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Metas de Venda

 
As metas de venda são criadas para acompanhamento mensal de vendas.
O montante previsto da meta representa o valor que se espera alcançar dentro do mês.
 
O SIGER® possibilita cadastrar e acompanhar metas de três maneiras sendo:
 
  • Meta por empresa,
  • Meta por representante
  • Meta por produto.
     
Este manual serve para que possamos explorar cada um dos tipos de meta, bem como, os recursos que podem ser utilizados para extração das informações para acompanhamento dos resultados. 
 
Inicialmente vamos explicar o conceito de cada uma das metas, mais tarde nos tópicos abaixo detalhando também como operar e configurar cada uma delas.
 

METAS POR EMPRESA

 
Esse tipo de meta diz respeito ao acompanhamento de vendas globais da empresa.
As metas de venda por empresa podem ser registradas de duas formas:
 
  • Quantidade “unitária” vendida em determinado período ou peso total vendido em determinado período (valor em Kilos, por exemplo) e
  • Valor (em R$ por exemplo) vendido
 
Existe ainda a possibilidade de estabelecer dentro das metas por empresa controles para:
  • Meta diária (por valor e quantidade/peso conforme configurações)
  • Meta por grupo de produto (por valor e quantidade/peso conforme configurações)
  • Meta por cobertura de vendas por grupo/subgrupo de cadastros
Obs.: O conceito de meta por cobertura remete a “positivação de clientes”. Ou seja: neste tipo de meta será informado para quantos clientes distintos por grupo/subgrupo a empresa terá que vender.     
 

METAS POR REPRESENTANTE

 
Esse tipo de meta diz respeito ao acompanhamento de vendas por representante da empresa.
Obs.: Quando falamos de “representantes” estamos tratando dos cadastros feitos no menu 1.4/Opção 11-Representantes.
 
As metas de venda por empresa podem ser registradas de duas formas:
 
  • Quantidade “unitária” vendida em determinado período ou peso total vendido em determinado período (valor em Kilos, por exemplo) e
  • Valor (em R$ por exemplo) vendido
     
Existe ainda a possibilidade de estabelecer dentro das metas por empresa controles para:
  • Meta diária (por valor e quantidade/peso conforme configurações)
  • Meta por grupo de produto (por valor e quantidade/peso conforme configurações)
  • Meta por cobertura de vendas por grupo/subgrupo de cadastros
    Obs.: O conceito de meta por cobertura remete a “positivação de clientes”. Ou seja: neste tipo de meta será informado para quantos clientes distintos por grupo/subgrupo a empresa terá que vender.
 

METAS POR PRODUTO

 
Esse tipo de meta diz respeito ao acompanhamento de vendas por produtos/itens.
Obs.: Quando falamos de “produtos” estamos tratando dos cadastros feitos no menu 1.6 do SIGER®.
 
Neste modelo é possível desdobrar as metas por valor para cada produto informando ainda o cadastro de representante.
 

LIMITAÇÕES DO CONTROLE DE METAS

 
Um ponto importante a ser observado é: independente do “tipo” de meta que você escolher, o acompanhamento será feito sempre mensalmente.  Não temos, atualmente, como desdobrar as metas em controles trimestrais, bimestrais, semestrais, quinzenais, etc.
Também é válido ressaltar que os três tipos de metas  “não se conversam”.
Exemplo: meta da empresa pode ser de R$ 100.000,00 para um determinado mês. Porém podemos cadastrar para o mesmo período uma meta de R$ 200.000,00 para os representantes. O sistema não vai fazer uma validação entre uma meta por empresa e uma meta por representante, por exemplo.