Importação de dados da NF-e
No retorno do serviço externo por nota fiscal, o SIGER® permite a importação de alguns dados da nota fiscal eletrônica a fim de agilizar o processo de retorno. A partir de campos específicos do XML da NF-e, o sistema sugere automaticamente os talões do serviço externo a retornar e as notas de remessa dos insumos para baixa do saldo de beneficiamento.
Para utilização do recurso de importação dos dados da NF-e no retorno do serviço externo, é necessário que o parâmetro Importa dados da NF-e no retorno esteja marcado na manutenção da empresa. + Saiba mais
RETORNO DO SERVIÇO EXTERNO POR NOTA FISCAL
Quando o sistema estiver configurado para importar os dados da NF-e, a janela de dados da nota fiscal (opção GIN 5.3-N ou COM 6.3-N) tem a ordem de aceitação dos campos modificada, conforme a imagem abaixo.

No campo de Chave de acesso NF-e:
-
Aceita a função F4-Leitura código de barras: Abre janela de aceitação da chave de acesso da nota para leitura do código de barras do DANF-e.
-
Aceita a função F6-Importa NF-e via site: Importa os dados da nota fiscal eletrônica da Internet.
-
Aceita a função F7-Importa NF-e via XML: Importa os dados da nota fiscal eletrônica do diretório de arquivos XML.
CONFERÊNCIA DA IMPORTAÇÃO DOS DADOS DA NF-e
Os dados importados da nota fiscal eletrônica podem ser conferidos acessando o botão [Conferência NF-e] (atalho F11), conforme a imagem abaixo.
O atalho F11 pode ser utilizado também nas janelas de talões retornados e insumos retornados.

Colunas do grid de conferência dos dados importados:
-
Item: Número do item da nota fiscal importada.
-
Produto: Código do produto da nota fiscal.
-
Descrição: Descrição do cadastro do produto no SIGER®.
-
Referência: Referência do cadastro do produto no SIGER®.
-
CFOP: Natureza de operação de entrada do item.
-
Tipo: Tipo de dado importado dos campos do XML destinados à "Ordem de compra" e "Item da ordem de compra" (tags <xPed> e <nItemPed>).
-
OC/Nota: Valor do campo "Ordem de compra" (tag <xPed>). Só é carregado se a OC/Nota for válida.
-
Item OC/Nota: Valor do campo "Item da ordem de compra" (tag <nItemPed>). Só é carregado se o item da OC/Nota for válido.
-
Remessa: Código da remessa do serviço externo, importada quando "Tipo" = "OC" (para itens com CFOP 1/2.124 ou 1/2.125).
-
Talão: Sequencial do talão da remessa do serviço externo, importado quando "Tipo" = "OC" (para itens com CFOP 1/2.124 ou 1/2.125).
-
Nota remessa: Série e número da nota de beneficiamento, importada quando "Tipo" = "Nota" (para itens com CFOP 1/2.902, 1/2.903 ou 1/2.925).
-
Item NF Rem: Item da nota de beneficiamento, importado quando "Tipo" = "Nota" (para itens com CFOP 1/2.902, 1/2.903 ou 1/2.925).
Obs.: Se a nota encontrada for de reenvio de mercadorias (operação de quarteirização), desconsidera o item da nota e busca apenas pelo produto (na nota de beneficiamento de terceiros).
-
Mensagem: Inconsistência gerada na importação. Os itens com inconsistência são destacados com a cor de fundo vermelha.
-
<xPED>: É o valor contido na tag <xPed> do XML da nota com o número da OC ou da Nota. É carregada independente da validação do item.
-
<nItemPed>: É o valor contido na tag <nItemPed> do XML da nota com o número do item da OC ou da Nota. É carregada independente da validação do item.
-
Val.item NF-e: Valor do item da nota fiscal.
-
Qtd.item NF-e: Quantidade do item da nota fiscal.Botões do Grid:
-
[F2-Produto] Abre a consulta do produto da linha selecionada.
-
[F3-Saldo Benef.] Abre em consulta a manutenção consolidada de notas de Beneficiamento para o fornecedor/produto filtrando os itens com saldo (permite alterar o filtro manualmente).
-
[F4-Ord.Compra] Abre a consulta da Ordem de Compra diretamente na página do item selecionado.
