Pré-validação de Movimentos
Introdução
A pré-validação de movimentos faz parte do processo de revisão dos lançamentos e permite um controle maior das validações e integrações efetuadas em cada etapa do processo.
Situação do movimento
Quando estiver habilitada pré-validação, a situação do movimento será solicitada durante a inclusão ou alteração de um movimento:

A situação padrão sugerida pode ser definida em configuração na tabela genérica de CFOP, bem como se é possível definir se o usuário pode alterar essa situação sugerida ao incluir o movimento. + Saiba mais
A troca de situação dos movimentos também pode ocorrer através de manutenção consolidada no menu LFI 2.1-V. + Saiba mais
Nas importações de movimentos em lote, como por exemplo no menu LFI 5.3-N ou LFI 5.3-W, as integrações ocorrerão de acordo com a situação de revisão sugerida. Ao regravar um movimento já lançado anteriormente, não é permitido trocar a situação de revisão do movimento. Essa manutenção deve ser feita através do menu de alteração (LFI 2.1-A) ou na manutenção consolidada (LFI 2.1-V).
Os movimentos poderão ser lançados com as seguintes situações:
Pré-validado: Esta é a situação inicial de revisão, na qual o movimento encontra-se aguardando o recebimento do produto. A maior parte das validações de valores e de fechamento da nota será exibida somente como alerta, sem impedir o lançamento.
Algumas integrações ainda ocorrem no lançamento da nota, independente da situação de revisão do movimento, como por exemplo nos módulos FPA (Folha de Pagamento) e FAT (Vendas e Faturamento). Porém, não serão realizadas integrações com os demais módulos, sendo possível informar dados que somente serão usados posteriormente, como a ordem de compra, dados contábeis e vencimentos a integrar no financeiro, entre outros.
Recebido: Nesta etapa, o movimento é considerado recebido pela empresa e será realizada a integração com os módulos de estoque e compras. As validações referentes a estas integrações serão feitas e o movimento é integrado.
Com relação ao estoque e compras, existe a possibilidade de alterar posteriormente o valor recebido ou tributação dos impostos, mas não o produto ou a quantidade que foram integrados.
Com relação aos dados financeiros, é possível configurar para que a integração seja feita já neste momento ou se ocorrerá somente na situação Revisado.+ Saiba mais
Revisado: Nesta etapa, o movimento é considerado concluído e serão realizadas as demais integrações que não tenham ocorrido em etapas anteriores, como a integração com os módulos da contabilidade e financeiro (se configurado para integrar somente após a revisão).
Além disso, a maioria das validações serão realizadas de forma definitiva, não permitindo a troca da situação do movimento caso exista alguma inconsistência.
É possível configurar na tabela de CFOP a situação padrão de revisão para a inclusão de movimentos e se é possível alterá-la durante a inclusão. Desta forma, podem ser configuradas as naturezas de operação que já devem ter seus movimentos incluídos com a revisão e integrações realizadas, como exemplo de fretes, notas de consumo ou outras que não precisem passar pelo processo de revisão com pré-validação.