emissão

Data da emissão da nota fiscal de retorno, emitida pelo fornecedor.
 
5

Série/nota

Série e número da nota fiscal de retorno, emitida pelo fornecedor.
 
6

Valor total da nota

Valor total da nota de retorno do serviço externo, considerando o valor da mão de obra (talões retornados) e valor dos insumos retornados.
 
7

Cobrança da MO nesta NF

Selecione neste campo o momento em que foi/será feita a cobrança da mão de obra referente ao serviço executado pelo fornecedor, e como será feita a agregação deste valor no estoque.
1-Sim e apropria: A cobrança da industrialização foi realizada nesta nota fiscal e seu valor será agregado ao movimento de estoque através do apontamento de produção.
2-Não, mas apropria: A cobrança da industrialização não foi realizada nesta nota fiscal, mas seu valor será agregado ao movimento de estoque através do apontamento de produção.
3-Sim e não apropria: A cobrança da industrialização foi realizada nesta nota fiscal, mas seu valor não será agregado ao movimento de estoque.
4-Não e não apropria: A cobrança da industrialização não foi realizada nesta nota fiscal e seu valor não será agregado ao movimento de estoque.
 
8

Possui insumos fornecedor

8. Possui insumos fornecedor
Deve ser marcado quando possui mercadorias fornecidas e empregadas pelo próprio estabelecimento industrializador (terceiro) na mão de obra.
Se marcado, serão considerados como tributados os itens com configuração de diferimento parcial de ICMS
 
9

Faz manutenção de insumos

Define se aceita a manutenção de insumos das ordens de produção na geração dos apontamentos.
1-Conforme parâmetros: Aceita os insumos da OP conforme o parâmetro da empresa do GIN e do grupo de produtos.
2-Sim: Realiza a manutenção de insumos da OP.
3-Não: Não realiza a manutenção de insumos da OP.
 
10

Conferência NF-e (F11)

10. Conferência NF-e (F11)
No retorno do serviço externo por nota fiscal, o SIGER® permite a importação de alguns dados da nota fiscal eletrônica a fim de agilizar o processo de retorno.
A partir de campos específicos do XML da NF-e o sistema sugere automaticamente os talões do serviço externo a retornar e as notas de remessa dos insumos para baixa do saldo de beneficiamento.
Obs.: O atalho F11 pode ser utilizado também nas janelas de talões retornados e insumos retornados.
 
 

CONFIRMAÇÃO DO RETORNO DO SERVIÇO EXTERNO

 
 
  • Ao confirmar o retorno do serviço externo, o SIGER® irá processar os talões que foram retornados e realizar todas as movimentações necessárias.
     
  • Gravação do movimento fiscal de retorno dos materiais remetidos para industrialização por encomenda, natureza de operação 1/2902 ou 1/2925. Utiliza a sequência padrão da natureza de operação definida nos parâmetros da empresa.
     
  • Gravação do movimento fiscal de entrada dos materiais remetidos para industrialização e que não foram aplicados no processo, natureza de operação 1/2903. Esse movimento será gerado somente quando for informada quantidade não utilizada em algum insumo retornado.
     
  • Gravação do movimento fiscal de cobrança da industrialização por encomenda, natureza de operação 1/2124 ou 1/2125. Utiliza a sequência padrão da natureza de operação definida nos parâmetros da empresa. Esse movimento será gerado somente quando houver cobrança da mão de obra junto ao movimento de retorno. Através deste movimento é feita a entrega das ordens de compra dos serviços. O produto deste item, por padrão será o produto pronto da Ordem de Produção, mas pode ser definido um outro produto pronto na formulação ou nos dados da operação da OP, assim listando na NF outro produto que não integra com o estoque.
     
  • Atualização da quantidade retornada dos talões do serviço externo e gravação dos registros de retorno do serviço externo. Se o talão do serviço externo teve todo seu saldo de quantidade retornado, então a situação do talão será atualizada para "Retornado". Se a cobrança da mão de obra não ocorreu junto ao movimento de retorno, o registro de retorno do serviço externo ficará pendente de pagamento (ver detalhes na sessão Pagamento de serviços).
     
  • Integra com o Gestão Industrial gerando um apontamento de produção para o talão da OP.
  • SE o parâmetro "Utiliza qtd.retornada do insumo no apontamento" (parâmetro de empresa) estiver marcado, a quantidade consumida dos insumos será a quantidade retornada do serviço externo e não a quantidade prevista para os insumos da ordem de produção. Se o insumo for controlado por lote ou série, o lote e série movimentados no apontamento de produção será o mesmo que foi retornado do serviço externo.
     
  • SE o parâmetro "Baixa insumos retornados do local em terceiros" (parâmetro de empresa) estiver marcado, os insumos da ordem de produção serão movimentados diretamente no local de estoque em terceiros e não no local de estoque de insumos da ordem de produção.