-
[F5-Remessa] Abre a consulta da remessa do serviço externo do item.Possíveis mensagens de inconsistência:
-
Ordem de compra inexistente: O número da ordem de compra não foi encontrado no SIGER®.
-
Fornecedor da ordem de compra difere da nota: O fornecedor da ordem de compra é diferente do fornecedor da nota fiscal de retorno.
-
Ordem de compra com situação inválida: A ordem de compra está com situação inválida para retorno do serviço externo. Situações válidas: Emitida, Parcialmente entregue.
-
Item da ordem de compra inexistente: O item não existe na ordem de compra.
-
Item da ordem de compra com situação inválida: O item da ordem de compra está com situação inválida para retorno do serviço externo. Situações válidas: Emitido.
-
Nota de remessa inexistente: A nota de remessa não foi encontrada no beneficiamento de terceiros.
-
Item da nota de remessa inexistente: O item não existe na nota de beneficiamento.
-
Item da nota de remessa sem saldo: O item da nota de beneficiamento não possui saldo para retornar.
-
Produto da nota de remessa difere do item: O produto do item da nota de beneficiamento é diferente do produto do item da nota fiscal de retorno.
IMPORTAÇÃO DOS DADOS DA NF-e
O processo de importação dos dados da nota fiscal eletrônica ocorre de forma semelhante ao lançamento do movimento nos Livros Fiscais. Após informar a chave de acesso será aceita a janela para relacionar as naturezas de operação do movimento de entrada. Também poderá ser aceita a janela para relacionar os produtos retornados do fornecedor com os cadastros no SIGER®.
No retorno do serviço externo são utilizados apenas alguns campos da NF-e para carregar, a partir deles, informações como os talões a serem retornados e as notas de remessa dos insumos.
Ao avançar para a janela de talões, será realizado uma comparação da quantidade retornada da ordem de compra, com a quantidade em aberto do item da ordem de compra, desta forma, se a quantidade for diferente, irá exibir um grid para selecionar os talões que devem ser retornados e que pertencem as respectivas ordens de compra. Após selecionado os talões e confirmado, os mesmos serão populados para o grid principal.
Seleção dos talões retornados ocorre pelos itens com CFOP de cobrança:
Para os itens com CFOP 1/2.124 ou 1/2.125, referentes aos produtos produzidos:
-
Utiliza as tags <xPed> e <nItemPed> do item da nota fiscal como ordem de compra e item da ordem de compra;
-
Busca o talão do serviço externo a partir da requisição de compra vinculada ao item da ordem de compra;
-
Insere na janela de "Talões retornados do serviço externo", TODOS talões à retornar do fornecedor que sejam da OC/Item contida nas tags <xPed> e <nItemPed>.Obs.1: não há informação do talão retornado no XML, caso seja um retorno parcial de uma OC/Item (remessa), será aberto grid com os talões vinculados no item da OC, para que o usuário possa marcar/escolher o talão desejado para carregar mo retorno.Obs.2: caso a diferença entre o valor total dos talões e o total cobrado dos itens da nota esteja dentro da tolerância informada no parâmetro "Val.tolerância p/imp.cobrado", o valor da cobrança é ajustado automaticamente respeitando o valor da nota. Este valor será carregado no campo de "Valor total do serviço", dentro do botão [Alterar Valores]. + Saiba mais
Talões do retorno importados a partir da ordem de compra, tags <xPed> e <nItemPed> dos itens com CFOP de cobrança.Seleção das notas retornadas (beneficiamento) ocorre pelos itens com CFOP de retorno:Para os itens com CFOP 1/2.902, 1/2.903 ou 1/2.925, referentes aos insumos retornados: -
Utiliza as tags <xPed> e <nItemPed> do item da nota fiscal como número da nota e item da nota de beneficiamento;
-
Busca a nota de beneficiamento de terceiros para o fornecedor, vincula o saldo da nota de beneficiamento ao insumo retornado.Obs.: Se a nota encontrada for de CFOP 5/6.924 e a empresa faz reenvio de mercadorias (operação de quarteirização), desconsidera o item da nota e busca apenas pelo produto (na nota de beneficiamento de terceiros).
Notas de remessa dos insumos importadas a partir do número da nota, tags <xPed> e <nItemPed> dos itens com CFOP de retorno dos insumos.
