×

Agrupamento e Ordenação

 
A ordenação em que os registros serão listados não dependem diretamente da posição das colunas. Sempre será respeitado o agrupamento, mas pode ser feito a ordenação por uma coluna que não é a primeira a ser listada.
 
No exemplo, está sendo feito agrupamento por UF, ordenado por código e razão social, mas podemos listar a razão social como primeira coluna e a ordem continuar por código.
 
Agrupamento e Ordenação
1

Campo agrupado

1. Campo agrupado
Os campos agrupados ficam com o ícone em cor diferente. Podem ser feitos diversos níveis de agrupamento.
 
2

Estrutura do relatório

2. Estrutura do relatório
Estrutura de agrupamento e ordenação do relatório. A ordenação não interfere na sequência dos campos listados.
 
3

Agrupar campo (F2)

3. Agrupar campo (F2)
Agrupar campo para que seja possível listar relatório com níveis de agrupamento.
 
4

Nível abaixo (F3)

4. Nível abaixo (F3)
Mover agrupamento um nível abaixo ou desagrupar campo (caso seja o último nível de agrupamento).
 
5

Ordem acima (F4)

5. Ordem acima (F4)
Mover item para cima para alterar ordem de impressão (é permitido alterar ordem somente dentro do agrupamento).
 
6

Ordem abaixo (F5)

6. Ordem abaixo (F5)
Mover item para baixo para alterar ordem de impressão (é permitido alterar ordem somente dentro do agrupamento).
 
7

Ordenação decrescente (F6)

7. Ordenação decrescente (F6)
Indica a ordenação dos registros, se crescente ou decrescente.
 
8

Tipo de salto

8. Tipo de salto
É possível configurar uma separação entre os agrupamentos, como salto de linhas, tracejado, asteriscos ou até mesmo salto de página.
 
9

Linhas saltar

9. Linhas saltar
Quantidade de linhas para salto entre um agrupamento e outro.
 
10

Conteúdo

10. Conteúdo
Conteúdo das linhas dos saltos - espaços, asterisco, hífen...
 
11

Nome seção

11. Nome seção
Habilita quando o formato de saída é XML.
 
12

Vídeo ajuda

12. Vídeo ajuda
Conteúdos auxiliares para criação dos relatórios.