Cancelamento de Pagamento
Cancelamento de pagamentos pode ser feito pelo menu FIN 2.2-N.
Será selecionado o documento pago (atalhos de acesso ao documento) onde serão feitas as verificações de vinculações para viabilizar o cancelamento do pagamento (vinculações com caixas, acertos e compensações). Se for possível, abrirá janela para confirmação. Caso contrário, mensagem indicativa.
O mesmo acontece para o Cancelamento Múltiplo na Manutenção Consolidada, cada documento selecionado será testado individualmente para verificar a possibilidade de cancelamento de pagamentos. + Saiba mais
Outros casos de cancelamento múltiplo:
CANCELAMENTO DE PAGAMENTO PARCIAL - PARCELA
O cancelamento da parcela só será possível ser feito caso o desdobramento principal (sem parcela) esteja aberto e a parcela cancelada seja a última.
Exemplo: Na situação abaixo, pode ser cancelada a parcela 2, pois o desdobramento principal está em aberto e existem apenas duas parcelas.
CANCELAMENTO DE PAGAMENTO VINCULADO À MOVIMENTO DE CAIXA
Quando é feito pagamento por retorno bancário, ou pagamento de múltiplos documentos com um mesmo movimento de caixa, o cancelamento de pagamento não pode ser feito pela rotina convencional. É necessário que o cancelamento seja feito pelo próprio movimento de caixa. + Saiba mais
» Acessar a alteração do movimento pelo menu FIN 3.4-A, botão <Cancela movimentos vinculados>, marcar o documento necessário.
CANCELAMENTO DE PAGAMENTO VINCULADO À COMPENSAÇÃO
Quando há uma compensação de documentos, o cancelamento dessa compensação deverá ser feito pelo documento mais recente.
Por exemplo: uma venda efetuada em 15/03/X2 e a devolução lançada e compensada com a venda, em 20/03/X2, deve-se acessar o menu FIN 2.2-N usando o documento da devolução, de 20/03/X2.
Se a devolução já estava no sistema, quando lançada a nota fiscal de compra ou venda, usa-se o documento da NF como padrão para o cancelamento.
Sempre o documento com a data mais recente.