×

Agrupadores de Metas

 
Nos agrupadores são definidos os filtros de aplicação das metas, ou seja, é a indicação de quais as situações onde as metas devem ser apuradas.
O ID do Agrupador de metas é criado automaticamente ao acessar o menu FAT 4.D-N.
Os agrupadores representam o nível intermediário na hierarquia das metas, sendo a ligação entre a campanha de venda e as metas e, portanto, possuem papel essencial para o cadastro de metas.
No cadastro do agrupadores é onde são informados: a campanha que pertencerão as metas, o agrupador pai (quando configurado o uso), os filtros a serem usados para as metas e os valores específicos das metas.
 
Agrupadores de Metas
1

Descrição

Descrição para identificação do agrupador.
Atalhos:
  • F4 - este atalho permite copiar dados de outro agrupador já cadastrado. Ao acionar o atalho será aberto o browse de agrupadores para selecionar o agrupador do qual desejam copiar piados os dados para inclusão. Com isso, serão copiados tanto os filtros quanto as metas do agrupador selecionado.
  • F2 - com esse atalho é possível carregar de forma automatizada a descrição da meta a partir de um modelo de expressão. Na expressão podem ser utilizadas informações como razão social do cliente da meta, descrição ou referência do produto da meta, entre outras informações.
Para que seja carregada dessa forma, é necessário configurar a expressão na manutenção de modelos da empresa: FAT 1.2-A, <Layouts de impressão>, modelo "Descrição da meta de venda", botão de editar (lupa ao final da linha selecionada).
+ Saiba mais sobre o editor de expressões.
 
Obs.: Dependendo de quais informações forem usadas na montagem de descrição pode ser que seja necessário primeiro informar alguns filtros do agrupador para que assim carregue a descrição considerando esses filtros, como por exemplo, para carregar a descrição a partir da referência do produto é preciso informar o produto na aba de filtros.
Se não for informada a descrição do agrupador, ao avançar para gravar os dados irá tentar carregar a descrição a partir do modelo de expressões porém, se não conseguir carregar nenhum valor não irá permitir avançar na manutenção sem informar a descrição.
 
2

Campanha

ID da campanha a qual o agrupador pertence. + Saiba mais
 
3

ID do agrupador pai

Seguindo a configuração de parâmetros da empresa, quando estiver marcado para utilizar agrupador pai será habilitado esse campo na manutenção de agrupadores. Utilizado para indicar a qual agrupador pai pertence o agrupador em manutenção. Isso permite a criação de vários níveis de agrupamento. + Saiba mais
 
Importante: Não existe um menu específico para a criação do agrupador pai. A criação do agrupador pai deve ser feita pelo menu FAT 4.D-N, deixando, neste caso, o campo "ID do agrupador pai" em branco.
 
4

Filtros

As abas de filtros definirão os filtros que devem ser aplicados para as metas daquele agrupador. Estas abas servem como facilitadores para inclusão de filtros nas metas sendo que cada aba possui campos de acordo com o tipo de filtro a ser definido. + Saiba mais
 
5

F9-Filtros

Além das abas de filtros citadas acima há também um botão para definição de filtros, que pode ser acessado quando for necessário informar algum filtro mais específico. Os campos que tiverem filtros informados por meio das abas de filtros estarão desabilitados ao acessar esse botão <F9-Filtros>, filtrando apenas o que for informado na aba. + Saiba mais
 
6

Periodicidade

Indica a periodicidade que será aplicada nas metas. A partir da opção selecionada nesse campo serão criadas as metas, respeitando a periodicidade aqui definida. As opções disponíveis são:
  • Mensal
  • Bimestre
  • Trimestre
  • Semestre
  • Anual
     
7

Data inicial

Nesse campo é possível indicar a data a partir da qual devem ser criadas as metas. A primeira meta iniciará exatamente nesta data definida e as demais iniciarão no mesmo dia, porém, no período seguinte ao final da meta anterior.
Atalhos: Para facilitar o preenchimento desse campo existem alguns facilitadores que carregam a data inicial a partir de outros pontos do SIGER®:
  • F2 - Carrega o campo com a data inicial informada na campanha;
  • F3 - Carrega o campo com a data atual.
     
8

Dia final

Este campo serve apenas como consulta e seu objetivo é exibir o dia final do período das metas. Por exemplo, uma meta mensal iniciada no dia 01/01/2022 terá seu dia final em 31/01/2022. Caso seja iniciada em 15/01/2022 seu dia final será em 14/02/2022. Quando a data inicial for o primeiro dia do mês o dia final poderá variar de acordo com o último dia de cada mês, podendo ser o dia 28, 29, 30, ou 31.
 
9

Replicar periodicidade

Após informar a periodicidade e a data inicial das metas podem ser feita então a criação das metas a partir dessas definições. Para isso, basta clicar no botão <Rep.Periodicidade> para que as metas sejam criadas considerando a data inicial e a periodicidade informadas.
A quantidade de metas a ser criada será de acordo com a vigência da campanha.
Por exemplo, se a campanha tiver validade de 6 meses e forem definidas metas mensais a partir do primeiro dia de vigência da campanha, serão criadas 6 metas no agrupador. O limite de metas por agrupador é de 12, ou seja, se a empresa quiser projetar metas mensais para os próximos dois anos, por exemplo, terá que criar pelo menos 2 agrupadores, com 12 meses cada.
Caso as metas já estejam criadas, ao clicar no botão serão atualizadas as datas inicial/final das metas levando em conta a configuração informada. Se o agrupador já possuir metas apuradas não será possível alterar a periodicidade das metas.
 
 
10

Grid de metas

O grid de metas é onde serão exibidas as metas do agrupador. Cada linha e coluna do grid representam uma meta específica do agrupador, diferenciando-as pelo período de vigência de cada meta. Por meio desse grid é que será feita a manutenção das metas, sendo que foram criados diversos recursos para facilitar a manutenção desses registros. + Saiba mais
 
11

Dados gerais

O botão de dados gerais apresenta informações gerais sobre os agrupadores e metas, de forma que atualmente possui apenas o campo de "Origem da inclusão" que serve como consulta para saber por onde foi criado o agrupador que está em manutenção.
Uma das origens possíveis é a criação automática de metas durante a apuração, no menu 4.D-P. + Saiba mais