×

Importação dos XMLs de Saída

 
Primeiramente é necessário ter os XMLs assinados salvos em uma pasta da rede acessível ou no computador que será utilizado para fazer a importação dos XMLs.
Caso tenha ocorrido a perda de todo HD e não tenha um backup dos XMLs, poderá solicitar ao seu contador que lhe envie eles.
 
Em pose dos XMLs, o processo de importação se inicia no módulo de Livros Fiscais. Caso a empresa não possua o módulo de Livros Fiscais contratado, deve entrar em contato com seu gerente de contas na Rech e solicitar a liberação do mesmo para fazer o procedimento de importação das notas.
 

Módulo de Livros Fiscais

A importação pode ser feita pelo módulo de Livros Fiscais, Estoque ou Compras, mas sempre é necessário que o módulo de Livros Fiscais esteja liberado para que o Estoque ou Compras aceitem importar notas de saída.
No módulo de Livros Fiscais, acesse o menu 2.1-I, informe a data da nota a ser importada e em seguida utilize a tecla de função F7 para importar o XML.
Obs.: Esta é a rotina de importação de XML feita normalmente para as compras e que nesse caso será aplicada as notas de saída.
 
Ao acessar o F7 vai abrir a janela abaixo, onde pode ser indicada a localização dos arquivos:
 
 
Marque o XML que deseja importar e avance.
Obs.: É recomendado que seja feito todo processo com apenas 1 XML e posteriormente conferidas as integrações. Depois de verificar que tudo fica correto, pode passar a importar mais de um XML por vez.
 
A janela seguinte vai trazer os dados da nota que está sendo importada, e vai permitir que altere algumas informações.
A CFOP utilizada não deve integrar com o estoque e a série utilizada deve ser igual a série que as notas de saída utilizam no módulo de Vendas e Faturamento.
Exemplo: No XML a série da nota está como 1, mas no módulo de Vendas e Faturamento é utilizada a série NE. Neste caso, utilize NE no campo de série.
ATENÇÃO: Se a série utilizada não estiver igual a do Faturamento, não será possível importar a nota no Faturamento!
Para confirmar a série utilizada no módulo de Vendas e Faturamento, acesse o menu FAT 1.2-C, botão <Nota Fiscal>, botão <Séries/Faturas>, observe o conteúdo da coluna "Série".
 
 
Depois que tudo estiver ok, avance e confirme a importação.
Será exibida a janela de inclusão do movimento, já com os dados pré-carregados.
Caso não queira que a integração com o Financeiro ocorra, deve deletar o número da Fatura e desmarcar o campo "Integra no financeiro".
 
 
Avance, confirme os dados dos itens e se optou por integrar com o Financeiro, confirme os dados na janela de integração. Em seguida, avance até o final da inclusão.
 
 

Módulo de Vendas e Faturamento

Acesse o módulo de Vendas e Faturamento, menu FAT 6.3-G para importar a nota dos Livros para o Faturamento.
A primeira janela irá questionar se deseja criar além do registro da nota, um registro de pedido.
Obs.: Esta questão é particular da rotina de cada empresa. Se não tem necessidade de controlar o pedido, não é necessário gerá-lo.
 
 
Informe na seleção padrão a data e/ou número da nota.
 
 
O SIGER® fará um processamento e vai exibir os movimentos que encontrou para importar, marque os movimentos e conclua a importação. No final do processamento, será gerado um relatório com os resultados da importação.